sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Swap-bot - tutorial

Atendendo a pedidos (2 pedidos! Hahahaha!), aqui vai um tutorial prá quem se interessou pelas trocas. Eu ja falei sobre o assunto aqui nesse post, mas nunca expliquei certinho como faz prá brincar... na verdade, o site responsável pelas trocas é bem simples e fácil de entender, só precisa manjar um pouquinho de inglês. Mas mesmo que a pessoa não entenda nadica, dá prá se virar com o tradutor online do Google.

Ao entrar no SWAP-BOT, prá começar a brincadeira, você deve efetuar um cadastro.


Clicando em New Account, e depois inserindo seus dados pessoais. Você vai receber um email confirmando a sua inscrição no site, e depois de entrar no seu email e clicar no link da confirmação, PRONTO! Tá dentro do mundo das trocas!

Aí vem uma parte importantíssima da brincadeira: montar o seu profile. Nessa hora, esqueça o tradutor online! O seu perfil deve ser bonitinho, bem escrito, e em inglês, porque é nele que os seus parceiros de troca vão se basear na hora de mandar a sua troca!


Eu, que não sou nenhuma gênia do inglês e só me viro com o básico, montei um profile que até hoje eu não sei se está todo correto, deve ter algumas pérolas como "eu gostar de sabor doce", mas um dia eu arrumo aquilo com carinho. O importante é deixar claro quais as coisas que você gosta e quais você não gosta, prá evitar receber aquele cartão cheio de caveiras e letras góticas, o que, no meu caso, seria péssimo. Confesso que na hora de escrever o meu perfil, naveguei por vários perfis e fui copiando uma frase daqui, outra palavra acolá... prá evitar qualquer erro gritante demais, apelei prá cola do perfil alheio.

Depois de montadinho o seu perfil, você pode procurar por trocas que te interessem e se inscrever nelas. É importante ler todas as regras das trocas, se inteirar sobre o assunto e ter a certeza de que você vai dar conta do recado! No começo é difícil porque muitas trocas não aceitam novatos, então tem que ficar de olho nas regras! Algumas trocas exigem uma pontuação mínima dos integrantes do site. Por exemplo, eu estou em uma troca que diz assim:

"I will ban swappers with less than 4.9 and the ones with recent no sends. Newbies with filled out profiles welcome."

Quer dizer, quem tiver nota menor que 4.9 ou estiver há muito tempo sem participar de trocas, não pode brincar nessa. E Novatos com perfis bem completos são aceitos. Aí, se a gente jogar isso no Tradutor Online, vai sair assim:

"Eu vou proibir swappers com menos de 4,9 e as de recente não envia. Novatos preenchido com perfis bem-vindos." Até que dá prá entender, né?

A pontuação funciona como no Mercado Livre: você participa de uma troca, e quando a sua troca chegar na casa do seu parceiro, ele entra no site e dá uma nota prá você.


As notas são:
1 - Não recebi nada!
2 - Recebi, mas não estava dentro das regras da troca.
5 - Recebi e estava dentro das regras.
A pessoa ainda pode te dar um coração, o que significa que além das exigências da troca, você mandou algum presentinho extra!
Prá escolher em qual troca você vai se cadastrar, é bem simples... você clica em FIND SWAPS e faz a sua busca. Outra observação importante: verificar se a troca é Internacional. Existem trocas regionais, só para a Europa, ou só para os Estados Unidos... Achou a troca, é só clicar nela, verificar as exigências, as datas (existe a data máxima para a inscrição e a data máxima para o envio da troca) e se inscrever na troca, clicando em JOIN SWAP.

Aí é só acompanhar o site. No dia seguinte ao dia máximo para a inscrição, é feito o sorteio dos parceiros, e você vai receber o endereço do seu parceiro. Aí é só montar a troca, postar e esperar ele receber!!!! E nesse tempo, você vai receber a sua troca também! E dá prá saber quem vai enviar prá você, porque no dia do sorteio o site já disponibiliza o nome da pessoa, prá que você possa dar a nota assim que a troca chegar nas suas mãos!

Por exemplo, essa troca da imagem aí de cima. Eu que estou organizando, e as regras são as seguintes: cada um terá 2 parceiros, prá quem deverá enviar 4 saquinhos de chá embrulhados individualmente (não pode ser só o saquinho de mate Leão, tem que ser aqueles que vem embaladinhos) e mais alguma coisa prá pessoa fazer enquanto a água do chá ferve.

A data de inscrição vai até dia 29 de agosto e o envio das trocas deve ser feito até dia 12 de setembro. Simples, não é?

No site tem todo o tipo de trocas, desde trocas como essas, por cartinhas (snail mail) ou trocas virtuais, com questionários divertidos para serem preenchidos e enviados via email. Eu sempre brinquei de trocas via correio normal, porque a emoção de receber cartinhas é uma delícia! Eu perdi a data de inscrição de uma troca que eu achei o máximo: cada um deveria enviar um jornal do seu país pro seu parceiro. Parece besta, mas eu adoraria "ler" um jornal da Rússia ou da Arábia Saudita!!!

É isso gente, espero que isso ajude, eu não sei se expliquei bem, mas estou aqui prá quem quiser tirar qualquer dúvida, OK? É só escrever que eu falo com prazer desse universo de swaps, daqui a pouco eu monto aqui só entre os leitores do blog... ia ser massa hein!

3 comentários:

Anônimo disse...

UAU!
Vc tá pensando em montar quando?
sou a primeira a me inscrever.
Valeu pela tua boa vontade em ajudar.
AMO seu blog
Silvia

Nadja Barros disse...

Uia, um post-resposta-tutorial-explicadinho-tim-tim-por-tim-tim todinho pra chamar de meu! Ops, quase meu, porque foi pra Flávia tb! rssss

Tati, obrigada por tanto cuidado e atenção, mais que o conteúdo (impecável) foi o gesto! Adorei conhecer esse mundo das trocas!!! Vivendo e vendo coisas novas na net!!! E pra mim o melhor é q as troquinhas aquecem um pouco o mundo virtual - sem trocadilho do chá x aquecer - rssss -
e eu adoraria participar de uma "Troca de fofurices" aqui com os leitores do seu blog - vamos chamar a kate? rssssss

Flávia, tá dentro do esqueminha tb??? (olha eu fazendo a íntima), já tô promovendo trocas dentro do blog alheio!!! ;)

Sobre ler jornais de outros países, eu não lia, mas já me correspondi com pessoas de locais bem distantes, como um universitário da Arábia saudita, um postugês que morava na Angola e vários brasileiros, mas isso foi nos primórdios da internet, quando ainda se chamava Bitnet (prazer, a vovózinha da internet de hoje!),mas isso tb já é assunto pra outro comentário-post no blog alheio!

bjs a vcs, Tati e Flávia!

p.s.: vamos agitar nossas trocas, vamos, vamos...

Anônimo disse...

Oi, Nadja, Tati e toda a galera!

Eu tô dentro de uma troquinha do blog, acho q seria uma delícia!
Super apoiado!
Tati, q tal um post propondo a idéia?

beijos
amo muuuuuuuito!
flavia