quarta-feira, 2 de junho de 2010

Paixão Índia

Como eu sinto saudades imensas da Maya, era óbvio que eu me encantaria por esse livro, Paixão Índia, e eu já soube disso quando vi a capa do livro!!!
É uma história real, um rajá indiano que caiu de amores por uma dançarina espanhola. Ele se apaixonou tanto, mas tanto, que se casou com ela, levou-a para a Índia e passou por cima de leis antigas, castas e costumes prá fazer da Anita sua legítima esposa, aceita pela sociedade indiana e pelos monarcas e políticos da época.
Em muitos momentos a narrativa é de puro romance, contando como eram os dias da moça européia na Índia antiga, nos palácios do rajá, cercada de empregados, com um clima e costumes estranhos. O rajá era um homem muito gentil e amoroso, cavalheiro e adepto dos costumes europeus, achava lindo tudo que vinha da França e de Londres, enchia Anita de jóias e fazia todas as vontades dela. Em outros momentos o autor narra de forma mais biográfica, relatando os fatos sem tanto romance, especialmente as partes históricas e das tradições indianas. Tem muitos relatos políticos e sobre os costumes do Kama Sutra. (arregalaram os zóinhos né, safadjééénhas!)
Mas a vida da princesa não foi um mar de rosas... ela enfrentou muita difamação, inveja e foi renegada ao papel de esposa falsa, quase como uma amante de luxo do rajá, que já possuía outras mulheres e, especialmente, por ele já ter uma primeira esposa, que jamais perderia o posto de "primeira dama". A vida do casal vai perdendo o brilho, ela se sente só, sabe que o marido procura outras mulheres, e por aí a história segue, de uma forma triste, mas também há beleza na tristeza, afinal.
Recomendo, porque a história da Anita Delgado é linda, linda, linda, desde o começo, na vida pobre na Espanha, até os dias de princesa da Kapurthala, enquanto ela viveu um legítimo conto de fadas indiano!

2 comentários:

Nadja Barros disse...

Amiga!!
Saudade de deitar sem compromisso com o relógio, casa, marido, filhos, eu...e ler algo desse tipo, deixar a mente viajar...

Falando em viajar, AS caixinhas já estão viajando, por terra e céus!!!! ;)...não vejo a hora da minha troquinha chegar...ai ai! :)
Super beijo e um ótimo feriado! :)

Anônimo disse...

Oi, tati e meninas queridas!

Estou tão chateada...
Não consigo despachar minha caixinha!
Já fui em 03 agências de correio e não tem jeito, é mole?
É q por ser cidade de fronteira qquer tipo de mercadoria deve ir com nota fiscal e declaração junto à receita federal, pra inibir o contrabando pelo correio!
Q puxa....
Nem sei como consegui no Natal, fui procurar a mesma moça q despachou pra mim a outra vez e ela disse q a fiscalização anda muito rigorosa, pode sobrar pra ela se mandar sem declarar.
E aí, q faço eu agora?
Acho q terei q esperar qdo ver mamadi, dai ela despacha de Toledo prá mim.
Pobre amiga Katinha, vai ter atraso na sua troquinha! Serve a foto prá consolar?

Beijos
Flavia