quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É Frango!

Comprei um pacote de peito de frango sem pele e sem osso, e prá economizar tempo, já cozinhei tudo e desfiei, porque... desfiar frango tem que ser num dia só, porque é um saco, hein. Prontofalei. Só consigo fazer essa tarefa chata se eu estiver com a tv ligada, sentadinha no sofá, desfiando o franguinho e assistindo qualquer coisa. Nesse caso, foi Grey's Anatomy. Põe a bacia com o frango no colo, garfo na mão e desfia, desfia, desfia...

Ficou até pedaçudo, no começo eu tava desfiando fininho, bonitinho, no final já tava saindo uns desfiados gigantes, hahahahaha!
Já vou passar aqui duas receitinhas parecidas, porém, diferentes. Você pode alterar as duas receitas conforme o seu gosto, eu não tinha muitos ingredientes então ficaram mais simplinhas. Mas muito deliciosas!

Frango com Requeijão
Essa receita é da Tia Marinita, muy simples e um quebra galho total, porque rende bem, é vistosa, agrada a maioria das pessoas e você pode congelar, tendo sempre um prato gostoso à mão, quando dá uma fominha (você pode congelar porções individuais) ou prá uma visita inesperada (congele uma quantidade maior!).
Frita uns dentes de alho bem picadinhos, com uma cebola picada em pedaços bem pequenininhos. Deixa refogando até a cebola amolecer. Adiciona um peito de frango desfiado, e dá uma fritada de leve nele. Põe umas 3 colheres de molho de tomate prá dar uma corzinha, e um copo de requeijão, do honesto. Não tenta economizar no requeijão, nunca. Essa é uma regra que vale ouro, hein.
Gente, tá pronta a receita! Põe num refratário, batata palha por cima e BOM APETITE! Eu coloquei uma camada de queijo ralado por baixo da batata palha, deu um toque de sabor!

Frango ao Molho Branco

Eu disse que as receitas são parecidas, mas acreditem, o sabor fica bem distinto.
Nessa aqui, é aquele molho branco básico. Você vai refogar o alho e a cebola no azeite. Se a cebola for ralada, fica melhor. Eu não tenho ralador, piquei miudinha. Enquanto a cebola tá lá na panela, você mistura bem 3 copos de leite com 3 colheres de farinha de trigo, e bate até ficar um líquido bem homogêneo, sem nenhuma bolhinha de farinha.
Adiciona esse molho quando a cebola estiver ficando transparente, e não pára de mexer, até ficar na consistência de um mingau.
Num refratário, coloca o frango desfiado, e incrementa com o que você quiser. Aqui, coloquei meia lata de milho cozido, mas acho que azeitona picadinha também vai cair super bem! Depois, despeja o creme barnco sobre esse franguinho, cobre com queijo fatiado, queijo ralado e vaaaai pro forno! Não precisa deixar muito tempo no forno, porque o frango já tá cozido. Eu só esperei o queijo derreter.

Gostaram? Parecidas, pero no mucho... o único trabalho dessas receitas é desfiar o frango. Depois disso feito, é zás-trás!

6 comentários:

Nadja Barros disse...

Oi, garota!!!!
Por aqui tudo bem e movimentado, né??;)

Voltei após um"longo e tenebroso" inverno! Semana sem faxineira e menino com febre de noooooovo!!! Pra completar, a escola do maior brindou a todos com uma semana inteira enforcada!!! Fico pensando em quem não tem onde ou com quem deixar os filhos para ir trabalhar! :(

Adorei a caixinha q vc recebeu da sua mamadi! Mãe adivinha tudo, né? ;)

A cortina da cozinha ficou muito linda com os botõezinhos coloridos! E feita à mão!! Imagino o trabalho! A idéia da toalha de mesa foi 10! Lembrei da minha vó, que até hoje costura assim!!!!! E, acredite, na mocidade (como ela diz), costurava calça e terno pro meu avô NA MÃO!!!!!!!
As receitinhas deram água na boca!!
Aprendi um "trucão" com minha sogra pra ganhar tempo na hora de desfiar o frango: cozinha na pressão, já com o sal, óleo e folhas de louro (depois incrementa com o q mais quiser!). Cozido assim, o frango fica praticamente "auto-desfiável" !! Uma facilidade pra soltar as fibras! E ainda aproveita o caldo da panela, um caldo de galinha legítimo pra sopas, arroz...o q der na telha!!!
Anotei a dica da mamadi sobre a argola fora do varão!! Coisa simples q não tinha pensando até hoje (!). Obrigadinha, mamadi! Adoro a net!
bjssss

Anônimo disse...

Ótimas idéias, Tati! E tô contigo: desfiar frango ninguém merece, ô saco!
Eu vou te fazer uma sugestão pro molho branco. Ao invés de pôr a farinha no leite, coloque na panela qdo a cebola estiver douradinha, daí dá uma fritada nela e qdo estiver moreninha vai acrescentando o leite aos poucos, põe um pouco, mexe bem, daí vando pondo mais até chegar no ponto desejado. Eu acho q fica melhor o sabor, não tem risco de ficar com gosto de farinha crua.
Aliás, eu tô com frango desfiado em casa, ia fazer empadão mas acho q vai virar frango com requeijão!
Domingo fiz um frango assado e pros restos não ficarem rolando na geladeira sem destino sempre são desfiados, acho q vc já me viu fazendo isso. Eu e meus congelamentos, nada se perde... e um resto de frango assado desprezado virará um delicioso frango com requeijão!
Mas o causo é q descobri um jeito mara de assar frango! Vou contar prá vcs. Lava bem o frangoso e tempera o frango do seu jeito normal, de preferência no dia anterior prá pegar bem o tempero, e na hora de assar põe o bicho sentado numa lata de cerveja aberta! É isso mesmo! Daí junto com a cerveja vc pode pôr uns 02 dentes de alho, ervas finas...
E fica uma delícia! A carne fica macia e bem úmida, ao contrário do normal de frango assado, q é a carne ficar meio ressecada.
Eu fiz e vou repetir, é prático e delicioso!

Beijos galera toda
Flavia

Anônimo disse...

Olá, Tati!
Me chamo Fernanda e moro em Esperança no interior da Paraíba.
Achei seu blog por acaso, nas minhas buscas por dicas de maquiagem. Aqui na minha cidade não temos muita opção e fico sonhando com maquiagens legais. Desde o ínicio do ano, sempre que chego pela manhã ao trabalho, olho se vc postou alguma coisa.
Mas não é sobre maquiagens o motivo para eu deixar o comentário.
Eu fiquei encantada na maneira como vc faz coisas do cotidiano de maneira prazerosa. Me motivou a cuidar melhor da minha casa, ter prazer em buscar coisas que deixem meu cantinho com um astral melhor. Adorei um post sobre seu mensageiro dos ventos, eu tenho um em casa, cheio de pássaros. Fico olhando eles no final da tarde, é lindo!!
Bom, é isso. Queria que você soubesse como os "pontos" que vc costura aqui me influenciaram a melhorar!
Bjs!!

Fernanda Almeida

Anônimo disse...

Nossa, cada receita deliciosa que está saindo ein!!! Adorei, acho que essas dá pra eu fazer, parecem bem fácies.

Ah, tia baiana, você não responde meus emails não??? Eta muié difícir!!

Beijos Tatinha!

Lu

Pri disse...

Oi, sempre visito seu blog mais nunca comento...
Adoro as suas ideias e me identifico muito com elas pq a uns meses moro sozinha pela faculdade...
ja q todo mundo deu uma receita vou dar uma facil minha tmb, rs
Corta o frango e refoga (adoro alho e cebola q nem vc!), ai vc acrescenta presunto cortadinho mussarela cortada e ervilha, e depois creme de leite... Em casa é sucesso garantido!

Bjs!!!

..:: Tati ::.. disse...

Meninas, segura minha emoção... Nadja, Flavinha e Lu, vcs já são de casa, sabem que cada comentário de vocês me emociona muito!
Mas Fernanda e Priscilla, que lindas vocês!!!! Obrigada meninas, fico muito contente de saber que as coisas que eu escrevo aqui, que são coisas simples mesmo, do dia a dia, sem glamourização (o glamour é a gente que faz, aliás!) mas que podem fazer diferença prá alguém. Paraíba heeein Fernanda, acho LU-XO!
Um super beijo!