quinta-feira, 4 de março de 2010

Mexidinho

Mexidinho é aquela iguaria culinária que tem todo o estilo do chef que está preparando. Tipos pizza à moda da casa, sabe como?
A base é sempre a mesma: arroz e feijão. Aí as variações são ilimitadas, depende sempre daquilo que se tem na geladeira, tanto em produtos novos como em sobras de refeições passadas. O mexidinho geralmente tem aquele gosto de passado, aquele gosto de história, e porque não dizer, aquela lembrança saborosa do almoço há muito esquecido...




O meu mexidinho é um clássico do proletariado! É a boa e velha sobra da marmita!!!! (uma salva de palmas!!!)

Pedi marmita no almoço, veio: arroz, feijão, farofa de banana e uma fatia de costela bovina. Sobrou meia embalagem, que eu caprichosamente fechei e trouxe prá casa! (e quem estiver pensando "que coisa de pobre" pode fechar a página, porque nesse blog não temos frescuras!).

Aí o que eu fiz na janta??? Mexidinho!!! Fiz uma base, primeiro preparei a panela com 1 dente de alho e 1/4 de cebola picadinhos, até ficarem macios. Depois adicionei a carne de costela picada bem pequeninha, uma colher de extrato de tomate, e por fim, o arroz, feijão e a farofa. Delícia!!!

A criatividade é fundamental no mexidinho, que pode conter azeitonas, pimentão, cenoura, queijo, presunto, couve, carnes variadas, requeijão, palmito, quase tudo é permitido aqui. O arremate pode ficar por conta daquele ovo frito que vai por cima do mexido. Me dá água na boca só de olhar a foto, juro!

7 comentários:

Thy disse...

NOSSA MAS TÁ BONITO DEMAIS... DEU ATÉ UMA FOMINHA

Anônimo disse...

Tati!!!! que vontade que me deu, a Dirce ficou com muitaaaaaaaaaaa vontade, faz um pra eu vai...Beijocas e muitas flores lindas pra voce, Tia Marildinha.

Fernanda disse...

Achei um barato!!! Eu inventei uma receitinha, depois visita lá meu blog pra ver!
bjão!

Unknown disse...

AFFVV Tati, quatro dias de dieta na Unibiotica ( sucos e comidas naturebas) e vejo essa comida..deliciosa me pareceu cara amiga!
Tenho ainda mais uns dias de dieta e quem se iteressar vou avisando perde-se 700 g/dia! Uiaaaaaaaaaa

Unknown disse...

Vamos lá..a receitinha deliciosa de Beringela

4 beringelas pequenas ou mais se quiser, cortadas no meio ( corte de comprido)
2 tomates cortados em 4 partes
2 cebolas cortadas em 6 partes de comprido
umas 20 azeitonas, corte as pedaços pode ser grande

coloque tudo na pressão, com sal, pimenta e um pouco de azeite. Quando pegar pressão, esperar 5 miutos e abrir..prontinha e deliciosa como saladinha fria...
Observação: A AZEITONA DA UM TOQUE ESPECIAL NO SABOR E NA COLORAÇÃO..

..:: Tati ::.. disse...

hmmm, deu água na boca! Tá anotada, e vira post em breve!

Bjundas!

PAULA disse...

Me lembrei da época que chegava em casa de madrugada e `ficamos(primos + irmãos) na cozinha pegando todas as sobras para fazer um super mexido. Coisa boa!!!