domingo, 14 de março de 2010

Risoto de Limão Siciliano

Quando eu vi uma cesta cheia de limões sicilianos no mercado, lembrei na hora da receita de risoto de limão, que eu sempre tive curiosidade de provar!

Fiz assim:

- 2 xícaras de arroz arbóreo
- 2 limões sicilianos
- 1/2 cebola picada
- 2 dentes de alho
- 1 caldo de legumes dissolvido em 1 litro de água
- manteiga
- 1/4 de pimentão verde picadinho
- 400 gr de coxão mole
- sal a gosto

Piquei a carne bem pequenininha, fritei, reservei.

Fritei na manteiga o alho picado, a cebola e o pimentão, somando-os nessa ordem. Adicionei o arroz, e logo em seguida, 1 xícara de caldo de legumes e 1/2 limão espremido. Mexe sem parar, e cada vez que o caldo começa a secar, adiciona outra xícara de caldo de legumes e mais meio limão espremido. Fiz isso por 4 vezes. Na últimaadicionei a carne, e quando o caldo de legumes acabou, provei o arroz e ele já estava quase al dente. Nessa hora, adicionei uma colher de manteiga, mexi prá misturar e tampei a panela. Quando o caldo começou a secar, desliguei o fogo e deixei o risoto descansar um pouquinho com a panela fechada.

Foi o suficiente pro arroz ficar bem úmido (risoto seco é a treva!) e saboroso. Na hora de servir, ralei queijo parmesão na hora, por cima do prato. Nhaaaaam!!!

Assim... a receita é bem delícia, mas definitivamente, não é um dos meus pratos preferidos. Acho que coloquei limão demais, 1 limão e 1/2 daria conta do sabor sem forçar. Sou mais adepta da cozinha de sítio, e fiquei pensando que se tivesse uns pedaços de frango e milho ali no meio, com um risoto alaranjadinho, ia ser mais apetitoso. Mas é uma receita que foge do comum sem deixar de ser gostosa. Mas vou demorar prá fazer de novo.

4 comentários:

Cláudia Paulino disse...

Hum... a cara ficou ótima !!!
já tinha visto essa receita na TV, com algumas diferenças, mas agora vendo aqui no seu blog, me interessei em testar !!!
Seu blog é ótimo, pura diversão !!!
Me visita lá no meu novo blog, diretamente da cozinha !!!
http://fufuquicesnacozinha.blogspot.com

Beijoooocas e bom domingão !!!

Fernanda disse...

Deve ficar bem gosto! Eu amo risoto.

Hj fiz arroz à piamontese com picadinho ao molho madeira! uma delícia! Postei a receita la no blog, caso queira dar uma olhadinha!!!

beijinhos

Fernanda disse...

Tati, eu sou viciada em limão vc não tem noção. Você acredita se eu disser que chupo limão com sal? na tpm então..vixi maria! rs...Nem preciso dizer né? mas vou dizer assim mesmo: Vou fazer essa receitinha com toda certeza! Além de super diferente de tudo que eu já vi, ainda é com limão, que eu adoro!!!!
Bjocas! e traga mais receitinhas!!!

Nadja Barros disse...

afffffffff,,,nessa hora da noite dar de cara com uma tentação destas?
Maldade pura!!!! :)

Só muita força de vontade pra não correr pra cozinha!!

OOOOOOwwnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn "mentalizando pra resistir"

bjs, amiga e uma ótima semana pra vc!