domingo, 29 de agosto de 2010

Bolo Farofa de Banana

A Nadja deu a dica lá no Little Black Dress e eu fiquei toda com água na boca! A receita original vem do Rainhas, e é um bolo digno de realeza mesmo, minha gente! Fiz e levei no trabalho, foi um sucesso, todo mundo se perguntando como é que faz esse bolo tão diferente!
A receita é bem simples e por um momento eu pensei que não fosse dar certo, ou que eu estava fazendo algo errado, mas quando ela foi pro forno eu acreditei que ia ficar ótima - só pelo cheirinho delicioso que se espalhou pela casa!

O primeiro passo é fazer o creme:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 lata de leite (a medida do leite condensado)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de baunilha
1 lata de creme de leite (acrescentar só depois que o creme estiver frio)

O creme é mega simples: vai tudo pra panela, mexendo sempre em fogo médio até engrossar e ficar na consistência de um creminho. Reserva essa panela (sem adicionar o creme de leite ainda) e faça a farofa:

3 xicaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Aí é só misturar tudo com as mãos até ficar uma farofa bem soltinha.

Hora de montar o bolo:

4 bananas nanicas

Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque metade da farofinha. Aí corte as bananas de comprido, em tiras, e cubra toda a farofa.

Nesse momento, o creminho que você deixou na panela já deve estar morno, então é só adicionar a lata de creme de leite e misturar bem. Aí cubra as bananas com o creme, e por fim, cubra tudo com a outra metade da farofinha e salpique canela por cima. Tá pronto!!!!

A forma vai pro forno pré aquecido, e fica por uns 30 minutos, e este bolo não tem teste do palito, tem teste da colher!!! Quando você bater a colher sobre a farofinha e ela estiver crocante, o bolo estará pronto!
A Letícia avisou lá no Rainhas: "Não deixar mt tempo no forno para não ressecar a parte de baixo da farofa, ok?" Pois eu deixei mais tempo que o necessário e realmente ressecou toda a base de farofa do bolo :o( mas nem isso deixou que ele ficasse menos delicioso!

Comi quentinho, o creme escorre no prato, é de se lambuzar, minha gente! E no dia seguinte, esse bolo frio também é delicioso! Recomendo muitíssimo, fica todo mundo perguntando como você fez esse bolo, além de ser muito, muito fácil de fazer!

8 comentários:

Sheila disse...

Tati,
Que delicia é essa???
Próxima receita a ser feita.
Beijos

Anônimo disse...

Oi lindoca!!!eu também fiz quando ela postou,muito bom mesmo,depois lembrei que já conhecia essa receita.Muitas saudades sua,beijocas. Tia Marildinha.

Carla disse...

Estou babando até agora!!!!

Renata Carvalho disse...

Conheço um parecido...
Mas que não leva leite condensado nem creme de leite.

Quando eu morava em república, na época da faculdade, era o bolo que reinava absoluto, afinal não tinhamos liquidificador nem batedeira.

Gosto, fácil de fazer e rápido.

Acabavámos inventando e inovando. Tente a mesma receita com pedacinhos de maçã e passas para vc ver. Fica muito bom tbm.

Boa semana.

Nadja Barros disse...

huuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmm....

que foto estratégica!!!...deu até vontade de fazer de novo!!! :)

bjs!

Nadja Barros disse...

Colega, sobre o comentário amigo que vc deixou lá no bloguinho dodói:

a gente é phyna e tá de apartamento, oi?

eheheheheheheheheheh

;)

Fabi disse...

Amei! Não consigo mais acessar o Rainhas do Lar, realmente tiraram do ar. Uma pena! Queria ter certeza de que não vão mesmo gemas nesse creme. Bjs.

Unknown disse...

Goste muito, vou fazer este bolo.