quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Fotomontagem ou Rocambole de Massa de Pastel

Minha fotomontagem é, ao mesmo tempo, uma receita! A máquina estava sem bateria, então tive que improvisar com o celular mesmo. Fazia muito tempo que não rolava uma receita inédita na minha cozinha, por isso achei legal registrar, tá muito monótona a minha culinária...
Eu já havia visto essa receita no Rainhas do Lar, mas existem muitas versões pelo Google afora, já rolou até no Mais Você. Minha irmã já testou essa receita há muito tempo atrás e elogiou, então resolvi testar também. Bora lá?

Rocambole de Massa de Pastel

Abra um rolo de massa de pastel. Passe algum tipo de molho prá "untar" a massa. Eu usei requeijão e um tiquinho de extrato de tomate. Adicione presunto e queijo. E recheio da sua preferência. Eu tinha um molhinho de frango congelado e azeitonas na geladeira, e também coloquei 1 tomate sem sementes picadinho.

Enrole como um rocambole, coloque em uma forma untada. Pincele gema de ovo batida por cima e feche as pontinhas com um garfo. Forno por 30 minutos, e bom apetite!!!!
É uma receita prática e rápida (chegou visita, tá ficando prá janta? Deixa um rolo de massa de pastel na geladeira, porque esse rocambole é mais rápido que pedir uma pizza!). Recomendo caprichar no recheio e não dar muitas voltas com a massa, porque a parte que fica prá dentro não fica crocante, só molenga. Então acho que uma boa dica é "enrolar" o recheio, como se fosse um pastelão, e não tanto como um rocambole. Deu prá entender isso?

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um livro não-ficcional

Que providencial, ter que falar sobre um livro não-ficcional justamente na semana em que eu acabo de ler o "Comer Rezar Amar" e já ia mesmo postá-lo aqui. Que livro lindo!!!!
Recomendo muitíssimo, a autora é incrível, o "passeio" dela é uma delícia de acompanhar, meu desejo é que ela continuasse viajando, por vários países, conhecendo mais pessoas, contando mais coisas.
Nem vou fazer sinopse porque meio que todo mundo já conhece o resumo desse livro, né? Ainda mais que muita gente já viu o filme, então não vou chover no molhado (uma mulher que viaja pela Itália, Índia e Bali, prontofalei). Demorei bastante prá ler, porque eu baixei da internet prá ler no Palm e acabei esquecendo de que eu tenho livros no Palm, já que ultimamente ando lendo apenas os livros da biblioteca do Banco do Brasil. Já tô toda me coçando prá assistir ao filme!
Mas vou confessar que, depois de ler Ruth Reichl, eu esperava mais da autora na Itália... achei que ela ia detalhar mais os pratos, o paladar, os aromas e os sabores italianos. Mas ela compensa em Bali, que, prá mim, foi o trecho mais lindo da viagem. Eu escolhi Amar, e você?

domingo, 17 de outubro de 2010

Um Livro de Ficção

Eu sei, eu sei. pulei o dia 12 que deveria ser Um Conto. Mas eu vou deixar isso prá lá, porque não sou de ler contos, então se eu escrever aqui "meu conto preferido" vai ser mentira. Resolvi pular logo pro próximo item, ta bom?

Então vou logo pro livro de ficção. Como tudo que eu leio e acho bom eu venho correndo aqui prá contar, foi difícil encontrar uma novidade prá escrever e recomendar.

Não é nenhum livro específico, mas sim todos os livros da Patrícia Cornwell. Prá quem gosta de CSI, suspense, investigação, serial-killers e coisas do gênero, é um prato cheio! As capas são um pouco assustadoras, mas a intenção dos livros é essa mesmo, eu me sinto dentro do cinema morrendo de medo, hahahaha! A personagem principal de todos os livros é a dra. Kay Scarpetta, uma médica legista mega competente e compenetrada, que em alguns livros sofre uma perseguição de um serial killer, mas os livros em geral tem assassinos diferentes, e ela vai elucidando os crimes, analisando os corpos das vítimas, as cenas, coletando evidências, é muito interessante!

Dizem por aí que a dra. Scarpetta vai virar filme, e seria vivida pela Angelina Jolie. Torci o nariz, porque acho que não tem nada a ver (se alguém mais leu os livros, o que acha?). Uma coisa bem legal é que em vários livros a dra Kay fica em casa cozinhando enquanto pensa nos crimes, e a autora sempre detalha as receitas. O público gostou tanto que ela fez um livro só com as receitas da personagem investigadora!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uma Foto Recente

Eu, dia 11/10/10, toda trabalhada num tom de pele rosado, pronta prá ir tomar uma cervejinha com a galere. O cabelo tá quase no tom natural (fui obrigada a usar um tonalizante porque alguns fios brancos se manifestaram), e muita coisa mudou desde aquela foto de 1996. Hoje eu me preocupo muito com o meu corpo, já não sou mais magra como eu era, adoro me maquiar e sou muito feminina. ^^

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mais de 10 anos se passaram...

Tive que pedir um help prá minha mãe prá conseguir uma foto minha há mais de dez anos, porque aqui no meu computador só tenho fotos recentes, e na minha adolescência ainda não tinha máquina digital. Eu tenho 15 anos nessa foto, um cabelo enoooorme e bem liso, na cor natural. Nessa época eu ainda não me maquiava muito, mas adorava tirar a sobrancelha e quase fiquei sem, acho que era meio moda na época, ter sobrancelha fininha. Eu ainda não ia ao salão fazer as unhas, usava as roupas todas bem largas e não era muito feminina. Não me lembro de ter preocupações com o meu corpo, eu era magra e usava o uniforme do colégio todo grandão, e levava aquelas pastinhas do Positivo do lado do corpo. Eu ganhei um book fotográfico de presente de 15 anos, mas como eu tinha um diastema bem grande nos dentes da frente, eu não sorri em nenhuma das fotos que eu fiz nesse dia, que bobona.
Minha mãe me matriculou em dois colégios nesse período, então eu cursava Educação Geral de manhã numa escola particular e fazia Magistério à tarde, numa escola estadual. Foi a melhor coisa que ela fez, porque eu tinha tantas coisas prá fazer, tantas provas e trabalhos, que eu nunca matava tempo ou pensava besteira. Além de toda a parte legal de se ter duas turmas! Eu não me lembro de ter questionado isso de estudar dobrado, acho que eu aceitei e encarei o desafio de uma forma tranquila (foi assim, mãe?), e quero fazer o mesmo pelos meus filhos, quando eles chegarem nessa fase complicada da adolescência. Sim, porque eu tô toda cândida nessa foto, uma candura de menina, mas eu lembro bem de como eu era, devia ser fogo de aguentar...

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma Foto que eu Tirei

Ano passado eu me assustei muito com o clima matogrossense. O calor é tão seco e tão intenso que chega a irritar. A temporada de chuvas foi aguardada por mim como um grande evento, e esse ano não está sendo diferente. Fico torcendo prá que chova logo, procurando estrelas à noite no céu (mas elas não aparecem de qualquer jeito, porque tem muita fumaça no ar...) e me iludindo, achando que, quem sabe, amanhã chove. Essa foto foi tirada numa das primeiras noites de chuva do ano passado, e a máquina está aqui, pronta prá noite chuvosa deste ano! A máquina fotográfica, o guarda-chuva e meu espírito estão a postos pro aguaceiro!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Uma Foto Triste

As notícias que mais me machucam e me revoltam são as que envolvem crianças. Crianças e drogas, crianças e maus tratos, crianças e violência, crianças e fome, crianças e doença. Não dá. Queria viver num mundo mágico onde toda criança pudesse ser feliz e saudável, com cama quentinha, família, risadas, brincadeiras, comida na mesa, escola e desenhos na tv, como tudo que eu tive.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Uma Foto Feliz

Qualquer foto com um dos meus sobrinhos me faz sorrir, mas quando os três estavam aqui, na sacada desse apartamento pequeno e quente do interior do MT, foi uma época realmente apertada e feliz. Amo os três com um amor sem fim!

domingo, 10 de outubro de 2010

Uma Experiência Inesquecível

Em 2006 eu era uma estudante de Ciências Sociais que se inscreveu prá participar do Projeto Rondon. Naquele ano seria executada a Operação Amazônia, e equipes de universidades de todo o país se deslocariam pro Amazonas e pro Tocantins, em regiões problemáticas, prá desenvolver ações que pudessem ampliar o bem estar da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do país. Eu fiquei muito, mas muito ansiosa até sair o resultado, e empolgadíssima quando vi meu nome na lista dos estudantes escolhidos!

Minha equipe contava com 6 alunos e 2 professores. Fomos até Curitiba de ônibus, e lá, um avião da Força Aérea nos aguardava, já cheio de estudantes da região sul, prá irmos até Brasília. Dá prá imaginar que eu, algum dia, voaria num Hércules??? A experiência já se tornava inesquecível desde o primeiro momento! Em Brasília ficamos no hangar da Força Aérea, onde recebemos os kits de rondonistas, almoçamos e aguardamos a chegada do Presidente Lula. Depois que ele falou, as equipes foram sendo despachadas em Hércules que foram saindo em diversas direções. Fomos parar em Manaus, e hospedados no Batalhão de Infantaria de Selva.

No BIS foi aquele esquema quartel, banho coletivo mega gelado, beliches alinhadas, acordar bem cedo com tampa de panela batendo... mas em alojamento feminino essa rotina era toda cheia de chapinhas, maquiagens e bobes nas franjas! Lá recebemos treinamento de como conseguir água ou fazer fogo na selva, que tipos de frutas são comestíveis e como reagir com ofídios. Lógico que o intuito da Operação jamais foi embrenhar os alunos no meio da floresta, mas... vai que... né?!

De Manaus fomos deslocados prá Eirunepé, a cidade em que desenvolvemos nossa ação. Junto com cada equipe era designado um "anjo", um tenente do BIS, que nos acompanhava o tempo todo.

E lá foi que eu tive a real idéia do tamanho desse Brasil, que as meninas que moram lá, à beira da Floresta Amazônica, nas margens do Rio Juruá, são exatamente as mesmas com quem eu convivi desde sempre, são meninas como eu, que adoram canetinhas coloridas, que saem prá dançar, que gostam de vestido colorido. A diferença é que a maioria delas se tornam mães muito cedo, moram todos na mesma casa, não tem sistema de esgoto, não conseguem emprego fácil... lá eu entendi a importância dos programas sociais. Porque lá é um lugar tão rico, mas tão rico, e ao mesmo tempo, extremamente pobre e cruel com aquelas pessoas.

E tirando toda essa parte sociológia e antropológica que o Projeto proporciona, ainda teve todo o lado das experiências engraçadas...
  • Eu era chamada de Xuxa na rua! As crianças vinham correndo falar comigo "Xuxa, tire uma foto comigo!!!" e eu tirava, com a minha máquina, elas olhavam as fotos e riam, riam....
  • Fui no forró e presenciei o leilão de um frango assado no meio do baile. E de um prato cheio de bistecas assadas. O pessoal come uma perna de frango, dança um Calipso, e por aí vai! Foi o dia mais divertido de todos, mas eu era a maior perna de pau perto das meninas de lá!
  • Lá existem tantas Raimundas Nonatas quanto Raimundos Nonatos!
  • Muitas pessoas tem o sobrenome "Montenegro" porque esse é o nome do navio da Marinha que passa por lá auxiliando as pessoas na área da saúde. Quem nasce dentro do navio, acaba levando o sobrenome...
  • Tivemos um dia de folga nas atividades em que fizemos um passeio de barco, e fomos pelo Juruá, entramos em um igarapé, e eu pude ver todos aqueles ribeirinhos, as comunidades muito afastadas da cidade, e uma casa com um mega escudo do Flamengo pintado na frente!
São tantas histórias, tantas lembranças, que quando eu paro prá pensar sobre isso, e sobre o tamanho dessa oportunidade, juro, tem horas que eu não acredito que eu estive mesmo lá. Foi mesmo inesquecível, do começo ao fim!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Uma Citação de Alguém

"Quero muito aprender a viver de modo que o olhar dos outros não me faça duvidar que eu tenho o dever de ser feliz, as long as I não faça mal à ninguém"


Essa frase é um comentário de alguém que eu li no blog Vodca Barata e achei sensacional, imprimi bem grande, deixei na porta da geladeira e acabei gravando na memória. A autora da frase (sorry, não faço a menor idéia de qual post guarda esse comentário) disse algo sobre a qual eu já refleti mutas vezes, quer dizer, porque será que, mesmo sem perceber, deixamos o olhar dos outros interferir na nossa vida? Porque as críticas ou os elogios fazem tanta diferença? Muitas vezes o outro não precisa nem falar prá nos atingir, basta um olhar. Exige reflexão uma coisa dessas!
Outra citação incrível é, claro, do mestre Paulo de Oliveira, que marcou diversos momentos da minha vida:
Não é o ideal. Mas é o que TEM!
Reflitam, sempre, sempre, sempre.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Livro Favorito

Argh, que missão impossível escolher um livro só!!!! Eu poderia republicar esse post, porque em 2008 eu li livros excelentes. Mas eu não jamais poderia deixar alguns autores de fora, e um dos livros mais deliciosos de ler, prá mim, são os da Ruth Reichl.
Esse livro deixou marcas muitos profundas, porque eu não lembro só da narrativa ser boa, mas eu me lembro da sensação de ler o livro, sabe como? Lembro do prazer de ler, eu saboreava mesmo as histórias, como se eu estivesse sentindo o aroma dos pratos que ela detalhava. Um livro sobre culinária pode mesmo deixar lembranças quase gustativas, e esse livro é muito real nesse sentido.
A autora conta de um jeito delicioso como o relacionamento dela com a culinária foi se estreitanto ao longo da vida, e, ao mesmo tempo, como o seu relacionamento com a sua mãe foi se tornando difícil. Os assuntos se cruzam desde a infância, e as refeições estavam ali, pontuais, marcando os momentos, o paladar se afirmando...
É lindo e eu poderia ler e reler por muito tempo!

sábado, 2 de outubro de 2010

Programa de Televisão Favorito

Alguma dúvida??? Grey's Anatomy com certeza!!!

Eu me vejo em vários personagens, mas especialmente na Izzie (tão triste porque ela saiu...), que acho que é a personagem mais "real" de todas. Mas eu ADORARIA ser como a Cristina.

Não assisti a sexta temporada inteira ainda, e tô reservando o gostinho de ver tudo inédito, quando comprar o box de DVDs. Eu fico triste com a saída do George e da Izzie, e sinto falta das cenas cômicas da segunda temporada, mas ainda assim tudo que se passa do Seattle Grace é tão empolgante e envolvente, que eu esqueço o que já passou e fico hipnotizada, mesmo com tanto drama - a quarta temporada foi osso, chorei rios! Além da trilha sonora, que é ótima!


Eu já amei Lost, Friends, Party of Five, Time of Your Life, The King of Queens (adoro tanto!), novelas em geral (especialmente Caminho das Índias, hahahahaa!), mas meu voto é de Grey's, e acho que isso é mesmo totalmente previsível!