terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Brownie com Nozes

Essa receita tem cara de férias! É mega doce, mas as nozes equilibram o sabor, então é prá comer sem culpa, e esperar os elogios! Eu fiz pro Natal (e tem tudo a ver com Natal, desculpem não ter passado a receita antes), mas sinceramente, acho que em qualquer época do ano um quadradinho de brownie cai bem!


Peguei essa receita no site da Martha Stewart, e fui traduzindo e convertendo as medidas meio de olho, pesquisando na hora mesmo, então fiquei na dúvida sobre a medida de vários ingredientes, aguardando até o final prá saber se daria certo ou não. Mas, graças à alguma energia culinária que vive no meu apartamento, deu certo e ficou delicioso! O pessoal do trabalho super aprovou e ficou pedindo mais!

A massa de chocolate com manteiga misturando com a farinha

Ingredientes

  • 120 gr de manteiga sem sal, temperatura ambiente (mais um pouco para untar a forma)
  • 1 xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1/4 de colher de chá de fermento em pó
  • 1/8 de colher de chá de sal
  • 3 xícaras de gotas de chocolate (ou chocolate maio amargo picado)
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara de açúcar cristal
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 xícara de nozes grosseiramente picadas

pronto prá ir pro forno!

Modo de Preparo

  1. Pré aqueça o forno. Unte uma fôrma com manteiga e forre com papel manteiga, deixando abas nas laterais (como alças para retirar o bolo ao final da receita), e reserve. Em uma tigela média, misture a farinha peneirada, o fermento e o sal. Reserve.

  2. Em uma tigela resistente ao fogo, misture a manteiga e o chocolate em banho maria, por 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quanto. Mexa até misturar, o chocolate não precisa derreter por completo. Retire do fogo, adicione os açúcares, os ovos, a baunilha, a mistura de farinha e metade das nozes. Misture bem e coloque na fôrma, alisando a superfície. Salpique com o restante das nozes.

  3. Asse por 30 a 40 minutos, ou até passar pelo teste do palito (quando o palito sair limpo de dentro da massa). Retire a fôrma do forno e deixe descansar sobre uma gradinha até esfriar completamente. Com as abas do papel manteiga, retire o brownie da fôrma e corte em pedaços.

crocante por fora, cremoso por dentro

Um comentário:

favinhos de mel disse...

Adorei sua receita brownie com nozes, achei seu blog por pesquisa só agora e testei a receita, minhas filhas amaram. Tenho um blog que tem várias receitinhas de doces, que é o que gosto de fazer, tanto que trabalho com isso, dá uma passadinha lá: favinhosmel.blogspot.com
beijos