sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Sopa de Abóbora

Eu não sei o que me deu no mercado quando eu coloquei uma abóbora cabotiá no meu carrinho. Eu olhei prá ela, tão redondinha, e percebi que eu nunca havia feito nada com abóbora! E pronto, comprei.
Chegando em casa, arregacei as mangas e fui à luta, seguindo a intuição!

Comecei cortando metade da abóbora, e descasquei. Desconheço qualquer método de descascar abóboras, então fui cortando fatias e descascando os pedaços.

Enquanto eu descascava a danada, já deixei a panela de pressão com água no fogo, esquentando. Cada pedacinho de abóbora que eu descascava e picava, tchibum... mergulhava na água quente. Quando terminei de colocar toda a metade da abóbora picada e descascada prá ferver na panela com água, adicionei sal e 1 tablete de caldo de carne. Fechei a tampa e deixei pegar pressão.

Enquanto a abóbora fervia, em outra panela eu refoguei:

3 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 cenoura ralada

1 tomate picado, com pele e semente

1/2 salame caseiro picado pequenininho

3 colheres de extrato de tomate

pimenta do reino e sal a gosto. Salguei bastante, prá evitar que a sopa ficasse adocicada. Reserve.

Quando a abóbora picadinha já estava desmanchando de tão cozida, deixei esfriar um pouco e passei pro liquidificador. Bati bem, e voltei prá panela de pressão. Nessa hora, adicione água ao seu gosto, como eu gosto da sopa com caldo mais grosso e encorpado, coloquei pouca água. Nesse caldo, adicionei o refogado com salame que estava reservado na outra panela. Quando ferveu, coloquei 1/2 copo de requeijão no caldo e pronto!!!!

Posso dizer que foi uma das receitas mais gostosas que eu fiz desde que cheguei aqui! A noite estava chuvosa e fresca, a sopinha caiu super bem. Ficou bem temperada, e acho que esse foi o segredo, porque a abóbora cabotiá - e as abóboras em geral - tendem a ter um sabor adocicado, e eu nunca fui fã de comidas doces ou agridoces. Recomendo muito, foi fácil de fazer e ficou saborosíssima!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, q cozinheira de mão cheia!
Apesar de ter jantado agorinha mesmo, fiquei com água na boca!
Beijones
Amo muuuuuuuuuuito
Flavia