terça-feira, 14 de outubro de 2008

Crise

Os Estados Unidos entraram em crise, e eu também.

O que aconteceu foi uma série de eventos que causaram um tsunami aqui na minha cabecinha e eu comecei a repensar minhas atitudes. Tipo "quem sou eu, donde que eu vim, ponde que eu vou". Uma crise financeira resultou numa crise existencial que resultou nesse post. Explico:
Tudo começou láááááá em 2001, quando eu me formei em Economia. Calma, que eu vou resumir!!!! Assim, quando eu me formei, eu vi que aquele curso não estava me satisfazendo (na verdade eu percebi muito antes, no 3º ano, mas ah, não tava fazendo nada, daí me formei), e tava bem chateada com a pessoa que eu havia me tornado após a faculdade. (Economistas tendem a ser um tantinho... "frios", vamos dizer assim. Porque, tipo... a miséria é só um indicador macroeconômico, afinal). Aí pensei, pensei, e fui fazer Sociologia, prá tentar me reencontrar, prá parar de ver indicadores e enxergar pessoas. Realmente, repensei muita coisa, aprendi a aceitar mais o outro, a relativizar. Ainda mais sendo uma direita convicta, ouvir tanto argumento de esquerda me fez relativizar meishmo.
Mas enfim, a vida segue, não trabalho com sociologia e o que eu aprendi ficou arquivado aqui no meu disco rígido.

Aí o que aconteceu foi que, juntamente à minha crise financeira, eu estava lendo "O Diabo Veste Prada", e também comecei a ler "Ensaio Sobre A Cegueira". E me deu tilt, lógico! Porque um livro solta futilidade pelas páginas e o outro mostra justamente o oposto, mostra como nós somos insignificantes e o que se tem realmente não se leva nessa vida. Terminei o Ensaio lembrando de tudo que eu havia comprado (mais de 60% das despesas eram absolutamente dispensáveis), de tudo que eu estou valorizando nesse momento, e de como as coisas são fáceis prá mim. E como eu deveria valorizar mais isso! Aí veio toda aquela carga da Sociologia, junto com o momento.
Maaaas, como eu já disse aqui outro dia, não gosto de ficar de mimimimi - só um pouco, prá desestressar - e quero muito, muito mesmo, começar a fazer diferente.
Não que eu vá viver que nem uma mulambenta sem glamour. A crise valeu pela reflexão... prá que comprar mais um rímel se eu já tenho uns 3, esse tipo de coisa. Valeu por me fazer perguntar "eu preciso disso?" antes de passar o cartão. E não usar "eu mereço isso" como desculpa prá qualquer compra de coisas que eu não preciso. Tá na cara que logo eu vou esquecer de tudo isso e vou ter um rompante no Strawberrynet, porque isso é tipo uma sina, mas tudo bem, por ora, vale a tentativa de acertar, ainda que eu erre (oh, que bonito!).
E ontem eu comprei aquela máscara Peel-Off Pure Zone, da L'Oreal, porque enquanto eu reflito sobre tudo isso, eu coloco a máscara e tiro os cravos do nariz! ;oP

Nenhum comentário: