domingo, 20 de março de 2011

Roteiro Adaptado

O que vocês preferem: ler o livro e depois assistir ao filme, ou o contrário? Eu sempre preferi ler o livro antes, mas muitas vezes eu assisto um filme sem nem saber que há um livro em que ele foi baseado, e quando eu vou ler depois... é sempre uma decepção.

Existem alguns casos em que o filme ultrapassa a nossa imaginação, ou os diretores são tão precisos e fiéis ao livro que tudo se complementa e o resultado é incrível. Um ótimo exemplo é o "Ensaio Sobre a Cegueira", que trouxe prá telona o livro todo, linha por linha, com muita veracidade. Aliás, esse filme não teve muita mídia, mas eu recomendo muito, especialmente prá quem já leu o livro, o Meirelles foi muito caprichoso! O mesmo acontece com os filmes do Harry Potter ou Senhor dos Anéis, que eu acho absurdamente compatíveis com os livros!

No começo do ano eu li "E Se Fosse Verdade" e me decepcionei horrores! Eu já havia assistido ao filme há muito tempo, então já tinha uma idéia pré-concebida da Lauren, óbvio que eu lia e imaginava a Reese Whiterspoon em todas as cenas, com todas as falas, e o Mark Ruffalo se apaixonando por ela, indo buscar o corpo no hospital... a leitura ficou, chata, sabe. Eu já estava virando as últimas páginas do livro sem ler direito, só prá terminar logo, porque eu já sabia o fim da história. A única coisa que foi legal mesmo é que o autor, Marc Levy, descreve o apartamento da Lauren todo, e já na leitura o lugar parece super lindinho e aconchegante, e no filme o apartamento é muito fofo mesmo! As locações me surpreendem, os atores, não.

Agora eu terminei de ler "A Última Música", que é um livro bem bonitinho, e estou bem relutante prá ver o filme. Não é o tipo de romance que eu mais gosto, porque é meio meloso demais, e tem todo um lado adolescente, mas é um livro legal. Uma menina de New York, filha de pais separados, meio revoltadinha, vai com o irmão mais novo passar o verão na casa do pai, que mora em uma cidade do interior, no litoral. Lá ela conhece um garoto, se apaixona, aprende um zilhão de valores com ele, descobre que o pai não é chato como ela pensava, se mete em encrencas, bla bla bla, e no final ela é uma garota incrível e responsável que dá valor prá família. O final é realmente muito lindinho, as últimas páginas valem pelo livro todo. Então assim, é um filme que eu quero ver, e estou feliz de ter lido o livro antes, senão eu imaginaria a Miley Cyrus o tempo todo durante a leitura, detesto isso, porque eu quero ter a liberdade de escolher o elenco, hahahahaha!

2 comentários:

Lanny disse...

Prefiro ler o livro antes, pois não gsto de já ter a cara do personagem pré definido na minha cabeça, do mesmo jeito que você. Mas mesmo assim não seria todo filme que eu ia querer ver, por exemplo este da Miley Cyrus, pois não gosto mesmo da garota e tb já vi o treiller, que é bem clichê. Beijos!

Cassia disse...

Eu gosto de ler o livro antes sempre!
O ultimo que li o livro e depois assisti o filme foi o 'querido John' . E terminei o filme revoltada! Simplesmente mudaram o final da história !!!!!!