domingo, 14 de dezembro de 2008

Revisão literária 2008

Em 2008 eu tive uma sorte danada prá livros! Comprei vários no escuro e me dei bem em 70% dos casos!

Claro que o ano ainda não acabou, mas não acredito que eu vá ler mais alguma coisa inesquecível até o dia 31/12 prá aumentar minha lista. Ainda mais porque eu tô lendo "A Princesa à Espera", que não é assim nenhuma pérola da literatura, apesar de bem engraçadinho.


Resolvi escolher os meus top-tops e deixar aqui a lista!

And the 5 winners are...

No Ar Rarefeito - Jon Krakauer
Recomendo muito, já falei desse livro aqui no blog. Bom, lógico que eu vou recomendar todos os 5 livros dessa lista, mas quero reforçar a coisa. Leiam!!!
Eu tenho um fraco por histórias reais vividas pelo próprio autor, e a história de uma tragédia no Everest me pegou na hora! Além disso, o Krakauer relata de forma bem real os perrengues de escalar a montanha, a sensação do ar rarefeito e a sucessão de merdas que aconteceram naquele dia com toda a equipe! Além disso, tem mapinhas e listas de nomes que eu ficava revendo a cada 3 páginas lidas, prá me situar bem durante o relato. Acho, inclusive, que já posso tentar a escalada. Hahahahaha! A lição que eu tirei é que o homem é um merda, a natureza é que comanda.

__________

O Castelo de Vidro - Jeannette Walls
Mais uma história real. Já emprestei esse livro prá uma pessoa que emprestou prá outra pessoa porque "não dá prá ler esse livro e não querer passar adiante". Isso normalmente me tiraria do sério, mas com esse livro eu entendo totalmente - desde que a outra pessoa devolva. Uma história tocante sobre uma família que sobreviveu, apesar dos pais absolutamente lunáticos. Apesar de momentos deprimentes. Apesar de tudo. A lição que eu tirei é que devo continuar valorizando muito os pais que eu tenho, porque eles são MÁRA! E que eu vou tentar ser uma mãe bem diferente da mãe da Jeannette.

__________

Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
Nem vou ficar falando muito desse, porque eu já falei tanto que daqui a pouco vou ter que trocar o nome desse blog prá "obcecadapeloensaio.com".
Ficção das boas, cheia de metáforas e com a linguagem do Saramago, que deixa até história ruim ficar boa. Nesse caso, gostei de terem colocado uma folhinha com a nova capa no livro, inspirada na cena do filme. Ficou mais bacana essa foto do que a capa original, que é bem sem graça.
A lição que eu tirei é que o homem se acha muito superior, mas é só perder um dos sentidos prá perceber que é um merda. E ainda assim tem uns que não percebem.

__________

Persépolis - Marjane Satrapi
Eu nunca havia lido nada sobre esse livro. A Saraiva me mandou um email "Compre agora Persépolis completo: os 4 volumes em um só!". Achei a capa tão legal que decidi comprar. Quando o livro chegou, foi uma surpresa "É UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS!!!". Essa foi a melhor compra às cegas EVAH! Não é uma história contínua, são pequenos episódios da vida dela que formam a biografia em desenhos, tem como uma idéia dessas dar errado? Ainda mais com os desenhos bacanas e o senso de humor da autora. A lição que eu tirei é que o meu país é mára! A democracia é mára! E ouvir Michael Jackson, de alguma forma, também é.

__________


A menina que roubava livros - Marus Zusak
Outro que me pegou de surpresa. Veio por email - Saraiva, essa danadinha - "compre os dois livros de Markus Zusak com preço especial". Comprei mais pela capa do "Eu sou o Mensageiro", que achei ótima! Mas pensei que pro livro estar na lista dos mais vendidos deveria ser bom (se bem que entrei nessa com O Livreiro de Cabul, e no fim achei o livro uma porcaria). Mas me arrisquei e me emocionei TANTO com esse livro, que chorei nas últimas páginas. Uma história contada pela morte, uma história sobre nazismo. Sobre repressão. Sobre preconceitos. Pode ser mais emociante?
A lição que eu tirei é que quando a Saraiva me manda emails, eu devo aceitar sem pestanejar.

4 comentários:

Naiara Romero disse...

"O castelo de vidro" seria um livro que compraria pela capa, fiquei apaixonada! Um dia vi em promoção e só não comprei porque não conhecia ninguém que tivesse lido, aí o fato de estar na lista dos mais vendidos me deixou com medo.

Os outros ainda não li, mas o do Saramago quero muito e Persépolis me deixou bem interessada.

Lembro que quando li a resenha de "A menina [...]", até achei interessante, mas acho que se ler perto do meu namorado ele morre... Quando ele estava voltando pra casa, o sem noção do lado dele não queria apagar a luz no ônibus =/

Um dos mais recentes que li e super recomendo é "Terra Sonâmbula" do Mia Couto. Sério, leia que é maravilhoso.

Outro, acabei de ler agora e foi um ping pong em dois dias, é o "Infiel - a história de uma mulher que desafiou o Islã". Esse é biografía, gênero que não costumo gostar muito, mas fiquei super interessada pela história... No começo é meio cansativo, mas a aula que você tem sobre culturas regionais e a religião islâmica é maravilhosa, vale muitooo a pena.

=*

..:: Tati ::.. disse...

Nai, valeu pelas dicas, estão anotadas!!! Sempre que tiver alguma, please, me diga, me indique, ok?
Bjo!

..:: Tati ::.. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erika Rodriguez disse...

Tati,

"A menina.." e o "Castelo de Vidro" foram ótimos livros para mim também!!
Eu indico "Sua Resposta vale um Bilhão", "Crepúsculo" e "Laowai", da Sônia Bridi. Diversão garantida!

beijos