domingo, 25 de outubro de 2009

Fim de Semana

SÁBADO

Acordei tarde, um calor danado. Eu ia ao mercado, mas olhei a geladeira, eu tinha tudo que eu precisava pro almoço. Na noite anterior, eu tinha preparado um tempero com limão, pimenta do reino, alho e sal, e tinha uma costelinha de porco marinando na geladeira. Comecei a limpeza da casa. Amarra o cabelo, põe uma roupa confortável, e a insubstituível faixa branca na cabeça pro cabelo não atrapalhar.
Balde, vassoura, rodo, sabão em pó, perfuminho pro azulejo. Lavei a sacada. Lavei o banheiro. Já eram 11:30. Suspendi a limpeza, fui providenciar o almoço.
Coloquei a costelinha no forno, comecei a picação dos legumes prá farofa. Lavei o arroz e deixei escorrendo. Deixei tudo pronto, picadinho. E voltei prá limpeza do quarto. Arrasta cama, varre, passa pano, guarda as roupas espalhadas. Tudo no lugar, e cheiroso! Fechei a porta do quarto! Etapa 1, concluída.
Voltei prá cozinha. Lavei a louça toda. Fritei o alho, fiz o arroz. Fiz a farofa. Tirei o papel alumínio da carne, deixei dando uma dourada. Temperei a salada. Só faltava a carne, tava tudo pronto.
Nossa, tem um filme da locadora prá devolver hoje a tarde! Coloquei o filme, Operação Valquíria (filmão, hein!). Sentei, comi, assisti o filme, tomei um guaraná geladinho. Enquanto o filme rolava, deitei no sofá e cochilei. Acordei, terminei de assistir. Já eram 17:00!!!!
Lavei a louça, e comecei a arrumação da cozinha e da sala, eu queria tudo pronto prá sair às 19:00! Varri, limpei, organizei. Às 18:20 fui tomar banho. Quando eu fechei a porta da sala, às 18:45, com o cabelo molhado, e saí de casa, a casa tava um brinco, e eu com uma sensação de dever cumprido!
Chamei a vizinha, e fomos a pé prá nossa rezinha básica de sábado. Na volta, fazia tanto calor que resolvemos jantar fora, comer espetinho.
Eu, a vizinha e o marido dela fomos a pé até um restaurante, fazia muito calor. A caminhada foi muito agradável, e pedimos picanha ao catupiry. Uma delícia!
Na volta, ela viu uma árvore com umas flores brancas, lindas, e começamos a montar buquês! Cheguei em casa, tudo cheiroso... improvisei um vaso com uma garrafinha de azeite vazia, deixei no balcão ao lado do Santo Antônio.
Assisti TV, depois liguei pro noivo, já era aniversário dele!!!! Que pena não estar juntos num dia especial assim... depois baixei um joguinho na internet e fiquei até às 2:00 jogando!

DOMINGO

Acordei cedo, e com muito calor! Dormi com a porta da sacada aberta, então a luz entrou cedo no quarto me fazendo acordar. De novo, pensei em ir ao mercado, mas tinha bastante comida na geladeira. Pensei em comprar mais um refrigerante, mas optei em fazer um chá de hortelã gelado, prá amenizar o calor absurdo. Eu não tinha muito a fazer, e ainda estava bem sonolenta. Deitei no sofá prá ler meu livro, e cochilei. Acordei meia hora depois, pensando na preguiça de cozinhar o almoço. Tava tudo tão limpinho, senti preguiça mesmo, de cozinhar, de sujar e limpar. Continuei lendo, deixei o almoço prá pensar depois. A vizinha bateu aqui, pediu ovos emprestados. Aí bateu de novo, ás 11:40, com dois pedaços lindos de quiche de palmito que ela havia acabado de fazer! Quiche com chá gelado, um almoço natureba hoje!
Zanzei pela internet, joguei mais um pouquinho, o calor aumentando! Liguei o ar condicionado e deitei na cama, lendo meu livro, outro da Ruth Reichl, companhia perfeita prá uma tarde preguiçosa!
Dormi de novo, sonhei bastante. Acordei, zanzei pela casa, e estou aqui escrevendo agora, enquanto a costelinha picada está fritando na panela de pressão.
Um dia solitário, mas preguiçoso e tranquilo, bem do jeito que eu gosto! Só falta o lóvis, que merecia um bolo de aniversário delicioso!

6 comentários:

Anônimo disse...

Eita que o dia foi dos meus, amo fim de semana assim, e só dormir, sonhar e acordar...
Filha te amo, se cuida e uma semana iluminada pra você.
Beijos minha linda, Mamadi, desesperada de saudades.

..:: Tati ::.. disse...

ô mãe, sabe que dia assim, dormindo e acordando, me dá a impressão que você tá aqui comigo?! Desespera não, logo a gente se vê de novo, e vc me ajuda a fazer uns posts bem legais!
Beijão prá vc e pro pai, amo vcs!

Nadja Barros disse...

Um final de semana comum, mas não necessariamente um final de semana ruim!! Há épocas em que a gente está tão cheia de preocupações, que tudo o que se quer, são dias assim, concorda?!:)
Pra mim, faltou uma tarde de chuva, pra ficar perfeito!
Bjs e uma boa semana pra vc! Adorei o arranjo de flores!
P.S. Vai ter troquinhaaaaaaaaaaaa! ÊÊHHHH!

Anônimo disse...

Hein Tati, mas não sobrou da costelinha assada prá comer no domingão?
Hum, deu água na boca, fim de semana quero fazer!
Vc fez aquela q vc tinha me dito do estilo outback? Vc já postou essa receita? Eu tô desejosa de fazer esse assado, responda-me please, tá florzinha!
Beijo com saudade graaaaaaande......
Amo vc demais!
Flavia

..:: Tati ::.. disse...

Flavitcha, dessa vez só assei a costelinha mesmo, sem molho barbecue por cima... ainda não postei essa receita, pq não fotografei no dia. Mas vou fazer de novo! No domingo à noite eu cortei a costelinha e fritei os pedaços, ficou da hora, foi a malmita de segunda! Hahahahaha!
Vc que é mestre cuca e inspiração prá mim, manda umas receitinhas no email, prometo que desenvolvo, fotografo e posto, e ainda te dou os créditos heeeein!
Bjundas, te amo demaaaaais!
Ah, hj foi pelo correio a caixa de presentes prás crianças...

Anônimo disse...

Ah, vc pegou a costelinha já assada e fritou?
Hum, deve ter ficado mara mesmo!
Vou pensar em umas receitinhas da hora, agora não me ocorre nada, mas pode deixar q mandarei!
Meo Deus, qdo chegar essa caixa as cças vão ficar loucas!!!
Amo muuuuuuuito
Beijos com saudades
Flavia+