terça-feira, 27 de março de 2012

Buenos Aires de Excursão

Logo no início do ano eu e meu noivo fizemos uma viagem ao Chile, e o roteiro foi muito bem bolado: BUENOS AIRES - SANTIAGO - MENDOZA. Digo que foi bem bolado porque fizemos tudo de ônibus, então o trajeto todo foi também um passeio, e como o objetivo da viagem era conhecer Santiago, uma passadinha pela Argentina foi providencial, na ida e na volta! Vou separar os posts da viagem prá não ficar muita informação condensada, OK?

Fizemos a viagem em excursão, e foi uma delícia, em todos os aspectos! Saímos do óbvio "viajar em casal" e nos divertimos muito, porque a turma era grande e a gente acaba conhecendo as pessoas e os lugares de uma forma diferente. Nossa excursão era bem daquelas no estilo daquele filme "Falando Grego", com pessoas de todas as idades, paradinhas estratégicas nos locais turísticos, guia explicando tudo com um microfone no ônibus, muito divertido e super bem organizada!

Nossa primeira parada foi Buenos Aires, e o trajeto de Toledo/PR (nosso local de saída) até lá foi basicamente estrada! Paradas em postos de gasolina e restaurantes pelo caminho dão uma aliviada, mas nada que valha a pena um registro... as estradas são ótimas e as paradas sempre tem gostosuras prá comprar, doces diferentes e claro, muito alfajor e cerveja Quilmes!

tostadas y capuccino no desajuno em um posto de gasolina
Chegamos em BA no horário de almoço, e em excursão não há muito o que pensar ou escolher, o guia já direciona o grupo para o restaurante indicado, informando a faixa de preços e como é o serviço. Dá prá procurar outro lugar se quiser, mas as indicações sempre são boas e sobra tempo prá fazer outras coisa$$ quando a gente vai direto no local indicado! Então o lance sempre era churrascão e buffet self-service, o mais prático e rápido possível.
açúcar com recadinho
Como o trajeto incluía apenas 2 dias em BA, tivemos a tarde livre para explorar a cidade por nossa conta. Fizemos check in no hotel e já partimos prá rua. Nosso hotel era ao lado da calle Florida, um calçadão extenso só com lojas, então apressei o passo, peguei meu copão de Starbucks e voei prá Falabella prá comprar roupas, além de uma paradinha nas livrarias deliciosas pelo caminho prá comprar souvenir da Mafalda! E o que mais tem em Buenos Aires? Brasileiros!!! Uma invasão de conterrâneos, mas isso era esperado, em janeiro todo mundo quer mais é viajar e gastar muitos pesos!

tango e comidas típicas
À noite fomos em um show de tango com jantar, com direito à aulinha de tango! O jantar foi muito gostoso e a aula bem divertida, mas o show de tango, mesmo sendo lindo, é cansativo... parecia que não ia acabar mais e depois de um certo momento eu me concentrei no vinho e me perdi na historinha que eles contam no show, que é tipo um musical.  O jantar consistia em entrada com empanadas (esses pasteizinhos aí na foto) e como prato principal eu escolhi um bife de chorizo (um corte de carne bem grosso) que vinha acompanhado de legumes. A sobremesa foi o melhor sorvete de dulce de leche que eu já provei, e que eu esqueci de fotografar!


No dia seguinte saímos cedo prá um city tour, com passada rápida pelo Obelisco, paradinha na Casa Rosada (onde estava acontecendo uma exposição de fotos muito legais do casal Kirchner), Plaza de Mayo, Catedral e uma voltinha pelo centro. Adorei esse passeio porque dá prá sentir mais a cidade, mesmo sendo turistas. Como o olhar está voltado pros prédios, prás pessoas, esqueci das lojinhas e "vi" Buenos Aires. Fiquei de olho nas pichações, a maioria é bem política, criticando os yankees e falando dos salários, bem interessante.

Cristina y yo muy nervositas
Após o almoço fomos conhecer Puerto Madero e o Caminito, aquela rua com construções coloridas tão famosa! Na verdade, todas as construções são lojinhas que vendem as mesmas coisas, comprei zilhões de ímãs de geladeira e tirei muitas fotos, o lugar tem um clima bem festivo e chovem turistas. Cuidado com os dançarinos e dançarinas de tango pela rua, eles te pegam pela mão prá tirar fotos e depois cobram 10 ou 20 reais pelas poses. Eu topei a primeira pose, com o cara pegando na minha mão, prá segunda pose ele ficou de joelhos e pediu prá eu sentar na perna dele, e na terceira ele pede prá você cruzar as pernas e te ergue no ar, achei aquilo meio cafona e paguei só os R$ 10,00 da primeira pose.  

dá prá ver o dançarino de tango fazendo a primeira pose ali no cantinho!
Depois do Caminito fomos no shopping Abasto, onde fiz as comprinhas mais desejadas da viagem - quem adivinha? Maquiagem!!! - jantamos e pegamos a estrada novamente, rumo às Cordilheiras dos Andes. Buenos Aires é uma delícia de cidade, quero voltar em breve e passar mais tempo, passear com calma... aproveitar as "rebajas" das lojas, conhecer o bairro Recoleta, e fazer todos os pontos turísticos de novo, porque é tudo muito lindo, a arquitetura da cidade é encantadora! Adorei as mini-sacadinhas que os moradores enchem de plantas!

momento felicidade: a primeira sacolinha da MAC da viagem!
Não tenho muitas dicas de compras prá dar, a viagem foi rápida e eu não pude me dedicar à esse passatempo comprístico! Só posso mesmo recomendar as Falabellas e as Farmacitys, que são cheias de cosméticos deliciosos! Mas existem muitos blogs com dicas calientes de como aproveitar cada cantinho de Buenos Aires, vale à pena pesquisar antes de chegar lá! A única coisa que não me agradou muito foi a comida, que achei pouco temperada e sem sal, mas os doces são deliciosos! O lado bom é que em todo lugar tem "milas" com puré de papas (bife à milanesa com purê de batatas), então dá prá fugir um pouco daquela carne assada de todos os lugares!

2 comentários:

Nadja Barros disse...

Amiga,leitura gostosa e dicas preciosas é com vc mesmo!!!

Aumentou mais ainda a vontade de conhecer Buenos Aires! Há rumores aqui por casa de uma ida em breve...rssss

Essas viagem by bus são o q há em recordações e histórias boas pra serem contadas e recontadas por muitos e muitos anos...já fiz muitas, hoje confesso q já não tenho mais tanta disposição pro sacolejar dia e noite, mas numa turmona animada, tava valendo com certeza! :)

Curti as fotinhas, especialmente a com a sacolinha preta e leeenda da mac, sou desssas tb rsssssssss

bjs a todos!

Caroline disse...

Sacolinha magica .......