terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Plantas

Em outubro eu fiz um post falando sobre umas mini-estufas à venda na Tok-Stok que eu queria muito ter comprado, e nas mensagens várias leitoras me incentivaram a plantar alguma coisa, porque aqui é tão calor que a minha estufa é natural. Nada mais sábio. Coloquei às mãos à obra e plantei algumas sementinhas, no dia 31 de outubro.
A escolha das latinhas não foi das melhores, porque a lata aquece muito. Não seja levada apenas pela beleza dos vasinhos, OK? Opte pelos de cerâmica, suas plantinhas vão sofrer menos. Mas isso eu só descobri depois. Furei o fundo das latinhas, 6 furinhos, prá água escorrer bem. Forrei o fundo com pedrinhas britas. Enchi de terra misturada com húmus. Plantei!!!
Fiz tudo baseada nos meus instintos, não segui nenhum manual, nem pesquisei na internet. Resolvi aprender pelos erros-e-acertos.
Plantei pimentas, porque são lindas. Sálvia, porque o chá é delicioso. E erva cidreira, porque o cheiro é muito bom! Mas só a pimenta vingou! E uma folhinha de erva-cidreira (que diz no pacote que é cidreira, mas tenho quase certeza que se trata de hortelã, só pelo tipo da folhinha, arredondada).


Minhas pimentinhas-bebês. Logo vou ter que transplantar, acho. Eu rego quase todas as noites, quando o ar está mais fresco. Dá dó o calor que as bichinhas sentem durante o dia, no fim da tarde as folhinhas estão todas murchas. Imagine se eu tivesse uma estufa!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

Tati, eu não sou expert no assunto, mas acho que vc deveria só dar uma raleada e deixar ai mesmo, pimenta é muito sensível ao replante, pelo menos as minhas eram, tive muitas.Bjs lindona. Tia Marildinha.

Erika Rodriguez disse...

Coisa linda as suas pimentinhas-bebê!
Adoro pimenteira! E acho que vc leva jeito pra coisa, heim?

beijocas

Anônimo disse...

Oi Tati, acho que sei porque você estranhou a folha da erva cidreira. Garanto que a sua intenção era plantar aquela de folhas longas, tipo capim, não é??

Pois então, no interior chamamos tudo de cidreira, mas na verdade aquela tipo capim é o CAPIM LIMÃO ou CAPIM CIDREIRA. E aquela que você comprou a semente deve ser a erva cidreira "original", também conhecida como MELISSA, e que tem uma folha semelhante à hortelã.

Adorei suas pimentas-bebês. Já que o clima aí é bem quente, por que você não planta aquelas plantinhas carnívoras? Elas são uma graça, apesar do nome assustador.

Bjinhus Dudah

Unknown disse...

Oi Tatinha, o calor esta demais mesmo e até minhas lindas violetas estão padecendo..coitadas as folhas chegam a fcar cozidas. Mas parabéns pelo interesse, iniciativa! Isso mostra claramente seu lando sensivel se desabrochando ainda mais. Plantas são como nós dádivas divinas. Conviva com elas e verás como te respondem ao carinho a cada dia. Se tiver duvida dessa experiência, acarinhe uma e deixe a outra de lado...impressionante a resposta! Bjus e te amo viu!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nadja Barros disse...

Oie!
Achei fofo seu tutorial como-plantar-pimentinhas! E as plantinhas são umas fofas tb, veja só, a que nasceu foi a do vaso cor de rosa! :)

Queria ver qdo chegarem as primeiras pimentinhas, tá? ;)
bjsss

..:: Tati ::.. disse...

Dudah, fui olhar no pacotinho, é Melissa mesmo a erva que eu plantei! Obrigada pelo esclarecimento, querida!
A Salvia não vingou de jeito nenhum... plantei de novo, novas sementinhas, e nada até agora.
Nadja, LÓGICO que quando minhas pimentinhas nascerem vou noticiar aqui! O clima por aqui anda chuvoso e elas estão adorando, estão tão verdinhas!!!
Beijocas gals!