terça-feira, 3 de agosto de 2010

A Incrível Viagem de Shackleton

Esse livro é IN-CRÍ-VEL!!! Eu gosto de histórias do mar, de marinheiros que ficaram à deriva, que tiveram que descobrir um meio de voltar prá terra sem tantos recursos. Como eu já havia adorado O Garoto no Convés, achei que também iria gostar desse, e acertei! :o)
O autor, Alfred Lanseng, refez o trajeto da expedição do navio Endurance ao Atlântico Sul baseado nos diários do capitão e da tripulação de marinheiros - sim, é tudo real, o que faz o livro ainda mais emocionante!
A história se passa entre 1914 e 1917, e o Endurance partiu para cruzar o Círculo Polar Antártico. O navio era robusto e feito para enfrentar o gelo, mas não TODO o gelo que eles encontraram por lá... blocos e blocos de gelo, que acabaram por trancar o navio em meio ao oceano congelado. O verão estava no fim e a tripulação teve que enfrentar todo o inverno antártico (escuridão 24 hrs!!!), caçando focas, mantendo-se aquecidos e esperando que algum vento abrisse o mar de gelo e desencalhasse o navio.
Isso já seria ruim o suficiente, se os blocos de gelo não causassem uma pressão tão violenta que partissem o navio ao meio, afundando-o no meio do oceano... os homens náufragos ficam reféns do clima, sobrevivendo sobre as banquisas de gelo, caçando para se alimentar - e alimentar a matilha de cães husky que levaram - tendo que enfrentar a batalha pela sobrevivência, contra o tempo, o tédio, a fome, o frio, a sede.
Isso já seria ruim o suficiente, se... sim, ainda piora, mas não vou contar, né... vai que alguém realmente resolve ler o livro!!! Eu recomendo muitíssimo, o autor vai alternando a narração com trechos dos diários, o que deixa tudo ainda mais interessante.
Lições de amizade, de companheirismo, paciência, garra, resistência... eu adorei! O Shackleton poderia ter dado palestras sobre Gestão de Pessoas muito antes do termo existir, hahahaha!

Nenhum comentário: