terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia 10 - Clássico Favorito

Primeiro vem aquela velha pergunta: o que faz de um livro um clássico? É uma pergunta difícil, eu nem me atrevo a tentar responder. Talvez seja um mix de elementos, tipo ter uma história atemporal, ter atingido um grande número de leitores, sei lá. De qualquer modo, é um conhecimento já sabido, né, a gente sabe se determinado livro é um clássico, ou quando termina de ler um livro muito bom e fica pensando "tem tudo prá se tornar um clássico".

O meu escolhido é Dom Casmurro, porque acho fantástico! Machado de Assis consegue prender o leitor do início ao fim, e ainda tem a proeza de não contar o fim da história, deixando o leitor decidir o que aconteceu! Gênio! Eu acho ----------------------> (atenção, tem spoiler aqui, se você não leu o livro, pare de ler esse post aqui!) que não houve traição. Porque a idéia do livro é mostrar a ótica do ciúmes, é o Bentinho que narra a história, então ele enxerga traição, enxerga motivos onde eles não existem. Ele vê no filho traços do Escobar, ele vê tristeza no olhar da Capitu quando o Escobar morre. Ele que vê, talvez nada disso exista! Aí é que mora a genialidade do autor, se o livro fosse narrado em terceira pessoa, jamais teríamos dúvidas sobre a traição!

Excelente livro, recomendo muito!

Nenhum comentário: