quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sobre o Tempo

O clima aqui no MT fica péssimo nessa fase do ano, todos que visitam o Estado acham tudo muito feio e muito morto, e não têm a real dimensão da riqueza da região. O fato é que o inverno vem seco, sequíssimo, devastando todo o verde por longos meses. Como o solo não tem muitas pedras, a terra consegue armazenar água, então as copas das árvores ainda se mantêm verdes, mas toda a vegetação rasteira fica morta e seca. No domingo, quando eu voltava com meus amigos de Cuiabá, voltamos à noite e vimos pelo menos uns 5 focos de queimadas pela estrada. Inclusive um lobo-guará na beiradinha da rodovia, aquilo cortou meu coração...

Se antes eu já dizia que a poeira havia se instalado em tudo, agora acho que é em tudo e em todos. Os cabelos ficam duros de se andar na rua, as folhas da minha planta da sacada estão todas cobertas de terra, e o guarda-roupa, ainda que fechado, tem uma camada de poeira em todas as gavetas e prateleiras, uma lástima!

Tem chuva prevista prá setembro/outubro, e eu mal posso esperar! As estações por aqui são muito estranhas e diferentes do clima paranaense que eu conheço. No inverno, as temperaturas ficam amenas e a umidade relativa do ar gira em torno de 15%. O verão é chuvoso e quente, muitas pessoas reclamam que as roupas mofam nesse período! Tem semanas em que chove todos os dias (e quase todas as noites), aquela chuva constante e sem vento, que abafa e refresca ao mesmo tempo!

O clima daqui me fez muito bem, não tive nenhuma crise alérgica ou gripe desde que cheguei - ou é isso ou é a necessidade de jamais ficar doente longe da mamãe - mas confesso que essa divisão tão brusca entre seca e chuva me angustia um pouco. Às vezes uma chuva é tudo que a gente precisa prá agitar o ar parado, prá tirar a poeira, prá sacudir a vida!


..:: Dicas de clima seco ::..

- Um delicioso chá gelado com limão
- Saladas temperadas com shoyu
- Picolé de fruta
- Deixar o cabelo secar naturalmente após o banho
- Vaporizador ao lado da cama
- Hidratante no rosto, joelhos, cotovelos e cutículas
- lip balm all the time!


..:: Dicas de clima úmido ::..

- Um bom leave-in anti-frizz pro cabelo
- Guarda chuva resistente
- Hidratante em gel pro rosto
- Body Splash pro corpo
- Livro prá ler enquanto a chuva cai
- Plantas prá pôr na chuva
- Bolo com café

3 comentários:

Sheila disse...

Oi,
Aqui em SP os dias tem sido muito seco,com algumas escolas suspendendo as aulas inclusive.Vamos esperar por uma chuvinha para amenizar essa secura.
Beijos e bom dia.

Anônimo disse...

Meninaa a coisa aqui ta feia tbm,não chove a muito tempo,o calor já mostrou as garras e o pó nem se fala,sinto pó até nos dentes,tudo muito seco,onde andam os indíos? cade a dança da chuva? Muita saudades de tu. Vem prá cá, vemmmmmmmm. Beijos e um abração bem apertado,te amo muitão. Tia Marildinha.

Nadja Barros disse...

Oi amiga!!

Olha, sei direitinho o que é este tempo, viu!
E pra piorar, estas maledetas queimadas! Lá em Rio Branco até o aeroporto fecha, devido a 'capa' de fumaça que se forma sobre o estado! Um horror!!! :(

Por aqui, falta avisar o "Homem" lá em cima que a primavera já chegou, pq tem um vento frio (na minha friorenta opinião) que me deixa entupida, de garganta inflamada e com cara de velhinha do agasalho toda noite!!

Pode acrescentar um par de meias quentinhas na sua listinha pro dia úmido? Grata! :)

bjs!