terça-feira, 5 de abril de 2011

Almôndegas com Pão de Alho

Foi a Marthinha que me mandou um email com essa idéia, eu achei sensa e no almoço de sábado já providenciei! Uma receita fácil, prática e baratinha prá sair da rotina, um almocinho diferente, sem arroz, prá comer assim, sem compromissos prá mais tarde...


Eu realmente não me lembro das medidas que usei, fui fazendo tudo instintivamente e acho que não tem erro. Comecei misturando em uma bacia brande 1 xícara de farinha de rosca com 1/3 xícara de água. Adicionei ms ou menos 400 gramas de carne moída (pedi prá moerem uma peça de patinho com pouquíssima gordura), 1 ovo, 2 dentes de alho amassados, uma pitada de pimenta do reino, uma pitada de orégano e 1 colher de chá de sal. Em uma fôrma untada, fui enrolando as bolinhas e dispondo sobre a fôrma.



Levei as almôndegas ao forno e deixei uns 7 minutinhos, até dourarem. Depois virei todas elas e deixei mais uns 7 minutos. Elas começam a ficar meio achatadinhas, perdem o formato arredondado tão bonitinho... mas o sabor continua ali, firme e forte!


Tirei as almôndegas semi-assadas do forno reservei. Preparei uma panela com alho e cebola picadinhos, que refoguei até ficarem bem macios. Adicionei 3 tomates bem maduros picados e deixei até desmancharem e tudo virar um molho pedaçudo. Adicionei as almôndegas e molho de tomate, tampei a panela e deixei em fogo baixo por uns 20 minutos, adicionando um pouquinho de água de tempos em tempos.


Enquanto o molho está cozinhando na panela, corte alguns pães franceses em metades (usei apenas dois pães para duas pessoas), regue com um bom azeite de oliva e salpique pimenta do reino e alho amassado em todas as fatias. Leve-as ao forno até que dourem levemente nas bordas.


Os pães vão torrar com o alho e o molho ficará pronto, tudo ao mesmo tempo, e você pode servir tudo quentinho! Eu fiz uma salada e servi os pratos assim, prá comer com as mãos como um sanduíche aberto, com a ajuda de um garfo prá salada e prá cortar as almôndegas ao meio. Ajuda se as almôndegas forem menores, mas eu, sinceramente, acho que perderá a graça!

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que delicia, eu ler isso antes do almoco , estou babando.

Beijos mamadi

Anônimo disse...

Nossa Tatica que delicia!!!!!!!!!!!já ta mesmo uma dona de casa perfeita.Hum..........acho que minha lombriga ficou com vontade,deu agua na boca.Beijocas para ambos.Tia Marildinha.

Unknown disse...

Rapaz, que essas bolotas de carne devem ser boas para comer bebendo uma cachacinha, cerveja, caipiroska ou coca mesmo.
Vou fazer gostei da receita.

Abraços Marcelo

Nadja Barros disse...

Putz!!!!!

Como faz qdo o serumano ainda não jantou e vê isso?????

Ficouadica! E a vontade!!

Deixa uma carninha moída dar mole aqui em casa, deixa só!

bjocas! :)

Anônimo disse...

Tati, ficou demais!
Aguei por aqui, eu quero.... e agora?
Dica anotada, já pensei em congelar pré assadas, aí sim facilita a vida, hein?

Beijos amo muuuuuito
F.