sábado, 12 de setembro de 2009

Mais do Mesmo

Essa foi a semana da carne moída aqui em casa. Porque carne moída é muito versátil!
Tudo começou com o liquidificador novo, que eu já comprei pensando em todas as sopas que eu posso fazer! Aliás, comprei o liquidificador na Americanas de Goiânia e só quando eu cheguei aqui no Mato Grosso que eu me dei conta que ele é 220w!!! Hahahahaha! Quem acompanha o blog vai lembrar da geladeira que quase foi-se, e sabe que agora, aquela mal-falada tomada 220w na cozinha vai ter seu devido valor...
Enfim, munida de liquidificador, fui me aventurar numa sopa. Mandioca já cozida, fui comprar uma carninha moída prá dar um xabláu de carne na sopinha. Aí eu comprei 2 kg de carne moída de uma vez, porque dá prá inventar muitas coisas com ela.
A sopa eu fiz assim: refoguei uns dentinhos de alho e meia cebola, com pimentão e cenoura picadinhos, e depois adicionei o boi ralado. Enquanto a carne fritava com os temperos, coloquei a mandioca no liquidificador, com água, e bati até ficar um creme consistente. Se quiser uma sopa mais rala, adiciona mais água, comadre!

Quando a carne tava fritando, adicionei um cubinho de caldo de carne sabor vinho, que eu achei que foi o toque fundamental no sabor dessa sopinha! Muito legal esse caldinho, tem cheiro e sabor de vinho mesmo, fica bem marcante na comida. Tem que usar com moderação.
Ah, olha a unha da semana na fotinho... não registrei como post, mas pintei (no aeroporto) de New York (a cor do esmalte, não o aeroporto, infelizmente, hahahaha), um cinzão escuro quase preto. Não fiquei fã, não.
A sopa, pronta, saborosa, light que só, um aconchego prá semana final da novela.



No dia seguinte, a pedida com carne moída foi... hamburguer!!! Temperei a carne com molho inglês, uma colherada de alho pronto, sal, pimenta do reino, caldo de 1 limão, um tiquinho de shoyu, e prá dar liga usei 1 envelopinho de sopa de cebola.

Nham... comi com arrozinho branco feito na hora e salada de couve temperada só com limão. Isso foi no dia em que a Maya foi pro viuvário, se não fosse o hamburguer me acalentando, teria chorado (mais) rios.

E hoje, a saída foi fazer almôndegas, porque a carne que sobrou já tava temperada pros hambúrgueres. E eu fiz assim: bolinhas pequenas, porque eu gosto de almondeguinhas, que fritaram quietinhas no óleo (a sopa de cebola não dá uma liga muito eficiente, se ficar mexendo com a colher antes de fritar bem por fora, as almôndegas desmacham todas), e depois de fritas, juntei à um molho vermelho que já tava refogando, e pronto! Macarronada da mama!!!!

Carne moída, mil e uma utilidades!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Menina!!!!como vc ta mestre cuca..cada comida linda de se ver, e deve de estar delicia de comer, ainda bem que sempre passo aqui depois de ter almoçado ou jantado, senão as bichinhas...já viu néh.Onde será que anda a mamadi? não a tenho visto por aqui.Tati,saudades imensas.Beijos, fique com Deus. Tia Marildinha.

Anônimo disse...

Princesa quantas variedades a carne moida, olhe só um lembrete, qdo fizer almondegas mesmo temperadas com creme de cebolas acrescente farinha de rosca, elas ficam perfeitas macias e não desmancham.
Não achei a foto das unhas...
Marilda eu fiquei sem postar pra ver se vc sentia minha falta, semana que vem tu viaja né, folgada. Eu depois dá gripeA estou tendo que trabalhar até nos sábados pra recuperar as aulas não dadas eita vida de prof não é fácil.
Amo vcs beijosssss
Mamadi

Anônimo disse...

Tatinha, essas suas especializações em artes culinárias deixa a gente com água na boca. Tudo que a gente gosta. Te amo muito, Beijus mil. Tio Joel.

..:: Tati ::.. disse...

Até o Tio Joel comentando, que chiqueeeee!!!! Ai gente, esse blog tá uma festa hein! Adooooro!
O Ed pediu um recadinho no blog, eita, vou fazer um post só para os meninos!
Amo vocês, família!!!
Beijo grandão!

Camila e Rodrigo disse...

hum..
vc esta saindo melhor q encomenda hein!?!?!?

bjinhus..........
Camila