domingo, 7 de março de 2010

O Garoto no Convés

Eu adorei esse livro!!!
Ele segue o mesmo padrão do livro anterior do John Boyne, "O menino do pijama listrado", onde um menino está inserido num conflito histórico e conta a história sob o seu ponto de vista.
Eu não gostei muito da narrativa do Menino do Pijama, achei muito bobo em determinadas partes (mas tratava-se da ótica de uma criança, então lógico que era inocente), mas o Garoto no Convés já é um adolescente, então a história tem muito humor, o personagem é bem cativante.
Um menino de 14 anos é pego no flagra durante um roubo de rua, e a sua pena, ao invés de ser uma detenção, é ser enviado à um navio, numa expedição inglesa, como criado do capitão.
Até aí tudo bem, se esse navio não fosse o HMS Bounty, que rumava ao Tahiti e sofreu um motim em 1789, o mais famoso motim náutico da história! Após o navio ser tomado por parte da tripulação, o capitão William Blight e seus companheiros foram abandonados numa barca em alto-mar, e passaram 48 dias perrengando muito até chegar ao Timor.
Teve até filme sobre esse causo, em 1935, com o Clark Gable como o chefe do motim. E aí a história tem muita aventura, a sobrevivência na barca, a chegada ao Tahiti, com sexo e comida a vontade, os marinheiros deslumbrados, muito engraçado! E ainda tem toda a história pregressa do menino, que é bem interessante.
Recomendo muitíssimo!

4 comentários:

Fernanda disse...

Há poucos dias assisti " O menino do pijama listtrado", vale a pena você assistir. Vale MESMO. Talvez goste mais que o livro.

" O garoto no convés" já está na lista dos próximos livros que irei comprar!!!

Beijos!

Elisa Avelar disse...

Eu li o menino do pijama listrado e gostei. Não me apaixonei... mas achei gostosinho de ler.
Bela dica !

Flor, vc pode me dizer onde encontrou esse fundo par o seu blog. Eu amei demais. Quer dizer, se não se importar, né?
Beijos meus, smac!

..:: Tati ::.. disse...

Fernanda, já vi o filme sim, e foi um dos raros casos em que eu gostei mais do que do livro... já até comentei aqui no blog!

Elisa, na verdade eu não lembro o site, mas foi numa loja virtual de tecidos (!!!), acho que dos EUA. É uma amostra de tecido, imagina que lindeza?

Beijos queridas!

Lanny disse...

Menina, por falar em livro, ta dando super certo aquela troca no site "Trocando Livros". Já to com dois na fila pra leitura! Abraços!