segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Jardineiro Fiel e outras histórias

Preciso recomendar o filme "O Jardineiro Fiel", mas receio que a minha opinião esteja um tanto distorcida, porque eu ando caindo de amores pelo trabalho do Fernando Meirelles, como vocês podem ver. Só falo nele, ahn? Mas o filme vale mesmo à pena, e deve estar com a locação baratinha, porque faz tempinho que foi lançado, em 2005 se eu não me engano, eu é que só vi agora!

É um filme-denúncia sobre a ação de empresas farmacêuticas na África. Agora preciso ler o livro do John Le Carré! Porque o Meirelles me emocionou, como sempre, e eu preciso saber se as palavras lidas me emocionarão assim. A África sofre estupros constantes do resto do mundo, filmes que retratam isso me tocam muito, me faz sentir menos humana saber que existe tanta miséria por lá e a gente vive assim, aqui... sai fumaça da minha cachola quando páro prá pensar em desigualdades.

Eu nunca contei aqui, mas já participei do Projeto Rondon, e fui com a minha equipe prá uma cidadezinha no meio do Amazonas, um lugar sem acesso algum (imagina, as creuzas de lá têm que esperar os produtos chegarem de avião ou de barco!), uma pobreza que só. E vi tanta coisa linda, e tanta gente feliz, apesar dos pesares! Voltei valorizando tanto tudo que eu tenho... imagina, se eu fosse prá África, entrava em parafuso... se aqui no Brasuca já fiquei meio doida com as disparidades! Mas filosofias à parte, outra hora eu conto e mostro mais sobre o Projeto aqui, foi uma das experiências mais lindas e ricas da minha vida!
Enfim, recomendo!

Nenhum comentário: