sábado, 20 de fevereiro de 2010

Bolo de Maçã

Sábado é meu dia de faxina, e aposto que é o dia de faxina de muitas leitoras! Acontece que a minha idéia de faxina, e de um dia que rende para as tarefas domésticas, é um dia em que eu faço muitas coisas. Ao mesmo tempo. Eu me sinto muito mais produtiva e eficiente quando eu coloco as roupas de molho primeiro, depois deixo alguma receita no fogo, enquanto vou lavando a sacada, tudo isso com um creme no cabelo, enquanto uma carne está marinando na geladeira. E vou coordenando as atividades, correndo daqui práli, me sentindo a Rainha das Mil Coisas.
Não é uma técnica ruim, sabem. Porém, uma coisa é certa: a faxina demora maaais, bem mais!
Hoje o dia foi correndo até manso... até a hora em que eu resolvi faxinar. Mas eu também admito que sou bem lerda. Do tipo que tá limpando a sala, encontra uma revista e pára prá ler, aí pego um suquinho, encosto no sofá, leio com calma, ligo a tv, opaaa, e essa vassoura no meio do sala? Volta prá limpeza, meninaaaa!
De modo que a faxina de um apartamento pequeno como o que eu vivo dura um dia todo, nesse ritmo. Então hoje enquanto eu coloquei umas toalhas brancas de molho no sol, resolvi lavar o banheiro, e nada mais prático do que bater um bolo e deixar assando enquanto isso!

Sim, amiga, essa introdução amelística toda foi prá falar do bolo de maçã! Se você chegou até aqui na leitura, parabéns! Hahahahaha!
Peguei a receita lá no Rainhas do Lar, foi a comadre Fabrine Gomes que enviou, adorei e anotei no instante em que li, porque é uma receita super fácil de fazer, e com ingredientes que geralmente temos em casa.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de maçã com casca picada
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha da trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 pitada de canela

Modo de Preparo:
Em um liquidificador, bater os ovos, o óleo e a maçã. Colocar numa tigela. Acrescentar o açúcar, a farinha, o fermento e a canela. Misturar. Untar uma forma com manteiga e farinha de trigo. Despejar a massa e levar para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos.

E o bolo cresceu bastante, coisa mais linda! Meu forno é idoso e demorou quase uma hora prá assar, eu gosto de deixar mais tempo, prá massa criar uma casquinha por baixo, adoro! Ah, e eu também coloquei uma pitadona de canela em pó, achei uma pitada muito pouco, taquei uma colher de sopa!


A receita da comadre não levava cobertura, mas eu achei que ia ficar bom com um chocolate por cima, fiz aquela cobertura sequinha de bolo de cenoura. Tive que pesquisar no google a receita dessa cobertura, porque até hoje eu nunca havia acertado a danada.
Fiz meio de olho, coloquei umas 5 colheres de Nescau, umas 4 colheres de açúcar cristal e 1 colher de margarina. Aí fui adicionando água beeeem aos pouquinhos, até dar um ponto de cobertura consistente e açucarada. As receitas que eu li eram com leite, mas eu tô sem leite em casa, fiz com água e deu certo.

Esse post era prá ter acontecido antes, porque eu já fiz esse bolo. Mas no meio do caminho os ingredientes acabaram, tive que substituir uma parte do açúcar por açúcar mascavo, e usei menos farinha do que pedia. O bolo ficou pesadão, uma maçaroca, que eu até comi uns pedaços, mas não deu, não. Aí eu ia fazer um post sobre uma receita que não deu certo, mas, né, o problema não era a receita...

Opa, que que essa vassoura tá fazendo aqui do lado? Ah sim...

5 comentários:

Unknown disse...

JÁ GUARDOU A VASSORA, NÉ MENINA.
Sabe a dureza de uma faxina assim organizada como vc diz, essa que tu coloca a cabeça a peruca o corpo tudo pra render de uma vez, se chega uma visita, kkkkkkkkkkkk vc além de ficar frustada a visita sai te achando uma relaxada.
Linda que bolocom aparência boa esse marronzinho é tudo canela ?
Beijos mais tarde falamos tá.

Cláudia Paulino disse...

Ótimo !!! Seu blog é ótimo.
Te encontrei lá no blog da minha querida a amiga Érika !!!
Adooooorei o "caso" todinho, do começo ao fim !!!
O blo ficou com cara de gostosura, qualquer dia vou fazer.
Passa lá no meu cantinho pra me conhecer também !!!
A vassoura ??? Rsrsrsrsrs...
Deixa ela aí no meio da sala que um dia ela se cansa e varre a casa toda pra vc !!! Já pensou que coisa boa ???
Já estou te seguindo.
Beijooooooocas

Elisa Avelar disse...

Own, que post legal !!! Amooooo fazer faxina. Mas dessas de jogar água em tudo. TUDO, sabe? Mesmo. kkk. Beijos, flor.
Novamente, amei mesmo o post. Guarda a vassoura, menina!

Nadja Barros disse...

Eu vou nesse bolo amanhã de tarde! Já tô com as maçãs e a canela aqui, separadinhas!!! :)
bjsssss

Anônimo disse...

Oi, Tati. Fiz o bolo de maçã hoje. Delícia!!! Muito fofinho. Estou pensndo em testar a mesma receita com banana. Será que rola? Bjs. luciana.