quarta-feira, 18 de maio de 2011

Brownies



Essa é mais uma receita que a Marthinha Stewart me enviou por email, e eu achei uma delícia total!

Ingredientes:

1 xícara de nozes picadas grosseiramente (eu usei castanha do Brasil, já comprei um pacotinho com as castanhas picadas, embaladas à vácuo)
1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (reserve um pouco prá untar a forma)
225 gramas de chocolate em pó (usei o chocolate em pó da Garoto)
5 ovos
3 ½ xícaras de açúcar
2 colheres de chá de café instantâneo
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 2/3 xícaras de farinha de trigo peneirada
½ colher de chá de sal
½ xícara de gotas de chocolate

Modo de preparo:

1 – Pré-aqueça o forno. Se for usar as nozes cruas, leve ao forno em uma assadeira por alguns minutinhos. Transfira para uma tigela e deixe esfriar. Eu usei as castanhas do Brasil cruas mesmo. Unte uma assadeira e reserve.

2 –Misture o chocolate em pó e a manteiga em uma panela e deixe em banho maria, até obter uma calda de chocolate. Reserve esta calda em banho maria enquanto prepara o restante da massa.

3 – Misture os ovos, o açúcar e o café e bata na batedeira, em alta velocidade, por 10 minutos (eu bati na mão, haaaaja braço...). Reduza a velocidade e adicione a calda de chocolate e a baunilha, continue batendo até misturar bem. Lentamente, adicione a farinha peneirada e o sal, batendo apenas até incorporar tudo. Adicione as gotas de chocolate e as castanhas, e misture com uma colher até que fiquem bem misturados à massa. Despeje essa massa na assadeira previamente untada. (eu usei 2 fôrmas porque achei que era muita massa, ia ficar um brownie muito alto).

4 – Leve ao forno e deixe assar até que as bordas sequem, mas ainda esteja mole no centro, cerca de 40 minutos. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar sobre uma grade (usei uma fruteira de metal). Corte em quadrados e NHAM!!!!

É muito importante não ser teimosa e tentar cortar o brownie quente! O centro mole gruda na faca e desmorona tudo. Depois de esfriar um pouco, cortar os quadradinhos fica muito fácil e eles ficam todos certinhos, lindos prá servir, ficam com a parte superior craquelando, exatamente como na foto! O sabor é muito bom, e encontrar as castanhas no meio da massa é uma agradável surpresa!

3 comentários:

Anônimo disse...

Que delicia ! Jeitinho que eu gosto vou fazer.

Beijos cheios de saudades te amo
Mamadi

Anônimo disse...

Nooooossa... esse deu vontade!!!
tomara que a preguiça me permita...
bjos
Michella

Anônimo disse...

nooooooooooooooooooooossa, vou fazer no final de semana.........
Adorei a dica.....
beijo