quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Sopa de beterraba

Essa sopa é uma delícia (se você gosta de beterrabas!). O sabor das rosadas fica bem evidente, tentei disfarçar e não consegui.
Eu sou uma iniciante na cozinha, nunca trabalhei com uma série de verduras, legumes, grãos, etc. Inclusive, nunca havia feito nada de beterraba, nada, nadica, nem salada! Então ontem saíram perguntas como: Mããããe, tem que descascar a beterraba? Mas me arrisquei, e deu certo!
Eu comprei um maço delas ontem porque tem um senhorzinho muito fofo que passa aqui no escritório vendendo diversos produtos - mais caros que no mercado, é verdade - e eu sempre compro, porque... pôxa... o cara ta trabalhando, né! Então tenho um hortifruti delivery por um precinho não muito camarada, mas muito honesto.
Enfim, vamos à sopa:
Ingredientes:
3 dentes de alho
1 cebola
4 beterrabas (pequenas), se forem das grandotas, põe lá umas 2 ou 3, cê que sabe!
1 limão
carne picadinha (opcional)
sal e pimenta a gosto
creme de leite
2 tabletes de caldo de carne
salsinha e cebolinha
Então pique o alho e a cebola bem miudicos, e põe o alho prá fritar no azeite. Quando estiver começando a dourar, adiciona a cebola e deixa lá até ficar transparente. Descasque as beterrabas (primeiro pergunte à sua mãe se precisa fazer isso, :P) e pique em pedaços médios (fiz isso prá que ela cozinhasse mais depressa), e coloca as cor-de-rosinhas junto com a cebola e o alho. Eu salguei um pouquinho, mas com cuidado porque o caldo de carne já salga. Nessa hora eu coloquei meio copo de água na panela, tampei e deixei lá uns 15 minutos refogando. Enquanto isso, em 1 litro de água fervente, derreta os dois caldinhos de carne. Quando as beterrabas estiverem molinhas, adicione esse caldo e deixer ferver um bocadinho.
Depois toda essa sopa vai pro liquidificador, que lá em casa ficou transbordando e fez sujeira, portanto, recomendo bater em duas etapas. Bata até os pedaços de beterraba sumirem. Volta prá panela... e deixa fervendo lá. Adicione agora o suco de meio limão.
Nessa hora, eu adicionei os cubinhos de carne previamente fritas com cebola, mas isso é opcional, só coloquei prá sopa ter algo mastigável. Depois de um tempinho fervendo, desliga o fogo, adiciona salsinha e cebolinha e tá pronta!!!
Na hora de servir, põe o creme de leite no prato, que deixa um sabor delicioso! E o visual fica lindo, parece uma rosa desenhada!
A nigella já fez um caldo de beterrabas no programa, mas ela assou as beterradas no forno e depois bateu no liquidificador. E serviu o caldo gelado, que também é uma idéia bacana.

Nenhum comentário: