terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pulgas e Carrapatos

Um belo dia o Rocky começou a se coçar. E coça, e coça, e coça. E coça a cabeça, e morde a pata traseira, e rola no chão prá coçar as costas. Nem precisei procurar prá saber que o cachorro tava lotado de pulgas, né. Como ele já tá bem peludinho, procurar pelos parasitas é um saco... eu vou fazendo carinho nele, tateando a pele toda, até identificar o voluminho suspeito entre a pelagem (nojinho, né?) e aí é só procurar bem no monte de pêlos que tá lá o ser indesejado, ugh!
Logo fui na veterinária e comprei o FrontLine Plus, que é uma ampolinha dose única que a gente aplica na nuca do cachorro, esse remedinho é tiro e queda! É até um pouco caro, mas resolve mesmo e o animal fica protegido por até 3 meses!
Tá, problema resolvido! Quer dizer... toda noite eu fazia uma "inspeção" pelo corpinho dele, prá saber se as pulgas estava mesmo morrendo. Ainda encontrava uma ou outra (quando encontrar, basta apertá-la dentro de uma guardanapo de papel até fazer ploc! Quem ficou com nojo ergue a mão o/ o/ o/ o/ o/ \o/), mas comecei a notar a presença de um outro bichinho, diferente da pulga. A pulga, quando faz ploc, enche o guardanapo de sangue. Esse outro bichinho solta um sangue mais escuro, quase preto. Muito estranho... como eu fiquei na dúvida, peguei um "exemplar" e colei em um durex, plastificando dos dois lados. Levei na veterinária e mostrei, prá saber que bicho era aquele e porque ele não morreu com o Frontline.
Ela disse que aquele bichinho é tenebroso, custa a morrer e incomoda mesmo, podendo até matar o animal! É o carrapato-aranha, que contamina os animais com a febre do carrapato! Prá vocês terem uma idéia de como esse parasita é resistente, eu apliquei o Frontline em julho e até agora encontro esses carrapatos, e tenho feito inspeções diariamente no Rockinho! Eles se fixam especialmente no pescoço dele, deixando manchas medonhas, avermelhadas, muitas vezes chegam a ferir a pele!
 O único produto que surtiu algum efeito nos carrapatos foi um talco bactericida, mas o efeito foi trágico no Rocky também, que vomitou depois da aplicação, então não apliquei mais, optando por retirar os intrusos à mão, ainda que seja apenas 1 ou 2 por dia. A veterinária me alertou sobre as reinfestações diárias, porque ele passeia na rua, então não há como evitar. Se é prá prejudicar o bichinho com medicamentos e ainda assim ele voltar a ter infestações, melhor evitar e fazer esse cuidado paliativo de retirar os bichinhos todas as noites, além dos banhos carrapaticidas no veterinário uma vez por mês.

Outro ponto importante a observar o ambiente. Quando desinfetar o animal, procure também aplicar um produto indicado nos lugares da casa onde ele mais fica e que são esconderijos propícios dos nojeeenhos: tapetes, sofás, camas, mantas, ralos, plantas, paredes... tudo deve ser desinfetado de tempos em tempos prá evitar a reinfestação. Nesse blog tem bastante informação sobre as pragas e como combatê-las!
                            Dá trabalho ter um animalzinho, já não falei isso aqui? Mas vale taaaanto à pena...

Um comentário:

Ana Flavia disse...

Que maravilhoso esse fofinho ter uma dona tão dedicada!
Bjus