domingo, 4 de setembro de 2011

Retratos da Rotina

Eu fico me perguntando como vai ser quando a minha vida estiver mais "preenchida", com casa maior, marido e filhos, porque agora, que sou só eu, um apartamento minúsculo e um cachorro, tem horas que tudo vira um caos! Eu só conheci o método fly lady agora, vou tentar utilizar daqui prá frente!
Eu tenho tudo prá ter uma rotina simples e organizada, mas as coisas não são assim, e eu sei quais são os vilões da história, os maiores desperdiçadores do meu tempo: a internet, a televisão e os livros! Eu organizo uma coisinha aqui, limpo um pouco acolá e dou uma pausinha prá ver meu facebook, hahahahaha! Aí utilizo 20 minutos limpando e 45 internetando, é uma tragédia!
Mas a minha rotina é basicamente essa:

MANHÃ
6:50 - "Outside my window, I can hear the radio..." o dia começa com John Fogerty no despertador do celular! Eu me levanto e vou prá cozinha tomar café (geralmente sucrilhos com leite desnatado geladinho ou leite com Nescau).
7:10 - hora de me vestir. ERRO N° 1 eu odeio passar roupas, então eu guardo tudo sem passar, e passo na hora de usar. É péssimo, porque me atrasa, é uma das primeiras coisas a mudar na minha rotina.
7:30 - já vestida, é hora do make-up! Faço toda a higiene pessoal e a maquiagem.
7:50 - verifico se o dog tem ração e água, pego a bolsa e saio. ERRO N° 2 eu não arrumo a cama antes de sair, o que deixa a casa com aspecto desorganizado sempre. Leva só 5 minutinhos, vou introduzir essa mudança já!

ALMOÇO
11:00 - tenho ido almoçar fora nas últimas semanas, porque estou pintando o apto (isso já é outro post) então não tenho cozinhado. ERRO N° 3 cozinhar em casa sai muito mais barato e me poupa muito tempo, porque se almoço em casa me sobram uns 30 minutos prá organizar algumas coisinhas ou mesmo prá descansar no sofá antes de voltar ao trabalho. Almoçando fora me sobram só 10 minutinhos, só escovo os dentes e checo a água e a ração do dog.

TARDEZINHA - NOITE
17:15 - Independentemente de qualquer compromisso que eu tenha, organizo minha rotina sempre pensando nesse horário, porque é a hora do xixi e cocô do Rocky.  Morro de dó dele se acontece algo e eu não posso levá-lo nesse horário, porque ele não faz mais xixi dentro de casa, então ele segura o dia todo... imaginem o desespero! Essa volta dura uns 25 minutos. ERRO N° 4 preciso adaptar minha rotina prá dar uma voltinha com ele pela manhã também, rapidinha, só prá aliviar o xixi mais de uma vez ao dia. Tenho medo de ele ter problemas renais...

18:00 - Se eu não tenho nenhum compromisso (manicure, inglês, essas coisas), já volto prá casa. ERRO N° 5 eu bem que poderia fazer um exercício físico das 18:00 às 19:00. Fui caminhar um dia desses e me senti quebrada ótima. Nessa hora já tô brocada de fome, e se eu não providencio nada mais elaborado, rola um miojinho ou sanduíche, ou um requentê do que tiver na geladeira.
É nesse horário que eu vou ao mercado, ou tomo banho, que eu coloco roupa prá lavar ou que eu cozinho. Mas também é nesse horário que eu abro o notebook e aí a noite está fadada ao fracasso, porque eu não faço mais nada. Quando eu me dou conta, já é meia-noite e as tarefas da casa acumularam pro outro dia. ERRO N° 6 aprender a ligar o computador somente quando todas as tarefas estiverem cumpridas! Ou a usar de forma consciente.

Esses são apenas pequenos erros que eu consigo identificar analisando minha rotina de uma forma geral. Tem outros tantos erros fáceis de corrigir, tanto na rotina quanto na própria forma de organizar a rotina e o ambiente, prá viver melhor, sem ficar me torturando sobre as mil e uma coisas que eu tenho pendentes, porque quando tudo acumula vira um pesadelo! São pequenas mudanças prá uma imensa melhora na rotina!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, bicha, vai ser uma revolução com esse sistema!
Beijos
Fla

Babi Lopes disse...

Muita crueldade sua deixar o coitado do cachorro sem fazer xixi o dia inteiro. Imagine você, só podendo fazer xixi UMA VEZ por dia? Você gostaria? Não né. Se não tem tempo, se o coitado não pode fazer xixi em um jornal em casa, PRA QUE ter cachorro? Ainda mais da raça dele, que já é frágil. Por favor não tome isso como um insulto, mas é que essas coisas me dão arrepios. Desculpa se te ofendo. No mais, seu blog tá nos meus feeds :)

..:: Tati ::.. disse...

ô Babi, não tomo como insulto, não mesmo. Eu deixo jornal prá ele, sempre. Ele é que não faz, prefere fazer na rua. Às vezes escapa xixi ou cocô na sacada (que é o lugar onde eu ensinei ele a fazer), mas na maioria das vezes ele segura prá fazer na rua... é a preferência dele, então tô me esforçando prá levá-lo duas vezes ao dia agora!
Beijão!