domingo, 17 de abril de 2011

Lasanha Vegetariana

Essa lasanha é uma ótima opção prá Páscoa (oi bacalhau, você de novo por aqui?), ou prá qualquer dia que você quiser variar, porque, acredite, com essa lasanha, a gente esquece mesmo que poderia estar comendo carne!



Ela é simplérrima de fazer! O primeiro passo é ir ao mercado e comprar um vegetal de cada! :o] Escolha os refogáveis, ta? Eu fiz assim:



Com um fiozinho de óleo na panela, coloquei:



4 dentes de alho

1/2 cebola

1/2 cenoura

1/3 de pimentão

brócolis

palmitos

azeitonas

milho

1 tomate

champignon


Tudo picadinho (os enlatados coloquei +- 3 colheres de cada), fui colocando um de cada vez na panela, adicionando um pouquinho de água de vez em quando, até que todos ficassem macios. Adicionei 2 colheres de extrato de tomate e tampei a panela, deixando em fogo baixo por uns 5 minutinhos. Reserve esse refogado de legumes.




Montando a lasanha:




1 - forrei o fundo da fôrma com uma colher de extrato de tomate puro e 2 colheres de creme de leite.

2- uma camada de ricota cortada em fatias não muito finas.

3 -cobri com o refogado de legumes.

4 - uma camada de folhas de massa pré-cozidas de lasanha (usei a Renata Grano Duro).

5 - cobri com requeijão, uma colher de extrato de tomate,

6 - molho de legumes,

7 - massa de lasanha,


8 - requeijão

9 - molho de legumes,

10 - queijo mussarela.



Montar uma lasanha não tem segredo, a única dica que realmente deve ser seguida é sempre deixar a massa de lasanha em contato com os ingredientes mais úmidos, e ir alternando as camadas.


Depois de cobrir tudo, é só ir pro forno até o queijo gratinar. Essa lasanha pode ser guardada na geladeira, basta cobrir com plástico filme e assar no dia seguinte, é bem prático, especialmente se você vai receber visitas e quer ficar conversando e bebendo com a galere ao invés de ficar cortando brócolis...


A grande surpresa desse prato é a ricota, com certeza. O sabor e a textura surpreendem, porque é um ingrediente inesperado, e fica mesmo muito bom! O refogado de legumes dá uma falsa impressão de que você está comendo carne, porque ele fica bem encorpado e com sabor de molho de tomate. Noivo concordou que a carne não fez falta nenhuma...

6 comentários:

Anônimo disse...

Hummmmmm que delicia.Beijos.Tia Marildinha.

Anônimo disse...

Fernando vendo comigo falou:
Tia Tati, deu água na boca!
Preciso falar mais?!?!?
Bejos
Amo, amo
F.

Fabrícia disse...

Oi Tati,

Encontrei por acaso o seu blog hoje e me vi por 3 horas contemplando suas postagens antigas e me reconhecendo nelas! Como vc, eu moro sozinha, no interior (Do ES, mais especificamente em Aracruz) num lugar onde o calor é o bafo do diabo rsrs (adorei esta expressão) . Adoro cozinhar, ler,fazer coisiquinhas de feltros, tecidinhos, só não faço tricô ( mas ainda vou aprender), bordo ponto cruz ( vovozinha total rsrs) ...adorei seu modo de escrever, o seu jeito sem frescuras de falar da sua realidade e do seu mundo! Vc ganhou uma leitora assídua!!! Amanhã mesmo vou comprar o caderninho mais fófis que encontar para anotar suas dicas de livros e receitinhas! E peloamordedeus me deixe participar em uma troquinha futura???? beijos!!!!

..:: Tati ::.. disse...

Fabrícia, que comentário mais lindo!!! Existem muitas "de nós" pelo mundo afora, pessoas morando sozinhas, cuidando de uma casa sem perder a fofura, hahahha! Fiquei muito feliz por vc ter gostado e se reconhecido em muitas situações e idéias, escreva sempre!
A última troquinha não foi lá uma Brastemp, sabe... mas acho que faltou planejamento da minha parte, então vou organizar melhor a próxima, aguarde!

Beijão bem carinhoso!

Tia Marildinha, Flavia, façam essa lasanha, é diliça total al al!
Beijocas!

Unknown disse...

Ai, q comentários fofos!
Amei
F.

Anônimo disse...

Assim que descobri esse blog acesso todos os dias. Adoro tudo! As receitinhas então... Parabéns pelo bom gosto.