segunda-feira, 7 de junho de 2010

Quirera

Foi só a irmã comentar pelo telefone que fez quirerinha que já me encheu a boca d'água! Hoje eu estava zanzando pelo mercado super em dúvida sobre o que cozinhar, queria algo fácil e prático, e aí bati o olho no pacotinho de quirera, lembrei da prosa e... puft, foi pro carrinho!

A quirera, eu sei que tem muita gente que nunca comeu e não sabe o que é... eu andei pesquisando com o dr. Google e descobri que é o milho triturado, tipo milho quebrado e socado no pilão, e tem gente que chama de canjiquinha. Como ela é muito usada prá nutrição animal, há quem tenha nojinho de comer uma delícia dessas! Comidinha mineira, minha gente!!!

Aí que eu já comi uma quirera deliciosa com costelinha suína. Mas aihnnn que preguiça de fazer carne de porco à noite! Optei por linguicinha calabresa e temperinhos, e não errei na escolha!

Fiz assim:

Coloquei 1 xícara de quirera de molho em um recipiente com água, sem sal.

Enquanto isso, na panela, tudo que a gente sempre tem na geladeira:

3 dentes de alho (eu pico com garfo e faca agora!)
1 cebola pequena
1/2 pimentão
1 tomate

Piquei tudo pequenininho e deixei refogando, com 1 fio de óleo e 2 pitadinhas de sal. Aí quando a cebola estava macia, adicionei 4 linguicinhas calabresas fininhas, picadas em rodelas.
Enquanto a calabresa cozinhava, escorri a àgua da quirera. Dei uma lavadinha rápida nos grãozinhos, trocando a água umas 2 vezes. Quando estava bem escorrida, adicionei à panela junto com a calabresa e os legumes, e logo em seguida cobri com uns 2 dedos acima de água.
Coloquei 1/2 tablete de caldo de carne e deixei a panela quietinha, até começar a fervura. Aí tem que ficar esperta e mexer a cada pouco, senão gruda tudo no fundo da panela.
Se a água começar a secar e a quirera ainda estiver durinha, adicione mais água e deixe até ficar bem macia.

Servi com arroz branco - deixa eu fazer uma observação sobre esse arroz? Recebi uma amostra grátis do tempero Meu Arroz da Knorr - pede uma aqui ó - e testei. Ai gente, não gostei! Achei prático, o arroz realmente ficou branquinho (mas não entendo qual a vantagem do arroz ser branquinho!) mas o sabor ficou bem artificial... deve ser bom prá quem é iniciante no arroz, tem medo de errar no sal, mas aí como vai aprender se usar tempero pronto toda vez, né?

Mas voltando ao prato do dia: tem gente que vira o nariz prá quirera, mas ela tem seu valor! Valor calórico e energético, hahahahaha! Mas faço a defesa: uma comidinha de sítio muito da boa, muito reconfortante, muito barata e muito fácil de preparar! Eu adorei!

5 comentários:

Nadja Barros disse...

Amiga, que tortura é esta!!!!
Não fosse um pequeno detalhe: o que é quirera mesmo? Prmeira vez que vejo e ouço falar! ;( Tem sabor de que? Parece fubá? Quinoa?

E nem tô podendo correr pras panelas, tô de jejum desde 9 da noite, vou fazer exame de sangue amanhã cedo! :(

Melhor fechar essa janela maledeta que tá me dando uma fome daquelas! eheheheheheheh

Beijão!

..:: Tati ::.. disse...

Amigs, bem lembrado, não é todo mundo que conhece quirerinha! Já emendei um parágrafo ali explicando.
Brigadinha!!!
Ai, vi só mais tarde que ontem vc me chamou no MSN... eu cochilava no sofá aquela hora, hehehehe! Saudades de prosear com vc, vou tentar me conectar mais cedo!
Beijocas!

Anônimo disse...

Hum comi quirera na Flávia sábado, estava bem gostosa,ela ainda me disse que depois que comeu a Natalia nem deu conta de mamar todo leite que esguichava kkkkkk.
Tati beijos minha linda

PS.tem e-mail com fotos da minha troquinha, hum coisinhas lindas ganhei

Singra disse...

Tb nunca ouvi falar nessa comida Tati, mas parece ser boa...He he...
Recebi minha troquinha!!!!!!! Estou toda boba!! Mt felicidade e carinho! Parabéns a vc pela iniciativa e obrigada a Greice pelo carinhooooooo...Amei tudo! Enviei fotos pro seu e-mail Tati. Bjs!
Que venham mil troquinhas!!!!!!!

Anônimo disse...

Tati!
Acredita q ontem tb fiz quirera:?
Ai, como é bom, confort food nível 10!
E essa sua ficou com uma aparência de tudo de bom!
Só eu e Natália q gostamos, mas daí eu fiz pro jantar carne de panela em pedaços bem pequenos bem temperada com alho, cebola, pimentão e tomates, mais batatas.
As batatas foram todas consumidas, daí qdo fui guardar o q sobrou daquela carninha tão delícia... em vez de guardar taquei na panela mais uns temperinhos com uma xícara de quirera bem lavadinha e água fervendo. Mexendo de vez em quando no fogo baixo até ficar bem cozidinha e nhami, comi uma cumbuquinha antes de dormir.
Naná draguinha acompanhou essa ceia às 10 da noite, q estava uma maravilha, modéstia à parte!
Espero q vc tenha gostado da dica, e q em breve possamos comer quirera juntinhas!

Ah, e eu como pura mesmo, acho q dispensa acompanhamentos!

Beijos
Amo muuuuuito
Flavia