terça-feira, 30 de junho de 2009

Ao vencedor, as batatas!

O que fazer com duas batatas médias esquecidas na geladeira? Maionese? Sopa? Batata frita? Purê? Eu decidi dar um destino mais digno prá esses queridos, saborosos e versáteis tubérculos!
Resolvi fazer BATATA RECHEADA!
Vamos ao passo-a-passo!
Primeira missão: dar uma pré-cozida nas suas batatas. Uma aferventada rápida, prá dar aquela amolecida, porém, não prá cozinhar geral. Não pergunte o motivo, mais á frente na nossa tele-aula você entenderá o motivo.

Alho picadinho. Bacon picadinho. O alho é fundamental. Se você não gosta de alho, nunca mais siga minhas receitas. E pronto. O bacon é o meu recheio, mas você pode optar por vários outros recheios, à sua escolha. Strogonoff, por exemplo, fica divino na batata! Eu não fiz porque nesse dia não tinha carne em casa. Nem creme de leite. E nem cebola.

Retire as batatas muy calientes da água e corte-as ao meio, do pólo norte ao pólo sul. Da batata, claro.


Esqueci de fotografar alguns passos do processo, porque me envolvi demais nas atividades mágicas da culinária. Quando vi, já estavam prontas, e eu, com a cerveja na mão, me perguntei: por que você não fotografou, Tatiana? Ic, não seeeeeei! :oP
O que eu fiz após cortar as batatas ao meio? "Cavei" com uma colher o miolo da batata, fazendo uma espécie de barquinho. Nessa hora você vai entender porque não se deve deixar as batatas cozinharem por muito tempo no passo nº 1. Quando fui cavar, a casca começou a se soltar, fazendo a batata rachar. Tive que improvisar uma "caminha" com papel alumínio, prá segurar as batatas danadas na sua forma original de batata.
Com a batata que eu cavei do miolo, fiz um purê de batata! Simplesmente esmague essa batata com manteiga e leite, e sal a gosto. É assim que eu faço purê! Aliás, alguém tem outra receita? Amo purê! Quando o purê está pronto, pegando fogo na panela, adiciono o alho picadinho cru, ele dá uma fervida na batata pelando, e fica um sabor ótimo!
Com esse purezinho delicioso, recheio os barquinhos. "Deito" (usei essa expressão só prá tirar uma onda, não que eu fale assim na realidade, oukey?) o bacon frito sobre esse purê, prá dar aquele tchans que só a gordura saturada sabe dar aos pratos!


Encho de queijo pro cima, porque bacon + batata PEDE queijo!


E aí estão as batatas após 20 minutinhos de forno! O recheio que eu escolhi foi purê de batata com bacon, mas você pode inventar mil e um recheios, pode substituir a fervura inicial por algum tempo no microondas ou no próprio forno, pode fechar as metades e fazer tipo um super sanduíche de batata... enfim! São muitas e engordativas opções, é só ter criatividade! E vamos dar um destino digno prás batatas, elas são carboidratos de respeito!!!!!!!
3 vivas para as batatas!!!!!!!

4 comentários:

Thy disse...

Tati se vc colocar requeijão no purezinho fica maravilhosoooooo

eu faço um pouco diferente...

Eu frito o bacon a propria gordurinha dele até secar.

ai nas batatas eu coloco uma colher de requeijão coloco a bacom em cima e coloco alho frito por cima... fica "infartadamente" delicioso...

Anônimo disse...

Hum que delícia! Vou fazer este sábado, pra ver se a minha fica boa, me deu água na boca!!!!
=)

beijokass

Luana

Anônimo disse...

EEEEEEEEEEEEEEba, pelo jeito chegou o computador, né?
Que legal , tava sentindo muita falta de suas postagens!
E suas batats ficara demais, hein?
Só uma dúvida me atromenta: quem comeu tudo isso?

Beijos
Flavia

Anônimo disse...

Ah, e nos aguarde, tudo se encaminha para q vc receba nossa ilustre visita muito em breve. Oba!

Beijos, amo vc muitão mesmo!
Flavia