terça-feira, 8 de março de 2011

Mãe Canina

Eu só citei a existência do meu filhotinho uma vez aqui no blog, e vejam como ele está crescendo! O Rocky agora tem 6 meses e já é um pré-adolescente canino!

Não tenho nem como mensurar o quanto minha vida melhorou desde que ele chegou por aqui. Como meu apartamento é pequeno, tenho que mantê-lo sempre limpo, senão tudo fica com aquele cheiro uó de cachorro. Basicamente, Mr. Balboa me deu muito mais disposição, não dá prá ter preguiça quando um serzinho depende de você (maternal feelings!).

No começo, a educação higiênica dele demandou muito tempo e paciência... ensinar o pequeno a fazer xixi e cocô no jornal que fica na sacada foi uma tarefa árdua, ele errou muitas vezes e em todas elas eu tive vontade de devolver ele prá fábrica.

Mas não é assim que as coisas funcionam, né? (que pena). A gente tem que ter uma paciência enooooooorme prá ensinar, não é uma brincadeira fácil essa de ter cachorrinho.

Logo na primeira noite dele aqui comigo eu me senti péssima, acho que foi uma espécie de depressão pós parto sem parto, hahahahaha! Sério mesmo, senti um peso enorme de ter um dependente, de ser responsável pelo bichinho por toda uma vida... pode parecer super exagero, mas como eu tô sozinha aqui por enquanto, tudo que ele precisar vai ser minha responsa, e só minha. Assusta, sabe? Eu via aquele bebezinho dormindo todo emboladinho e pensava "mas que merda eu fui fazer?". Lá pelo terceiro dia a sensação foi passando, à medida em que eu fui aprendendo a lidar com ele.

Um site que me ajudou demais foi o Adestrador Online. Lá, além do fórum riquíssimo em experiências, tem vários vídeos bem legais ensinando truques e dicas pro dia-a-dia. E foi lá que eu aprendi a ter disposição prá lidar com o bichinho. Afinal, o meu dia, por mais boring que seja, envolve a televisão, o computador, as pessoas do trabalho... o dele não tem nada disso, então o passeio diário dele é indispensável, prá que ele também tenha experiências.

Inúmeras vezes eu chego em casa sem saco algum prá levá-lo prá rua e passear, mas eu sempre me lembro disso, e simplesmente coloco meu chinelos e vou. A alegria dele é tanta que sempre vale à pena. É importante ter consciência que o seu cachorrinho vai ser um ótimo companheiro prá você, então você também tem que ser um companheiro legal prá ele!

Isso sem falar que o cachorro socializa o dono, né. Parece engraçado falando assim, mas é a mais pura verdade. Onde você for com ele haverá alguém que vai vir puxar papo sobre... cachorros! As pessoas que gostam de cães gostam de falar sobre isso e trocar experiências, é fato. Ele ganha mil afaguinhos todas as vezes em que vamos passear, as crianças enlouquecem, os adultos querem saber o nome, a idade, que ração você dá prá ele, etc. É bem divertido, e você se vê contando a mesma história mil vezes. Nas férias viajei com ele e em TODAS AS PARADAS sempre havia uma criança disposta a levá-lo prá passear enquanto eu comia. Muito útil ele ser fofinho!

O resumão da conversa é que o Rocky me deixou mais feliz e mais "fora do meu umbigo", o tempo agora não é mais todo meu, e, incrivelmente, consigo fazer mais coisas prá mim, mesmo tendo que fazer coisas prá ele, porque fiquei menos preguiçosa. Prá não colocar tudo num post só, logo vou escrever sobre a educação prás necessidades dele e sobre as mudanças da adolescência... ó céus!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tati!
Como é gostoso ler o blog e ao mesmo tempo imaginar que vc o está narrando... principalmente nas parrrtes do nosso 'r' paranaense!!
"mas que merrrda eu fui fazerrrr?".
Bj,

Pati Pape

Lanny disse...

Você é corajosa de ter cahorro em apartamento. Dá mesmo trabalho, mas o retorno é indescritível. Eu tenho um gato e dá bem menos trabalho por conta desta coisa de ensinar onde fazer xixi e talz. O gato já sabe onde tem que ir. O problema é que não tem esta parte de socializar o dono, já que não saio pra passear com ele. :)