segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Paraguai

Você já foi ao Paraguai, nêga? Então vá!
Bom... sou formada em sociologia, então eu poderia escrever uma dissertação aqui sobre a pobreza no país, sobre como o comércio ilegal destrói a economia e sobre n mazelas históricas entre o Brasil e o Paraguai. Mas resolvi só tirar umas fotos e pôr aqui, sem maiores compromissos em parecer politicamente correta, porque eu adoro comprar lá. E como vou pelo menos uma vez por mês, tudo é muito normal prá mim. Mas acho o Paraguai um país incrível, muito blogável, e acredito que quem nunca foi deveria ir e conhecer um pouco daquele mar de gente e mercadorias.

Na rua os ambulantes vendem de tudo: dvds, meias, bolas, mini máquinas de costura, massageadores, perfumes, estojos de costura, cds, bolas, bebidas, chicletes, batatas Pringle's... nada é muito confiável, e é bom ficar esperto, porque enquanto um ambulante te mostra uma coisa, outro vem e leva tua bolsa embora.

As bancas têm de tudo: lingeries, DVDs (filmes, jogos, pornôs, shows, especialmente aqueles filmes gravados dentro do cinema, cheio de interatividade - você vê as pessoas levantando na platéia, escuta as risadas, as conversas...), eletrônicos (la garantia soy yo), óculos escuros de todas as grifes - com o diferencial de serem as legítimas com lentes FR (Frita Retina), cobertores, bolsas, relógios (você já viu alguma loja que venda relógios SWAT? Lá vende!)

Na rua também se vende comida, e a louça é lavada ali mesmo! Asaditos, pães, pastéis assados, churros, x-salada... muambeiro não passa fome durante as compras!

Eu tenho ainda muitas fotos prá postar e vou fazer mais posts sobre o Paraguai. E lógico, essas fotos são de uma rua de Ciudad del Este, logo depois da Ponte da Amizade. Não pensem que o Paraguai é todo assim, porque o país é grande, e existem somente algumas partes com esse comércio forte "Made in China". Ano passado eu fiz uma viagem à Asunción, e a capital é linda, achei puro luxo! Mas existem partes bem pobres, na estrada até chegar lá eu só vi pobreza e gente muito humilde.

Logo tem mais!

3 comentários:

Erika Rodriguez disse...

Legal esse seu post sobre o Paraguai...eu estive lá uma vez só, há 18 anos! E fiquei impressionada com a loucura no comércio bem, e com a sujeira!
Hoje em dia eu a-do-ro ir à 25 de março em SP (você mora em que estado?), que é uma miniatura do Paraguai...é pura diversão, com mil coisas "made in China", comida na rua e muuuito camelô!! Para mim é uma terapia! beijosss

..:: Tati ::.. disse...

Érika, eu moro no Paraná, e vou sempre prá lá porque minha irmã mora em Foz do Iguaçu! Morro de vontade de conhecer a 25, nem me fale, eu iria me acabar!
O melhor do Paragaui, na minha opinião, são os eletrônicos e as coisas importadas com preço bacana, tipo Lancôme, Calvin Klein, Victoria's Secrets... mas tem q ser ishperrrto e não comprar em qualquer loja! Isso é assunto prá outro post!
Bjim!

Erika Rodriguez disse...

Que bacana, Tati, deve ser mesmo uma tentação para comprar cosméticos! Quem sabe um dia vc não vem pra SP e combinamos de nos encontrar na 25?
beijos