terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quiabo com Linguiça

Quiabo é total comfort food prá mim. Sabe o que é Comfort Food? É aquela comidinha que te conforta, que te desperta sensações boas, te faz lembrar da infância, que te faz um carinho.
Na minha infância eu comi muito quiabo. Quiabo com angu, quiabo com frango ou (o preferido!), quiabo com linguiça. Comida que a vó mineirinha fazia do jeito melhor do mundo, depois a mãe fazia e lá em casa todo mundo adora!

O mais engraçado é que eu nunca havia feito esse prato, mas não tive nenhuma dúvida na hora de preparar e saiu igualzinho o da minha mãe! Quando eu digo que COMER já é meio caminho andado prá FAZER...
Não fotografei o passo-a-passo, porque a preparação do quiabo é feia, né? Aquela baba que ele solta é a treva, qualquer um desiste de comer depois de ver aquilo! Mas eu vou contar como eu fiz:
Primeiro eu piquei a linguicinha Frimesa tradicional em rodelas e fritei. Reservei essa linguicinha e piquei o quiabo em rodelinhas. Com um pouquinho de óleo, deixei o quiabo fritando. Aí ele começa a soltar água e baba. Muuuuuuita baba. O lance é deixar ele no fogo, mexendo sempre, até essa baba ir secando, secando, secando, e praticamente sumir. Eu vou colocando uns tiquinhos de água, prá não deixar ele queimar. Usei bastante água, na verdade, mas fui colocando aos poucos. Durante esse processo vc põe um sal, de olho mesmo.
Quando você sentir que o quiabo tá macio, sem baba, adicione a linguicinha. Pode fritar a linguiça com cebola também, prá dar aquele xablau temperado.
Adiciona mais água e deixa ele ali refogando, até ficar bem macio.
Serve com arroz, amiga, e tá pronto o seu almoço mineiro. Se você souber o ponto certinho do angu, faz também e serve junto, a combinação de sabores é incrível. Aí você me convida! ;o)

5 comentários:

Anônimo disse...

Não precisa ensinar basta olhar que se aprende de tudo, tu só sabia fazer couve refogada...lembra qdo eu tinha aquele canteiro de couve que tu ia altas horas colher e fazia.
Só pros leiblogeiros(leitor de blog) saberem Tati nunca gostou de pão, nem bolachas ela gosta mesmo de um PF no capricho.
Amo vc minha menina.
Beijos mamadi

Bárbara disse...

Eiiii Tati!! Q delícia quiabo neh? Nunca comi cm linguiça, mas deve ficar ótimo tb.. Minha vó sempre fazia com carne moída e um super angu p acompanhar!! deu desejo agora heheeh
Boa semana! E poste mais comidas heheeheh

Anônimo disse...

Ai Tatinha, eu não sei bem se foi na sua! É na mesma que a tia marinita. Meu nick é luanaenise.
:)

bjosss

lu

Anônimo disse...

Deu água na boca.
bjos

Maria Pia

Nadja disse...

Olha, garota, como disse a maria aqui acima, deu água na boca messsmo!
E eu não curto quiabo...minha mãe sempre fazia caruru, mas eu nunca provei (pelo menos que eu lembre1), mas essa tua receitinha tá tão apetitosa, que eu vou fazer...e vou dar o meu pitaco depois, combinado!?
E o angu, qual a receitinha dele? fiquei curiosa!!!!
bjocas