quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Saga dos Foxworth

Eu já havia falado sobre esses livros neste post, e prometi um post detalhado. Demorei porque eu queria concluir a saga, ler todos os 5 livros, mas confesso que desisti da leitura ao final do terceiro livro.

Eu desisti porque essa história já estava me fazendo mal, tava me dando uma angústia muito grande ler, resolvi parar. É uma narrativa eletrizante, realmente prende a gente, e é difícil parar de ler, mas a sensação esquisita foi maior...


O resumo principal do início da saga, e a faísca principal prá tudo que acontece nos outros livros é desse site aqui:

"No sótão estão escondidos quatro segredos – segredinhos louros, bonito, inocente e que lutam para sobreviver. Os quatro filhos da família Dollanganger levavam vidas perfeitas – uma bela mãe, um pai amoroso e dedicado, uma linda casa. De repente, o pai morre num desastre automobilistico e a mãe fica endividade e não possuí qualificações para ganhar a vida e sustentar a família. Assim, decide escrever aos parentes – seus parentes milionários, dos quais as crianças nunca tinham ouvido falar.
A mãe lhes fala dos avós ricos, de como Chris, Cathy e o gêmeos levaram vidas de príncipes e princesas na luxuosa mansão dos avós. As crianças deleitam-se com as perspectivas da nova vida, até descobrirem que existem algumas coisas que a mãe nunca lhes contou.
O Jardim dos Esquecidos é um romance de Terror, traição e salvação através do amor. De grande força narrativa e maravilhosa imaginação, a autora oferece ao leitor uma visão da vontade e adaptabilidade de crianças envolvidas numa situação bastante bizarra."

O primeiro livro é de longe o melhor dos 3 que eu li. Mas ler sobre 4 crianças aprisionadas em um sótão pela própria mãe e não continuar a ler o que acontece depois é ter muito sangue frio!!! Eu me joguei no segundo livro, que também é bem interessante, mas no terceiro a minha animação foi se transformando em uma angústia, uma gastura, nem sei explicar. O fato é que todos os personagens ficaram muito marcados pelo que aconteceu no sótão, e aí é muito sentimento de vingança, muito rancor, muita mágoa, muito incesto, que chegou um determinado momento que eu tava achando que a autora devia ser meio perturbada!

No segundo livro a gente fica sabendo o que acontece quando as crianças conseguem sair do sótão. O que acontece à mãe e à avó malvada, que rumo a vida deles leva e de que forma eles lidam com os sentimentos e arquitetam uma espécie de vingança. Esse livro é todo centrado em Cathy, a adolescente do primeiro livro. O terceiro livro é um horror, achei péssimo do início ao fim, porque ele é todo sob a perspectiva de duas crianças (filhos da Cathy), e é muita confusão, um dos meninos está sob forte influência de um adulto, me fez mal imaginar que tudo aquilo poderia passar pela cabeça de uma criança.

Enfim, é uma leitura pesada, mas ao mesmo tempo muito instigante. Recomendo muito a leitura, se alguém chegar ao fim da saga, por favor, venha contar o que achou, eu li em algum site que muita coisa se encaixa no quinto livro, especialmente sobre a avó. Tem muita gente que adorou ler os livros, e eu também gostei, contei sobre o primeiro livro prá todo mundo (até minha manicure sabe tudinho, kkkk! Beijo Josi!), mas tem que ser firme e não se deixar contaminar pelos sentimentos que o livro passa.

8 comentários:

gilmara disse...

Nossa eu li e realmente tudo o que você disse na postagem é verdade ...mas não acabei a saga toda também!

Brigitte disse...

Tati, aí vão ótimas sugestões de livros:
- A irmã de ana bolena
- Casados com Paris
- 100+ de Nina Garcia
- Vale das Bonecas

..:: Tati ::.. disse...

Brigitte, arrasooou! Obrigada pelas dicas, já estão anotadas!

Denise Sansel disse...

Eu só não li espinhos do mal(quarto livo) a saga é a minha preferida. É bem perturbadora mas a curiosidade é grande demais pra não saber o que acontece no final, que tem muito de perdão, então tá tudo certo.

Anônimo disse...

Gostaria de saber quem tem essa coleção.
Li ha muitos anos os dois primeiros livros e gostaria de voltar a ler e completar a leitura.

Ricardo disse...

Acaso vc estaria interessada em vender?

Sandra Ribeiro disse...

Tati, Boa tarde.
Gata, vi o film por acaso, nessas noites que ñ temos o que fazer e vamos a procura de bons filmes, foi assim que assisti Pétalas ao vento, amei, depois veio Jardim dos esquecidos e foi quando descobri que existe 5 livros, amo ler, e uma história dessas então, concordo com vc quando diz que é uma história pesada. Mas fiquei extremamente curiosa. Desde então procuro esses livros para comprar para mim, ainda ñ encontrei, assim também como os demais filmes, também não encontrei para assistir. Então onde posso encontrar os livros para comprar?
Bjjsss

Unknown disse...

Eu li dois livros digitais, mas queria o físico. Alguém sabe aonde vende a saga completa?