quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A Solidão e a Dor

Morar sozinho tem um lado ótimo, que é ter tudo exatamente do seu jeito e ninguém prá dar pitaco nas suas loucuras mais loucas dentro de casa (o problema é que você pode se perder um pouco na falta de regras, tipo comer o dia inteiro ou deixar sempre a roupa meio jogada – não que eu faça qualquer uma dessas coisas). Mas se tem um lado péssimo de se morar só... é quando vem a dor.

Dor de dente, dor de ouvido, mal jeito nas costas, topada de dedinho na quina, dor de cabeça, dor de barriga ou pé torcido são dores prá se ter em comunidade, porque só o fato de virar pro lado e dizer “meu dente tá doendo prá baralho” ou “acho que eu vou morreeeeeeeer de tanta dor” já são, por si só, fatores aliviantes prá dor. Mas quando você passa o pé do sofá sobre o seu dedo do pé, perde a unha e só tem o seu cachorro prá ouvir o seu UIVO de dor, é triste, gente, e parece que dói mais.
A solidão amplia a dor e diminui ao mesmo tempo, é um paradoxo interessante: quanto mais você fala e reclama da dor prá um terceiro, parece que ela se dilui e ameniza, mas quando você não tem prá quem reclamar ou chorar, a dor perde o sentido, porque, né, se chorar resolvesse, o Chaves não morava num barril.
Fora que é reconfortante quando alguém pergunta “e o seu dente, melhorou?”, por isso é muito importante reportar a sua dor por telefone aos seus familiares, prá se sentir amado. Como ninguém viu o que ocorreu, você também pode dramatizar e dar emoção à sua dor, você pode, por exemplo, dizer que se contorceu à noite na cama e chorou baixinho, prá fazer a pessoa se solidarizar e sentir aquilo com você, isso vai amenizar a sua dor e preencher algum vazio existencial que você possa ter.

Ah gente, tentei satirizar a situação (também ajuda a reduzir a dor), mas é assim mesmo: o que vier a acontecer, pode doer,mas você vai se virar, vai relatar tudo pro balconista da farmácia, pode até chorar, mas (provavelmente) você vai sobreviver.

5 comentários:

Ina disse...

Tati,
Acompanho seu blog diariamente,não sei exatamente o tempo mas acredito que seja mais de um ano, eu uma jovem universitária que também mora sozinha longe dos pais vejo em você se me permite dizer uma companhia sabe aquela sensação de não se está sozinha neste vasto oceano da solidão, gostaria de elogia-lá pelo execelente trabalho que você faz, demostrando sua rotina e colocando que por mais complicados que sejam os momentos tudo vai ser superado, continue postando sempre.Queria dizer que adorei o meme dos livros e anotei vários títulos reconmendados por você e suas receitas são ótimas fáceis e práticas assim como as mais diversas dicas em vários aspectos.
Um beijo

..:: Tati ::.. disse...

Ina, fiquei tocada com o seu comentário... obrigada, querida! Somos muitos, solitários, levando nossas vidas longe das nossas famílias, né? Não é fácil! Obrigada por passar por aqui e ler sempre, que bom que vc gosta, eu tento escrever de uma forma sincera e comentários como o seu são muito valiosos!
Um beijo grande!

Anônimo disse...

Eita que eu me preocupa, doí muito saber que vc tem dor, ainda mais nessa cidade que não tem profissionais que vc confia, mas falamos diariamente né minha princesa, tudo se resolve.
te amo Mamadi

..:: Tati ::.. disse...

viu, pe disso que eu tõ falando! Qdo vc sente que a sua mãe se solidariza com vc na dor! Brigada mamis, vc é meu tesouro! Beijãozão!

Ana Flavia disse...

Tatinha, ficar sozinha por aí certamente não deve ser fácil mesmo!
Mas sabe q estamos aqui com ouvidos a postos para vc sempre, além disso estar aí é passageiro baby, logo vc estará aqui pertinho de nós!
Bjos, flor
Te amo
Fla