Eu modifiquei um pouco o prato, de modo que comecei alterando a carne, de acém prá coxão mole. Tampouco desfiei, fiz em cubinhos. Não usei cenouras nem azeitonas, muito menos louro. Não adicionei queijo ao purê, nem cebola. Por fim, achei digno mudar o nome do prato, que de ragú com purê se transformou em Escondidinho de Abóbora!
Eu não vou passar a lista de ingredientes porque eu não gosto de fazer isso (ser a dona da bodega tem lá seus benefícios). Acompanhem a idéia e depois anotem aí o que foi usado, tá em negrito, da forma como entenderem, OK?
Usei uma BOA PANELA prá cozinhar 1/2 abóbora cabotiá em cubos, até que ficasse bem macia. Quando estava desmanchando de tão mole, escorri a água, adicionei 1 colher de manteiga, 100 ml de leite e fui esmagagando com o garfo, até adquirir consistência de purê. Fui adicionando sal e pimenta do reino a gosto, até perder o sabor adocicado. Reservei.
Piquei 400 gr de coxão mole em cubinhos bem pequenos, já temperada apenas com um pouquinho de sal. Preparei uma caminha numa panela, com 1/2 cebola, 2 dentes de alho e 1/2 pimentão picados, e só adicionei a carne quando já estavam bem macios, dourando. Quando a carne estava bem cozida, adicionei 150 ml de vinho tinto seco e deixei evaporar o álcool, e em seguida adicionei 1/2 tablete de caldo de carne dissolvido. Adicionei 1/2 lata de extrato de tomate e 1 pitada de açúcar e deixei cozinhar mais um tempo, pro caldo engrossar.
Quando esse molho de carne ficou pronto, coloquei em uma fôrma de vidro. Fica mais bonito prá apresentação do prato (no domingo só eu que vi, mas agora mostro prá vocês!).
Sobre o molho, fui aos poucos adicionando o purê de abóbora, e depois "alisei a massa" com as costas da colher. Cobri tudo com queijo e coloquei no microondas só por 2 minutos, pro queijo derreter. Tá prontooooooo!
Meu microondas é bem pequenininho e a fôrma não rodava, ficava tentando rodar e batendo nas paredes do forno, tuc, tuc, gira pro outro lado, tuc, tuc, pro outro lado, tuc, tuc. Aquilo me agoniou e eu tirei antes do queijo derreter pro completo. O prato fica lindo e o sabor é tudo de bom, podem confiar, people! Servi com arroz branco e salada de pepino, almocei como rainha e ganhei 3 dias de marmita, hahahahaha!
5 comentários:
Hum... deu água na boca !!!
Tem uma receitinha deliciosa lá na minha cozinha, passa lá !!!
http://fufuquicesnacozinha.blogspot.com/2010/07/aninha-se-aventurando-na-cozinha-parte.html
Beijoooocas grandes,
Claudinha
hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm....
Alivia ai nas fotos...desse jeito vc mata a gente....
Beijos
Tati
Promete q no nosso próximo encontro vc faz essa deliícia prá mim?
Tô aqui babando....
Beijos
Amo-te
Flavitcha
Ainda bem que não fã de abóbora...
Beijos mamadi
Depois que abobrou nunca mais postou, tá comendo abóbora esqueceu da vida é?
Bjos mamadi
Postar um comentário