domingo, 1 de novembro de 2009

Purê de Batata

Eu adoro purê de batata! Acho prático de fazer, versátil, e acompanha bem diversos pratos! Eu gosto do purê sozinho, com alho, com molho, com queijo, quente ou frio. O que eu fiz dessa vez foi a minha versão favorita, purê de batata com molho de linguiça!

O molho: enquanto você pica os ingredientes da "caminha", deixa a linguiça toscana picadinha fritando. A caminha eu montei com alho, cebola, pimentão e cenoura, com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Depois adicionei um molho de tomate, e nessa hora eu quebrei a cara!!! Comprei um molho sabor "Margherita" e era adocicado, achei horrível. Use um molho tradicional, OK? Depois de preparado, adicione as rodelinhas de linguiça fritas nesse molho e reserve.

Depois de cozidas, descasque as batatas e esprema. Eu comprei um espremedor de batatas que facilitou muito o processo, porque antes eu amassava com o garfo, e é uma tarefa ingrata, acredite. Então, depois de espremidas, essas batatas vão prá panela, com uma colher de manteiga, leite e sal. Tudo no olhômetro, vai colocando aos poucos até alcançar a consistência que você gosta no purê. Aí vem aquele truque básico; quando o purê tá borbulhando de tão quente, adiciona dois dentinhos de alho picados. Faz toda a diferença no sabor! (eu já dei essa dica aqui no blog, mas vale reforçar!)

Aí é só colocar o purê numa travessa, e cobrir com o molho! Se quiser, você pode até colocar um queijinho sobre o purê, depois cobrir com o molho e deixar no forno até o queijo derreter por baixo. Fica delícia!

Nhaaaam!

3 comentários:

Unknown disse...

Uia chegeui primeiro para comentar. Papai falou que se esse era seu almoço era pouco, ai expliquei que continha tudo de necessário para uma boa alimentação e que os que moram solitos preferem um unico prato. Minha opção sempre é um belo risoto. Amei o purelinqui..deu água na boca. As tuas primas chegaam agora, quebradas, arranhadas, mas com um boa granita! Que Deus te abençoe sempre! Vc faz uma falta nessa casa... lembro d vc a cada momento. Bjusssssssssss

Anônimo disse...

Oi Tatinha, cheguei aqui na casa dos seus papitoss!! É linda ein, e muito grande! A piscina é quentinha, e o chuveiro então, parece que em uma onda passando por cima de você, é maravilhoso! Foi ótimo pra relaxar, como disse a tia marina, estamos mesmo quebradas! E Thithi além de dores musculares, está todo arranhado e queimado, parece que um trator passou por cima, daquele jeito que ele sempre fica. hehehehe

Estamos todos com saudades, mas nos veremos logo!

beijinhossss
amo voce!!!

Lu

PAULA disse...

Ai, me deu água na boca!!! Não devia ter visto isto... gostaria muito de sentar com vc e saborear esta gostosura.
Beijos