quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Feia - A História Real de Uma Infância Sem Amor

Esse livro me consumiu o domingo todo, eu simplesmente não conseguia parar de ler! O dia passou voando e eu fui abduzida pela infância difícil da Constance Briscoe. Segue a linha daquele "O Castelo de Vidro".
O livro é autobiográfico, conta a história da infância da autora, que sofreu uma sequência de abusos físicos e psicológicos por parte da mãe e do padrasto. Violência gratuita, abuso de poder, descaso, negligência são só alguns dos ingredientes do começo da vida dessa menina, que perseverou, estudou, trabalhou e foi além, muito além das expectativas de todos.

Durante o livro eu me perguntava por que essa menina não denunciou a própria mãe, porque a narrativa é muito revoltante e dolorosa. Tem um episódio em que ela vai ao Conselho e pede prá ser levada prá um abrigo, mas as coisas não saem da forma como ela imagina... tudo se passa na Inglaterra, na década de 60, não devia ser tão fácil assim passar por cima da autoridade dos pais, afinal.
O livro é uma lição de vida, eu fui virando as páginas e dando mais e mais valor pros meus pais, prá minha infância cheia de amor e boas lembranças.

O nome do livro se refere ao dia em que ela chega em casa com as fotos tiradas na escola, aquelas que nossas mães compram, sabem? Pois é, a mãe dela olhava prás fotos e repetia: "Feia, feia, feia, como você pode ser tão feia? Olha esse nariz, essa boca de desentupidor de pia! Pro meu lado da família você não puxou! Venham ver, gente, como a Claire é feia!".

Os traumas foram muitos, ela teve alopécia causada por stress ainda na infância, caroços nos seios causados por beliscões, enurese noturna até os 11 anos, sendo acordada com tapas e bofetões sempre que escapava um xixi! E quando ela estava com 13 anos, a mãe simplesmente pegou os outros filhos, os móveis e se mudou, deixando 3 filhas prá trás, sozinhas na casa vazia, sem maiores explicações. Ela voltou um dia, claro. Prá cobrar aluguel das meninas! (vaaaca!)

Não estou estragando a surpresa de quem quiser ler, gente, acreditem que tem muito, mas MUITO mais abusos como esses no livro! A história é pesada, sim, mas tem toda uma superação, no fim é triste mas é lindo.
A Constance cresceu, se realizou profissionalmente, fez diversas plásticas, se tornou uma mãe carinhosa... li algumas coisas sobre ela na internet e fiquei cada vez mais fã. A mãe dela tentou processá-la por difamação quando o livro foi publicado, mas as cicatrizes e os históricos médicos comprovaram a verdade dos fatos. Triste, né?
Recomendo muitíssimo!!!

4 comentários:

Rodrigo Rocha disse...

Tati passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Luciana Matos disse...

Fiquei muito a fim de ler o livro, mas vou dar um tempo de histórias tristes, porque estou com uma aqui que me deixa desidratada de tanto chorar!
rs!
beijo linda!

Anônimo disse...

Eu estou lendo esse livro e realmente gostei muito.Esse livro é pra quem gosta de ler, pois tem algumas coisas muito pesadas nele,mas até recomendo para as pessoas valorizarem os seus pais...

Anônimo disse...

Eu li o livro, é simplesmente uma história de vida