sábado, 2 de março de 2013

Dica de Filme: As Aventuras de Pi




Fiquei hipnotizada com esse filme, do início ao fim! Lindo, sensível, imagens espetaculares, efeitos especiais na medida! Sempre que uma história envolver homens ao mar, naufrágios e afins, eu vou me interessar, acho incrível a capacidade de sobrevivência em condições naturais extremas, e esse filme me chamou a atenção logo no trailer, porque, né... um menino no mar, em um bote salva-vidas, e com um tigre? Oi?!
 
O filme já começa bonitinho, relatando a infância do menino indiano de uma forma tão divertida, tão leve, e ali a gente já vai entendendo como ele conseguiu sobreviver no mar por tantos dias, e como tudo se delineou prá chegar nesse ponto bizarro: em alto mar em um bote com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre!
 
Tudo que ele passou com o tigre foi narrado de forma tão delicada, com imagens tão encantadoras (fiquei muito arrependida de não ter ido ao cinema assistir em 3D), o diretor Ang Lee conseguiu dar às imagens um tom de magia que eu não esperava! E o mais interessante é que no fim do filme tudo isso é desconstruído, a gente acaba repassando o filme todo na cabeça, prá ver tudo por outro ângulo. Não vou estragar a surpresa prá quem ainda não viu, mas se eu achei o filme todo surpreendente, o final é ainda mais!
 
Fiquei curiosíssima prá ler o livro, vou procurar um com a capa original (porque o cartaz do filme já  virou a capa do livro, né! Que bode disso!), porque, mais do que a aventura, a vida e a sobrevivência do Pi tratam de fé. Quero muito ler prá agregar mais ao filme lindo... mereceu todos os Oscars!
 
Aliás, falando em Oscar: não entendi porque o ator Suraj Sharma, que faz o Pi jovem no filme, não concorreu ao Oscar de melhor ator. Quanto mais eu assisto aos filmes que concorrem ao Oscar, menos eu entendo as escolhas dos vencedores.

3 comentários:

Renata Carvalho disse...

Oi, Tati,
Quando fui ao Rio e filme estava em cartaz, eu estava lendo o livro e não queria estragar a surpresa do final, embora não imaginasse que seria tão surpreendente.
De certa forma me arrependi de não ter assistido no cinema, em 3D. Deve ser espetacular!
Estou muito feliz que vc tenha voltado a postar...
Beijo

Roberta Roth disse...

Esse filme é realmente demais! Eu, que detesto filmes em 3d (tenho que usar um óculos por cima do outro e sempre tenho dores de cabeça) ameeeei a experiência.
E caso não saiba ainda, Tati, o livro é fortemente inspirado em uma história do escritor gaúcho Moacyr Scliar. O livro se chama Max e os felinos. Acho que vale a pena conferir também!

Beijos

http://faltoulouca.wordpress.com

..:: Tati ::.. disse...

Renata, que legal te ver por aqui, beijo!!!

Roberta, obrigada pela dica, li seu comentário e já reservei o livro do Moacyr na biblioteca!!!! Beijo!