domingo, 25 de setembro de 2011

Frango com Molho de Cebola Queimada

Essa receita é boa, boa, boa! De lamber os beiços e ficar pedindo mais! Não sei quem iniciou essa delícia na família, mas a tia Marilda sempre fez, minha mãe pegou a receita e me passou, então, se tiver alguma diferença no jeito que eu estou fazendo, me corrijam, meninas! Já fiz muitas e muitas vezes, porque é uma receita prática e fácil de fazer, não leva muitos ingredientes. Namorado aprovou!

Ingredientes:
Cebola
Sal a gosto
Pedaços de frango (uso sempe coxinha e asinha, temperados com alho e sal)

Clica que amplia!

Eu uso muita cebola porque gosto de bastante molho. Nesse caso, usei 1 1/2 cebola picada em tirinhas, e não precisa se preocupar em cortá-las muito fininhas. Coloquei um fio de óleo na panela, e refoguei a cebola com uma pitada de sal. Mexe sempre, deixando passar por todos os estágios: primeiro ela fica molinha, depois transparente, começa a grudar no fundo da panela e vai ficando queimada, pretinha nas bordas. Aí já é hora de colocar os pedaços de frango.


Como o frango vai soltar água, eu tampo a panela e deixo ele cozinhar bem. Depois do frango cozido, abro a panela e mexo de vez em quando,adicionando um pouquinho de água quando o frango começa a grudar no fundo, e vou fazendo isso até dourar. A cebola derrete e vira um molho, então você vai adicionando pouca água e aos poucos, até sentir que o  molho está numa consistência que você gosta e que o frango está bem dourado.


Arroz e salada prá acompanhar, pode ser?

4 comentários:

Anônimo disse...

Uma delicia mesmo, eu coloco ainda bastante cheiro verde.

beijos Mamadi

Anônimo disse...

Tati e´mesmo uma delícia.Aprendi uma receita de carne de boi tbm de panela,voce coloca tudo junto na panela de pressão,carne em pedaços,bastante cebola,um pouco de mostarda e shoyo.Dai leva ao fogo,não precisa selar a carne,nem colocar agua,ela vai cozinhar na própria agua que a carne solta,e fica um molho da cor que fica o do frango,com umas batatas então....Beijocas. Estou te mandando um email.

Ana Flavia disse...

Ai q coisa boa!
Deu vontade, vou ter q fazer tb!
Bjos, minha lindona

Marildinha disse...

Esqueci a identificação,no segundo comentário, tia Marildinha.