quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comprei um quilo de farinha...

... prá fazer farofa-fa!
Eu já tinha falado sobre essa farofa aqui no blog, mas ainda não tinha passado a receitinha, né? Rápida, facílima e deliciosa, dá um xablau em qualquer refeição, minha gente! Se arrisca na farofa, que vale a pena!
Passo a passo, mega simples:
Bacon primeiro, abrindo os trabalhos, picado pequenininho, fritando sem óleo nenhum. Deixa que ele solte a sua gordurinha saborosa, e abra alas prá...
Você fritar o alho e cebola logo depois, junto com o baconzinho. Quando a cebola estiver transparente (no meu caso aí da foto, até deu uma queimadinha, mas não comprometeu o sabor), é hora de...
Colocar os ovos. Usei dois, e isso vai da sua preferência, minhas receitas não tem medida, é tudo no olhômetro e na fome. Cara e Coragem, sempre! Mexe bem a mistura até o ovo ficar bem mexido, e bem fritinho.
Aí adiciona a farinha! Eu usei uma com sabor de calabresa, deu um tchan de sabor!
Por último eu coloquei a banana picadinha, e misturei de leve, prá ela não desmanchar demais. Você pode usar a banana no estágio anterior, antes da farinha, mas a banana que eu tinha na geladeira já tava muito madura, ia desmanchar toda e virar maçaroca se eu deixasse muito no fogo.

Acompanhamento prá tudo, ela sempre dá uma reforçada no sabor da refeição! E você pode incrementar com o que quiser. Cenoura raladinha, pimentão, couve refogada... vai da sua criatividade, ou necessidade de dar um fim aos esquecidos da geladeira. Eu sempre parto do princípio que qualquer ingrediente pode participar de uma farofa, desde que ele fique bom quando frito ou refogado. Mas a minha vizinha coloca pepino picado na farofa e tudo bem, fica legal, ela não faz farofa no fogo, serve tudo cru, picadinho, misturado com farinha.
Aquela velha história: diferentes modus operandi para as mesmas coisas! E diferentes resultados prá cada tentativa! Cozinha é alegria, né?

4 comentários:

Anônimo disse...

Que delicia menina, adoro tudo que é tipo de farofa,mas to evitando porque to bem perto de um barrilzinho.Mas farofa é tudo de bom. Ja ta esperando o lovis?Muita saudades de vc. Bjs , fique com Deus. Tia Marildinha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Amada! tu sabe que adoro farofa, hum, essa ficou explendida.
A troquinha tá indo de vento em polpa, que bom né.

Filha te amo beijossssssss mamadi

Anônimo disse...

Nossa, deu água na boca!!!
Com um bife e um arrozinho, tudo de bom....
Ou então só com uma saladinha bem deliiosa e um arros integral(minha nova moda), q acha?
Tati, tuas comidinhas tão demais, quero ir prá praia com vc, mas dessa vez o pé na cozinha não vai ser meu, hahaha!!!

Beijos fofucha
Te amo demaaaaais!!!
Flavoca