A
Nadja deu a dica lá no Little Black Dress e eu fiquei toda com água na boca! A receita original vem do
Rainhas, e é um bolo digno de realeza mesmo, minha gente! Fiz e levei no trabalho, foi um sucesso, todo mundo se perguntando como é que faz esse bolo tão diferente!
A receita é bem simples e por um momento eu pensei que não fosse dar certo, ou que eu estava fazendo algo errado, mas quando ela foi pro forno eu acreditei que ia ficar ótima - só pelo cheirinho delicioso que se espalhou pela casa!
O primeiro passo é fazer o creme:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 lata de leite (a medida do leite condensado)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de baunilha
1 lata de creme de leite (acrescentar só depois que o creme estiver frio)
O creme é mega simples: vai tudo pra panela, mexendo sempre em fogo médio até engrossar e ficar na consistência de um creminho. Reserva essa panela (sem adicionar o creme de leite ainda) e faça a farofa:
3 xicaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
Aí é só misturar tudo com as mãos até ficar uma farofa bem soltinha.
Hora de montar o bolo:
4 bananas nanicas
Em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque metade da farofinha. Aí corte as bananas de comprido, em tiras, e cubra toda a farofa.
Nesse momento, o creminho que você deixou na panela já deve estar morno, então é só adicionar a lata de creme de leite e misturar bem. Aí cubra as bananas com o creme, e por fim, cubra tudo com a outra metade da farofinha e salpique canela por cima. Tá pronto!!!!
A forma vai pro forno pré aquecido, e fica por uns 30 minutos, e este bolo não tem teste do palito, tem teste da colher!!! Quando você bater a colher sobre a farofinha e ela estiver crocante, o bolo estará pronto!
A Letícia avisou lá no Rainhas: "Não deixar mt tempo no forno para não ressecar a parte de baixo da farofa, ok?" Pois eu deixei mais tempo que o necessário e realmente ressecou toda a base de farofa do bolo :o( mas nem isso deixou que ele ficasse menos delicioso!
Comi quentinho, o creme escorre no prato, é de se lambuzar, minha gente! E no dia seguinte, esse bolo frio também é delicioso! Recomendo muitíssimo, fica todo mundo perguntando como você fez esse bolo, além de ser muito, muito fácil de fazer!