terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sopa de Milho

Eu não sou muito fã de sopas com legumes ou pedacinhos boiando. Como, porque não tenho frescura prá comer nada, mas prefiro os cremes e os caldos bem encorpados. Essa sopa de milho segue a mesma idéia da sopa de mandioca que eu já falei aqui no blog, e fica igualmente deliciosa e calórica! Tudo que uma boa sopa quente e amiga deve ser nas noites de chuva!

Primeiro passo: ralar o milho! Não tem segredo, é só ter disposição prá passar a faca bem rente ao sabugo, vendo todos os grãozinhos amarelinhos de milho caírem, soltos e contentes! Difícil é tirar uma foto dessas sozinha!
Essa sopa rendeu uma panela de pressão cheia até a borda, eu usei 5 espigas de milho!


Essa sopa leva carne, e você pode escolher qualquer carne picada em pedaços pequenos que quiser. Eu opetei pela boa e versátil carne moída, mas se você tiver bifinhos que sobraram do almoço, uma carninha de panela esquecida na geladeira, vale qualquer uma.
Fiz a caminha de refogados prá carne: usei alho, cebola e cenoura. Frita tudo, e depois adiciona a carne, deixa esse refogadinho reservado.
Aquele milho que você ralou também recebe uma caminha quente. Preparei uma panela com alho, cebola e tomate, refoguei tudo e depois adicionei o milho. Adiciona água, pro milho cozinhar e ficar bem macio. Nesse refogadinho de milho, o tempero é bem importante. Eu temperei com sal, uma colher de molho de tomate, pimenta do reino, molho de pimenta e um tiquinho de shoyu.
Depois de cozinhar bem e ficar macio, deixa esse milho dar uma esfriada, e põe no liquidificador!
O meu liqui tem filtro, então o líquido já saiu sem as pelezinhas do milho. Se o seu não tiver, coe tudo depois, OK? Essas pelezinhas são bem chatas na hora de tomar a sopa!
Depois de bater tudo beeeeem batidinho no liquidificador, coloca esse caldo de milho na panela da carne (eu já preparo a carne na panela de pressão, que é grande prá segurar a sopa toda!), e mistura bem, deixando ferver!
Na cumbuca, com queijo ralado e molho de pimenta por cima, ficou dos deuses!

4 comentários:

Anônimo disse...

Que delicia, fica imaginando tu tomando sopa nesse calorão e o sior escorrendo, mas vale o sacrificio pq tu gosta das sopitas.
Beijos linda mãe

Anônimo disse...

hum, isso sim é a minha cara! adorei

beijosss
lu

Anônimo disse...

Hum que delicia!!!! saudades se vc garota. Fique com Deus,beijos. Tia Marildinha.

Naiara Romero disse...

Tati, em Brasília eu fiz meu Petit me levar um buffet de sopa (tinha 3 ou 4 sabores, mas beleza)... Claro, obviamente, estava calor. rs

Tinha uma sopa de milho deliciosa, era bem cremosa... O sabor era suave, nada daquela coisa forte e enjoativa.

Sabe o que ele falou quando provou um pouco? "Credo, isso parece pamonha líquida!" heheh

bjs
=*