quinta-feira, 13 de novembro de 2008

In the name of beauty

Os índios podem ser considerados bem estranhos. Assim como os aborígenes e algumas tribos africanas que vivem isoladas da civilização urbana. Seus costumes são os mais variados, e no que diz respeito à vaidade e ao próprio corpo, pode-se observar o esmero com que o assunto é tratado. Apesar de certas atitudes soarem inadequadas e muitas vezes esquisitas, é importante ressaltar o contexto em que vivem, muitas vezes isolados, dando continuidade à tradições há muito impostas, sem questioná-las.
O corpo é adornado com tinturas, substâncias extraídas de plantas e até de animais. Penas, couro, folhagens, e toda a sorte de ornamentos encontrados no seu habitat são utilizados para decorar o corpo todo, especialmente em dias de festa e ritos de passagem.
Muitas vezes adotam métodos drásticos para alcançar o "ideal" da beleza: muitos aumentam gradativamente os beiços inferiores, de tal modo que a fala e a alimentação ficam prejudicadas. As famosas argolas usadas por africanas no pescoço dificultam a movimentação da cabeça e prejudicam a coluna. Existem também os alargadores dos lóbulos das orelhas... ou seja, uma grande variedade de processos dolorosos.
Por estes e outros motivos, são chamados de selvagens.


Já o homem branco possui costumes bem mais aceitáveis. Em especial as mulheres.
Enfeitam o corpo das mais variadas formas: o rosto é recoberto por cremes, pós e pigmentos multicoloridos. Nos cílios, usam uma tinta preta. Os cabelos são tingidos prá adquirirem cores diferentes da cor natural, e algumas mulheres colam cabelos de outras mulheres em seus próprios cabelos.
Os pêlos de várias partes do corpo são retirados. Elas se utilizam de cêra quente ou fria, num doloroso processo, que pode irritar a pele, deixando-a avermelhada. Outro método muito utilizado é o de passar uma delicada navalha e assim cortar os pêlos bem rente à pele. Há também uma substância que simplesmente faz os pêlos caírem do corpo!
Também fazem uso de um instrumento que as obriga a ficar na ponta dos pés, equilibrando-se ao caminhar o tempo inteiro. As orelhas são perfuradas de modo que possam pendurar ali ornamentos. Nas unhas, uma substância espessa permite que adquiram outras cores, e um estranho costume é retirar, com o auxílio de um objeto cortante, uma fina película existente entre as unhas e os dedos.
Ainda há processos mais invasivos, como injetar substâncias paralisantes na face ou mesmo cortar partes do corpo e costurar o que restou.


Pare e pense no quão bizarro é tudo isso! oO

Um comentário:

Contém 1g disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.