1 - Escolher o feijão, separando os mais feiosinhos e murchos - como eu moro só, fiz 1 1/2 xícara de feijão apenas;
2 - Deixar o feijão de molho em água morna por 2 horas (você também pode deixá-lo em água fria mesmo, durante o período de uma noite ou uma tarde, por exemplo);
3 - Troque essa água do molho e leve-o em fogo brando na panela de pressão por uns 20 minutos, coberto com água uns 3 dedos acima (a minha panela de pressão tá tão ruim que ficou quase uma hora no fogo! )
4 - Retire do fogo, e se os grãozinhos estiverem bem macios, reserve-os até esfriarem um pouco;
5 - Enquanto isso, prepare o tempero do seu feijão: eu fritei bacon e calabresa picadinhos, adicionei alho e cebola; Reserve;
6 - Bata o feijão (os grãos e a água) no liquidificador até virar um creme, e some esse feijão batido ao tempero, adicione sal à gosto e tá pronto seu caldinho!!!!
Tomei na caneca, picando um tantinho de cebolinha na hora mesmo, e adicionei molho de pimenta... hmmmmm, aquece o corpo e a alma! Fiz com feijão preto, mas nada impede que você faça um caldo de feijão carioquinha. Se enjoar do caldinho, você pode somar batatas cozidas picadas e macarrão, pronto, virou uma sopa! Feijão no frio é quase cobertor, minha gente!