sábado, 31 de outubro de 2009

A Parte Mais Tenra

Desde que eu li o "Conforte-me com Maçãs", fiquei curiosa prá ler tudo que a Ruth Reichl já escreveu. Simplesmente AMEI a forma como ela escreve, e esse livro superou as minhas expectativas.
Ela conta como a história dela, desde a infância, na adolescência e na fase adulta, esteve relacionada à culinária. Tudo de um jeito tão delicioso de ler, é mesmo um saboroso aprendizado sobre a vida.
Os livros dela me passam uma sensação de conforto inexplicável, as histórias - inclusive algumas passagens bem complicadas da vida dela - são contadas de um jeito leve, a leitura flui e eu não conseguia parar, devorei cada letrinha do livro.
E fiz uma reflexão, sobre como a nossa memória gustativa é importante, como cozinhar marca a vida das pessoas... quem não se lembra de um prato gostoso que só a mãe ou alguém muito querido preparava na sua infância? Que o sabor do feijão que uma pessoa faz nunca vai ser igual ao sabor do feijão de mais ninguém, mesmo que use os mesmos temperos? E que você lembrará prá sempre desse sabor?
É um livro inspirador, recomendo muitíssimo!
Ah, e como o anterior, é cheio de receitinhas legais entre os capítulos!

Corajosa!



Eu admiro MESMO a coragem da minha amiga Britney. De todas as músicas que ela poderia interpretar nos shows da turnê Circus, ela canta justamente You Oughta Know, da Alanis, que é uma música ótima, realmente, ÓTIMA. Eu adoro essa música. Mas veja bem, tem todo um contexto. Achei que ficou meio confessional - ou pelo menos é o que as pessoas pensam e pode ser que não seja nem isso. Aaaaah vai, é isso sim!!!! E essa coreografia, dançando em volta dos boys, ficou uóóó hein.
Enfim. Coragem pela música, coragem por cantar ao vivo, e coragem de usar essa calça. Você é caruda, amiga. Meliga.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Lembrete: TROQUINHA

Gente, nossa troquinha ainda está aberta, as inscrições vão até o dia 05/11!
Convidem as amigas! Não precisa ter blog, não precisa ser leitora desse blog, não precisa pagar nada! É só ter amor no coração, vontade de participar e de partilhar!
VENHAM, VAI SER TÃO LEGAL! É só dizer que sim aqui ó!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eu devia ter comprado!!!

Sabe essa sensação, quando você vem uma coisa, pensa duas vezes e desiste de comprar, mas depois não tira o treco da cabeça? Ain, é tão triste e sufocante QUERER TER uma coisa que você PODERIA TER TIDO, mas no entanto DESISTIU DE TER.
Nessas horas, pratique o desapego, absorva a idéia de que é possível continuar a viver sem esse objeto, e, se quiser, continue pensando nisso com carinho, como eu faço.
Eu fiquei encantada por essa mini-estufa que eu vi na Tok&Stok em Goiânia, custava uns 30 pilas e eu não adquiri, porque na hora me pareceu uma graça, porém um tanto quanto frescurinha demais. E agora eu não paro de pensar nessa estufinha lindaaaaa! Comofas/
Já pesquisei em vários sites como fazer uma mini-estufa caseira, opções não faltam. Caixa de ovo, garrafa pet, cola um plástico por cima, faz uma armação com um cabide, tem invenção que não acaba mais. Se eu resolver dar asas à mais essa invencionice, eu venho aqui prá contar, tá? E se alguém aí tem o dedo verde e sabe como fazer florescer alguma coisa num apartamento quente e abafado, please, me ajuda!

Tem que ter braço!

Eu moro sozinha. Trabalho no ar condicionado o dia todo. Chego em casa e coloco vestidinhos soltos e aquelas roupas de ficar em casa. Ou seja, sujo poucas roupas e não tenho interesse em ter máquina de lavar por enquanto. Dá tranquilo prá lavar toalhas, 3 calças jeans e meia dúzia de blusinhas no fim de semana.
Mas lavar na mão requer paciência, e bíceps, tríceps, bíceps, tríceps, bíceps... não tem glamour nenhum nessa atividade, a não ser o cheirinho de amaciante. O processo é demorado, porque eu não fico esfregando enlouquecidamente a roupa no tanque, deixo lá de molho, dou uma esfregadinha e tá ótimo. Existe a ótima idéia de se lavar roupas com os pés, que eu já usei e realmente funciona! Além de ser terapêutica, né Marinita?
Sabãozinho de côco, um pouquinho de sabão em pó, um Vanish prá roupas brancas e deu. Enxaguo bem, e vai pro amaciante. Esqueço lá por uns minutos e depois vem a única parte chata da coisa toda: toooooooorce!!! Torce, minha filha, força nesse braço! Calça jeans requer toda uma técnica, lençóis e toalhas também, prá não chegarem pingando até o varal. Mas já tiro de letra, e não sinto necessidade de ter uma máquina de lavar ou centrífuga.
Mãããs, como a lavanderia é pequena, em dias de lavadeira power, onde os lençóis e fronhas entram pro babado, o improviso corre solto e meu quarto vira esse cortiço aí da foto!
Mas vou ter que confessar: nessa secura que é o MT, adoro dormir com esses lençóis úmidos ao lado da cama, perfuma o quarto todo e umidifica o ar! É o legítimo pobre, porém limpinho!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comprei um quilo de farinha...

... prá fazer farofa-fa!
Eu já tinha falado sobre essa farofa aqui no blog, mas ainda não tinha passado a receitinha, né? Rápida, facílima e deliciosa, dá um xablau em qualquer refeição, minha gente! Se arrisca na farofa, que vale a pena!
Passo a passo, mega simples:
Bacon primeiro, abrindo os trabalhos, picado pequenininho, fritando sem óleo nenhum. Deixa que ele solte a sua gordurinha saborosa, e abra alas prá...
Você fritar o alho e cebola logo depois, junto com o baconzinho. Quando a cebola estiver transparente (no meu caso aí da foto, até deu uma queimadinha, mas não comprometeu o sabor), é hora de...
Colocar os ovos. Usei dois, e isso vai da sua preferência, minhas receitas não tem medida, é tudo no olhômetro e na fome. Cara e Coragem, sempre! Mexe bem a mistura até o ovo ficar bem mexido, e bem fritinho.
Aí adiciona a farinha! Eu usei uma com sabor de calabresa, deu um tchan de sabor!
Por último eu coloquei a banana picadinha, e misturei de leve, prá ela não desmanchar demais. Você pode usar a banana no estágio anterior, antes da farinha, mas a banana que eu tinha na geladeira já tava muito madura, ia desmanchar toda e virar maçaroca se eu deixasse muito no fogo.

Acompanhamento prá tudo, ela sempre dá uma reforçada no sabor da refeição! E você pode incrementar com o que quiser. Cenoura raladinha, pimentão, couve refogada... vai da sua criatividade, ou necessidade de dar um fim aos esquecidos da geladeira. Eu sempre parto do princípio que qualquer ingrediente pode participar de uma farofa, desde que ele fique bom quando frito ou refogado. Mas a minha vizinha coloca pepino picado na farofa e tudo bem, fica legal, ela não faz farofa no fogo, serve tudo cru, picadinho, misturado com farinha.
Aquela velha história: diferentes modus operandi para as mesmas coisas! E diferentes resultados prá cada tentativa! Cozinha é alegria, né?

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Griffin & Sabine


Há muito tempo atrás, numa revista, eu li a respeito desse livro. Eu adoro ler as indicações de filmes, livros e DVDs de várias revistas, e algumas me interessam tanto que eu anoto mentalmente que preciso ler ou ver aquilo, e não esqueço mais! Foi assim com esse livro, "Griffin & Sabine"!
Eu nunca havia procurado esse livro prá comprar, mas queria ler, ver, pegar. Porque é um livro interativo, a troca de correspondências entre o Griffin, um cara que mora na Inglaterra, e a Sabine, uma garota que mora em uma Ilha no Pacífico, está toda impressa no livro, e mais do que isso, os envelopes estão colados nas páginas, então o leitor é quem abre as cartas, desdobra o papel e acompanha a história deles através da correspondência! Lindo, não é não?
Mais lindo ainda, porque os dois são ilustradores, então as cartas e os cartões postais são todos decorados com desenhos muito criativos, e prá melhorar tudo, o clima de romance e mistério paira no ar o tempo todo. Não vou dar dicas sobre o que acontece entre os dois, e o motivo da correspondência - eles nunca se viram pessoalmente! - porque eu tive uma ótima surpresa, então, quem quiser ler o livro por esta indicação, tem o direito de se surpreender também.
Pena que o livro é curtinho, li em 20 minutinhos. Lógico que voltei, li de novo, prestei atenção nos detalhes dos desenhos, dos selos, da escrita... e já tô sabendo que esse é o primeiro de uma trilogia! Ainda tem o "Agenda de Sabine", onde a troca de cartas continua, e "O caminho do Meio", onde a correspondência deles termina.
Ainda bem, porque o final deste primeiro livro é torturante! Recomendo demais!!!

O bophe de Britney

Que a minha amygha Brit tem um dedo podre, isso todos sabem. Ela pegou o Justin só quando ele era N'Sync, depois o Federline, aquele cara de fuinha, e agora ela tá saindo com um carinha, nada declarado ainda, mas dizem que ele era agente dela, ou algo do tipo.
Bom, o fato é que não demorou pros sites de gossips perceberem que o carinha, Jason é seu nome, anda um tanto mudado... emagreceu, clareou o cabelo, anda bem mais muderninho!
Eu fui com a cara dele. E acho que a Britoca merece um cara legal, todas nós merecemos. Ele até tá ficando gato, vai! E ele ainda carrega a bolsa e os filhinhos dela! Assume ele logo, colega!

The evolution of Britney's man! X17 Online

domingo, 25 de outubro de 2009

Fim de Semana

SÁBADO

Acordei tarde, um calor danado. Eu ia ao mercado, mas olhei a geladeira, eu tinha tudo que eu precisava pro almoço. Na noite anterior, eu tinha preparado um tempero com limão, pimenta do reino, alho e sal, e tinha uma costelinha de porco marinando na geladeira. Comecei a limpeza da casa. Amarra o cabelo, põe uma roupa confortável, e a insubstituível faixa branca na cabeça pro cabelo não atrapalhar.
Balde, vassoura, rodo, sabão em pó, perfuminho pro azulejo. Lavei a sacada. Lavei o banheiro. Já eram 11:30. Suspendi a limpeza, fui providenciar o almoço.
Coloquei a costelinha no forno, comecei a picação dos legumes prá farofa. Lavei o arroz e deixei escorrendo. Deixei tudo pronto, picadinho. E voltei prá limpeza do quarto. Arrasta cama, varre, passa pano, guarda as roupas espalhadas. Tudo no lugar, e cheiroso! Fechei a porta do quarto! Etapa 1, concluída.
Voltei prá cozinha. Lavei a louça toda. Fritei o alho, fiz o arroz. Fiz a farofa. Tirei o papel alumínio da carne, deixei dando uma dourada. Temperei a salada. Só faltava a carne, tava tudo pronto.
Nossa, tem um filme da locadora prá devolver hoje a tarde! Coloquei o filme, Operação Valquíria (filmão, hein!). Sentei, comi, assisti o filme, tomei um guaraná geladinho. Enquanto o filme rolava, deitei no sofá e cochilei. Acordei, terminei de assistir. Já eram 17:00!!!!
Lavei a louça, e comecei a arrumação da cozinha e da sala, eu queria tudo pronto prá sair às 19:00! Varri, limpei, organizei. Às 18:20 fui tomar banho. Quando eu fechei a porta da sala, às 18:45, com o cabelo molhado, e saí de casa, a casa tava um brinco, e eu com uma sensação de dever cumprido!
Chamei a vizinha, e fomos a pé prá nossa rezinha básica de sábado. Na volta, fazia tanto calor que resolvemos jantar fora, comer espetinho.
Eu, a vizinha e o marido dela fomos a pé até um restaurante, fazia muito calor. A caminhada foi muito agradável, e pedimos picanha ao catupiry. Uma delícia!
Na volta, ela viu uma árvore com umas flores brancas, lindas, e começamos a montar buquês! Cheguei em casa, tudo cheiroso... improvisei um vaso com uma garrafinha de azeite vazia, deixei no balcão ao lado do Santo Antônio.
Assisti TV, depois liguei pro noivo, já era aniversário dele!!!! Que pena não estar juntos num dia especial assim... depois baixei um joguinho na internet e fiquei até às 2:00 jogando!

DOMINGO

Acordei cedo, e com muito calor! Dormi com a porta da sacada aberta, então a luz entrou cedo no quarto me fazendo acordar. De novo, pensei em ir ao mercado, mas tinha bastante comida na geladeira. Pensei em comprar mais um refrigerante, mas optei em fazer um chá de hortelã gelado, prá amenizar o calor absurdo. Eu não tinha muito a fazer, e ainda estava bem sonolenta. Deitei no sofá prá ler meu livro, e cochilei. Acordei meia hora depois, pensando na preguiça de cozinhar o almoço. Tava tudo tão limpinho, senti preguiça mesmo, de cozinhar, de sujar e limpar. Continuei lendo, deixei o almoço prá pensar depois. A vizinha bateu aqui, pediu ovos emprestados. Aí bateu de novo, ás 11:40, com dois pedaços lindos de quiche de palmito que ela havia acabado de fazer! Quiche com chá gelado, um almoço natureba hoje!
Zanzei pela internet, joguei mais um pouquinho, o calor aumentando! Liguei o ar condicionado e deitei na cama, lendo meu livro, outro da Ruth Reichl, companhia perfeita prá uma tarde preguiçosa!
Dormi de novo, sonhei bastante. Acordei, zanzei pela casa, e estou aqui escrevendo agora, enquanto a costelinha picada está fritando na panela de pressão.
Um dia solitário, mas preguiçoso e tranquilo, bem do jeito que eu gosto! Só falta o lóvis, que merecia um bolo de aniversário delicioso!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Troquinha!

OK, atendendo a pedidos (hmmmmm, ta se achando!), VAMOS BRINCAR DE TROQUINHA???
Vocês, leitorinhas amadas, sempre me perguntam sobre as trocas, mas ultimamente não tenho encontrado mais sites de troquinhas nacionais... eu participei das duas trocas organizadas pela Gezinha, e foi super legal! Ela encerrou as trocas, porque muitas meninas descumpriram o trato e não enviaram a troca prá amiga, que feio! E aí ficamos sem esse site lindo e tão bem organizado que ela havia feito. Eu andei procurando pelo Flickr, mas não encontrei nenhuma troquinha em andamento.

Bom, então vamos organizar uma por aqui!!!!!!!

REGRAS:

1- Cumprir os prazos!!! Caso haja qualquer imprevisto, entrar em contato com a amiga e AVISAR!
2 - Cumprir as normas e enviar os itens solicitados!
3 - Fazer tudo com amoooooor!

ITENS:

Você pode montar a troca como bem entender, mandar o que quiser prá sua amiga, afinal, essa troca não tem tema, é a primeira troquinha organizada pelo Pespontos, então vamos ter liberdade prá criar! Porém, alguns itens são fundamentais:

1 - Enviar algo feito por você. Acho esse item o mais importante, porque todas as pessoas sabem fazer alguma coisa linda, tenho certeza. Bijuteria, crochê, tricô, biscuit, bordado, vale o que você fizer! A internet está cheia de inspirações, e a sua cabeça também! Procure e mão à obra!
2 - Enviar algo para ler. Pode ser uma revista, um livro novo ou usado, um gibi, um folheto.
3 - Algo para comer. Chocolate, barra de cereais, salgadinhos ou pirulitos, mas tem que ser alguma coisa beeem deliciosa!
4 - Uma maquiagem. (hellooooo, é o blog da Tati, queria o quê?). Pode ser um gloss, um esmalte, um batonzinho básico, qualquer produto prá deixar a amiga mais linda ainda!
5 - Item de papelaria. Caneta, lápis, adesivos, papéis coloridos, agendinhas, post-its, o que te der na telha!
6 - Uma receita. De preferência, daquele seu prato favorito!
7 - Alguma coisa perfumada. Um creme prás mãos, um incenso, um sachet pra ambientes, um pacote de pau de canela.
8 - Um item de NATAAAL! Pode ser um papai noelzinho, um pingentinho prá árvore, um cartão escrito com amor!

Quem quiser dar uma idéia, se sinta à vontade. As inscrições estão abertas, e, apesar de serem 8 os itens a serem cumpridos, tentei escolher coisas fáceis de se encontrar, com muitas possibilidades, e dá prá enviar coisinhas baratinhas... a idéia não é gastar, e sim, espalhar amor, criar amizades, pensar no outro! Os únicos itens que exigem mais dedicação são o artesanato e a receitinha (envia escrita à mão, tá? É uma idéia!), os demais itens, a gente acha até no mercado mesmo!

Prá participar, é só comentar aqui nesse post: PARTICIPO! E, em seguida, me mandar um email confirmando a participação (nem precisa escrever nada, só envia o email com o título "troquinha" que eu já sei que é inscrição. Eu não acho legal vocês deixarem o email aqui no blog, então, tem esse trabalhinho extra de me escrever, OK? O email é tatiblog@hotmail.com
Gente, não é amigo secreto, tá? Vocês saberão quem é a sua amiga, poderão trocar emails e se conhecer se quiserem.
Lembrando que prá troca acontecer, temos que ter um quórum de pelo menos 10 incritas, OK? Caso não tenham tantas interessadas, vamos repensar a brincadeira!

DATAS:
Incrições até 05/11/2009
Sorteio realizado dia 06/11/2009
Envio dos itens até dia 15/12/2009


Vamos brincar???????

Quibe Ao Forno

O quibe ao forno que eu faço é muito simples. Quem me ensinou foi a Anna, uma amigona querida que dividia a mesa comigo quando eu trabalha na Caixa Econômica e a gente falava de comida o dia todo. Ela me ensinou muitas receitas, e eu adorava o jeito que ela me explicava, tudo tintim por tintim, prá iniciantes mesmo! Lembro de cabeça muitas dessas receitas, porque enquanto ela explicava, eu ia imaginando a execução dos pratos! Eu montava pastas, carimabava, perfurava, conferia papéis enquanto passeava pela cozinha imaginária onde a Anna cozinhava comigo.
Tenho saudades dessa época, já tentei puxar papo de culinária lá no banco e o povo disse que eu sou obcecada por comida, que eu penso nisso o dia todo. Hmpf.
Então é o seguinte: como tudo que eu faço, não tem medida certa e o alho e a cebola são as estrelas principais. A carne PARECE a artista aqui, mas é coadjuvante. Mas mesmo a coadjuvante tem que ter catiguria, então escolha uma carne de primeira no açougue e peça pro tio moer prá você, não vai pegando a que já está lá moída, OK? Escolhi patinho, porque tava uma peça de carne bem bonitona!
Existem cozinheiras mais profissas, como a dona Zinha, que faz o melhor quibe ao forno que eu já comi na vida, que moem a carne mais de uma vez, no moedor de casa. O meu quibe é mais modesto, prá guerrilheiros calouros.
Primeiro, coloquei o trigo prá quibe numa caneca e enchi de água. Deixa lá o triguinho inchando e vai temperar a sua carne. Aí vai do seu gosto, pode alucinar e temperar como quiser. Eu aditivei no alho, móóóita cebola (confesso que exagerei), hortelã bem picadinha, azeite prá umidecer e sal.
Depois da carne temperada, adiciona o seu trigo já inchado e mexe bem, mistura tudo com carinho.
E vaaaaaai prá fôrma. Nessa hora, você pode comer o quibe cru, caso confie na carne que você comprou. Pinga limão e se joga!
Espalha a carne bem bonitinha na fôrma e faz vários furos com o dedo. Esse furos você preenche com azeite de oliva. Usa azeite do bom, tá colega, aquele extra virgem. É um prato gordinho, tem que usar bastante azeite prá carne não ressecar. Enche a fôrma com essas piscininhas de azeite e tampa os furos, espalhando bem a carne.


Vai pro forno... e quando estiver doirada no centro e marronzinha nas bordas, pode servir!!! Fica uma carne saborosa, ótima com saladinha, arroz, pão sírio, e com o que mais você quiser acompanhar! Deixa a cervejinha gelando enquanto vai comprar a carne, quando o quibe sair do forno ela vai ser um excelente acompanhamento! ;o)

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Vergooonha!

Super Gêmeos, ATIVAR!
Forma de um............... avestruz!
Tava eu contando uma piada suja, bem da feiosa, prá um colega de trabalho meio desbocado. Aí outro colega chegou, e pegou o fim da piada. Me pediu prá contar a piada toda. Quase morrrriiiiiiii de tanta vergonha. Que feio que foi.
Piada no trabalho, nunca mais.

Presentes!

Fui à floricultura da minha amiga comprar a embalagem que vai guardar os presentes da minha amiga secreta do forum 2beauty, e me apaixonei tanto quando vi essa caixinha de madeira!

Toda pintada à mão, com muito capricho... é ou não é a caixinha ideal prá se guardar um presente???

Minhas visitas à floricultura da Terezinha são uma delícia, porque ela e as filhas são muito artistas, lá tem um milhão de coisinhas handmade, patchcolagem, pinturas, vasinhos coloridos, aventais costurados, almofadas de patchwork, chaveiros, móbiles... muitas idéias, cores e carinho! Adoro!
Nessa visita eu fui comprar um presente e saí de lá presenteada! Além de um copo de caldo de cana geladíssimo que eu tava doida de vontade, ainda ganhei essas rosas lindas, que vieram decorar o balcão aqui de casa!


E o melhor presente foi um convite prá almoçar com a família dela no domingo! Isso tudo foi semana passada, e só posso dizer que foi um domingo delicioso! São coisas tão simples que fazem a gente feliz, né?!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Compras Cherry Culture

Tem produtos prá mim e produtos prá amiga secreta do forum 2beauty. Eu gosto cada vez mais dos produtos da NYX, são baratinhos e honestos. Os trios de sombras são lindos, pigmentados e as embalgens são tão caprichadas! E custam uns 14,00 em média. Baratcheeenho, né?
Essa compra toda custou mais ou menos 65,00, com o frete, eu achei um preço bem camarada, afinal, são 6 sombras, 1 blush, 2 corretivos e 1 iluminador. Levou 19 dias prá chegar, veio tudo embaladinho, a Receita me livrou e eu tô toda feliz com meus productos novos!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Suco de Caju

Eu nunca tinha comido um caju. Assim, já tinha experimentado, mas os cajus que chegam no PR eram todos azedinhos, amarrando na boca, e eu achei que era normal, que o caju era mandado verde, sei lá. Mas descobri que caju é amarrento mesmo, até os daqui do MT, que já me disseram que era o caju mais delicioso que eu provaria nessa vida.
Ganhei uma sacola de cajus, e resolvi fazer suco. Mas eu errei quando coloquei cajus demais no liquidificador. O suco amarrou tanto na boca que parecia banana verde. Uuuuuuiiiiii!
Aí fui tentando consertar. Taca mais água no liquidificador. Mais açúcar. Leite condensado. Hortelã, prá disfarçar o sabor. Acabei criando o Mentajú Suíço, suco de Cajú com folhas de menta, e com muuuito leite condensado batido com gelo.
Ficou bom, e fiz de um tudo prá disfarçar o amarramento, mas que o danado ainda amarra, isso amarra.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

F#der a Vida

Ainda não consegui ser feliz com a novela nova. Acho tudo chato. A Helena é a mais boooooring de todas, e a Giovana Antonelli é uma mala, os diálogos são um porre, as músicas, os ambientes, tudo é chato, cansativo e besta.
Maya, me liga? Saudade de você, amiga.

domingo, 18 de outubro de 2009

Arroz sem óleo

Eu vi em algum canal um carinha ensinando a fazer arroz sem óleo. Resolvi tentar prá ver se era mesmo verdade. E verdade é, mas eu não gostei do resultado final.
Prá fazer, é bem simples: se você tem o costume de lavar o arroz, lave normalmente, e depois acrescente ali o sal e o tempero que você usa. Eu uso alho picadinho, como eu sempre digo. Alho é vida. Depois, leva esse arroz prá panela com muita água, uns 4 dedos acima do arroz. E deixa lá uns 15 minutinhos. Aí, volta esse arroz pro escorredor, prá escorrer toda a água dele. Esquisito, mas faz sentido. Volta o arroz escorrido prá panela e mexe um pouquinho, até a água secar. Fecha a panela e deixa ele ali no quentinho, prá terminar de cozinhar.
Fica beeem soltinho, mas o alho ficou cru e ele não ficou tão salgadinho. Não pretendo repetir a experiência, mas fica aqui meu testemunho.
Quem tentar, ou quem já experimentou, deixe também seu depoimento!


O arroz em seu estado intermediário, antes de ir para a segunda rodada de escorredor. Esqueci de fotografar o resultado final.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Drag-note

Priscila, a Rainha da Internet!
Na caixa que a minha mãe mandou, uma faixa de espelhinhos me intrigou... tive que ligar só prá perguntar: mãe, aquele trem brilhoso serve prá quê???? Ela riu tanto!!!
É prá artesanato, é só tirar os espelhinhos da faixa e colar onde quiser, fica lindo em móbiles, colados ao longo das fitas, entre as miçangas!
É prá artesanato, é??? Então não pensei duas vezes: customizei o notebook! Não ficou lou-ca?!
Adorey!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É Frango!

Comprei um pacote de peito de frango sem pele e sem osso, e prá economizar tempo, já cozinhei tudo e desfiei, porque... desfiar frango tem que ser num dia só, porque é um saco, hein. Prontofalei. Só consigo fazer essa tarefa chata se eu estiver com a tv ligada, sentadinha no sofá, desfiando o franguinho e assistindo qualquer coisa. Nesse caso, foi Grey's Anatomy. Põe a bacia com o frango no colo, garfo na mão e desfia, desfia, desfia...

Ficou até pedaçudo, no começo eu tava desfiando fininho, bonitinho, no final já tava saindo uns desfiados gigantes, hahahahaha!
Já vou passar aqui duas receitinhas parecidas, porém, diferentes. Você pode alterar as duas receitas conforme o seu gosto, eu não tinha muitos ingredientes então ficaram mais simplinhas. Mas muito deliciosas!

Frango com Requeijão
Essa receita é da Tia Marinita, muy simples e um quebra galho total, porque rende bem, é vistosa, agrada a maioria das pessoas e você pode congelar, tendo sempre um prato gostoso à mão, quando dá uma fominha (você pode congelar porções individuais) ou prá uma visita inesperada (congele uma quantidade maior!).
Frita uns dentes de alho bem picadinhos, com uma cebola picada em pedaços bem pequenininhos. Deixa refogando até a cebola amolecer. Adiciona um peito de frango desfiado, e dá uma fritada de leve nele. Põe umas 3 colheres de molho de tomate prá dar uma corzinha, e um copo de requeijão, do honesto. Não tenta economizar no requeijão, nunca. Essa é uma regra que vale ouro, hein.
Gente, tá pronta a receita! Põe num refratário, batata palha por cima e BOM APETITE! Eu coloquei uma camada de queijo ralado por baixo da batata palha, deu um toque de sabor!

Frango ao Molho Branco

Eu disse que as receitas são parecidas, mas acreditem, o sabor fica bem distinto.
Nessa aqui, é aquele molho branco básico. Você vai refogar o alho e a cebola no azeite. Se a cebola for ralada, fica melhor. Eu não tenho ralador, piquei miudinha. Enquanto a cebola tá lá na panela, você mistura bem 3 copos de leite com 3 colheres de farinha de trigo, e bate até ficar um líquido bem homogêneo, sem nenhuma bolhinha de farinha.
Adiciona esse molho quando a cebola estiver ficando transparente, e não pára de mexer, até ficar na consistência de um mingau.
Num refratário, coloca o frango desfiado, e incrementa com o que você quiser. Aqui, coloquei meia lata de milho cozido, mas acho que azeitona picadinha também vai cair super bem! Depois, despeja o creme barnco sobre esse franguinho, cobre com queijo fatiado, queijo ralado e vaaaai pro forno! Não precisa deixar muito tempo no forno, porque o frango já tá cozido. Eu só esperei o queijo derreter.

Gostaram? Parecidas, pero no mucho... o único trabalho dessas receitas é desfiar o frango. Depois disso feito, é zás-trás!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Larica 2ª Temporada

Rapaziele da Guerrilha, o Larica voltou, hein! O Evaldo já postou os dois novos episódios no YouTube, tá demais!
Primeiro Episódio: Refogadinho Com o Que Tem (faço muito, e tenho certeza que você já fez!)




Segundo Episódio: Pudim é Mole! (vou fazer, e vai virar post, aguardem!)


Assistam que tá valendo a pena! Paulo, meu herói!

Pegadinha!

Eu espero a chuva desde que eu cheguei aqui no MT. A tão famosa "temporada de chuvas", que, segundo dizem, é um período onde chove muito, quase sem parar, o dia todo, a noite toda. No feriado, que eu tava sozinha, queria muito uma chuva, mansa, calma, agradável e refrescante. E era o que o tempo indicava.
O céu armou-se, rebolou, as nuvens rodaram a baiana, raios e trovões, ventania e, de repente... nada. Limpou-se, foi-se embora, a chuva foi cair em outra freguesia, me deixando aqui no pó.
E aí que só chove quando eu tô dentro do shopping que é o prédio do banco, onde eu nunca sei se é dia ou se é noite. Fui na cantina tomar um café, e vi pela janela a rua toda molhada, as árvores pingando nas folhas, tão bonitinhas. Cadê a câmera escondida, São Pedro? Só chove quando eu não tô olhando??? Pegadinha, hein...

Painel

Quem acompanha o blog vai lembrar do painel da minha pseudo-lavanderia! A coisa mais bizarra que a arqueitetura já viu: minha lavanderia, além de ter uma rampa absurda, ainda tem um painel de vidro que dá pro corredor do prédio. Então, ou eu tampo aquilo ou os vizinhos poderão me ver lavando roupa (que graciosidade) e ver minhas calcinhas estendidas no varal. Lindo, hein!
Eu sempre invento alguma coisa prá colar lá, porque o papel desbota, e de tempos em tempos eu tenho que trocar. Dessa vez, eu fiz um patchwork com páginas da revista Melissa, que tem editoriais bem coloridos e bacanas. Eu deixei vãzinhos entre as páginas, aí passa uma luz, fica bem legal prá quem vê de fora.


Esse é o lado de dentro, com o detalhe da sapateira de plástico pink que eu preguei na parede!

E esse é o lado de fora, foto tirada do corredor do prédio. A vizinha disse que é a colagem mais legal que eu já fiz no painel! :o)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Laranja


Fazia tempo que eu não postava o esmalte da semana né amyghans?! É que - shame on me! - andei roendo as unhas. Elas ainda estão curtas e feinhas, perderam o formato, mas quando vi esse esmalte Laranja da Impala não resisti!

Eu já disse que associo esmalte laranja à praia, e nas férias desse ano fiquei de Laranja Siena o tempo todo, mas esse é um laranja mais fechado, mas ainda assim bem chamativo. Bem fácil de passar, e tem boa cobertura com duas demãos, como a maioria dos esmaltes da Impala. Gostei!

Vai me acompanhar, com clima de férias mental, por essa semana de trabalho!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cortina Handmade

Tudo começou com uma insatisfação, uma indignação até. Eu queria uma cortina prá minha cozinha (cuja janela dá prá rampa na lavanderia, uma paisagem não muito inspiradora), mas não queria uma cortina sem graça, uma cortina qualquer. Fui á loja de decorações, e... bom, me neguei a pagar os 250,00 que ela me pediu por uma cortina mais ajeitada. Mas pedi prá instalarem o varão, por 35,00 pilas, era metade do caminho andado. O que eu iria pendurar no varão era um problema a resolver mais tarde.
Aí, numa das caixas de Mamadi, ela mandou uma toalha de mesa. Pequena, com uma estampa bonita... foi o suficiente prá acender a lampadinha em cima da minha cabeça! PLIM! VOU FAZER UMA CORTINA COM UMA TOALHA DE MESA!!!
A princípio eu ia fazer com um lençol, mas não encontrei nenhum lençol sem elástico no mercado. E tinham várias estampas de toalha de mesa, fiquei super na dúvida... tinha que ser uma estampa inteira, não podia ter barrado, senão a cortina ficaria estranha.

Minhas dúvidas terminaram quando encontrei essa estampa de passarinhos, da coleção Flavia, o nome da minha irmã! Tomei isso como um sinal, e levei essa toalha em tons de rosa, azul e cinza.
Cheguei em casa, medi, cortei, e comecei a costura.
Ponto a ponto, enquanto a novela rolava. Demorou, viu, minhas amigas... mas eu encarei o desafio, porque eram só costuras em linha reta, não podia ser muito difícil! E realmente não foi. Foi trabalhoso, mas não difícil.
O arremate final ficou por conta dos botões coloridos que eu encontrei na loja de armarinhos, me apaixonei por eles!
A cortina ontem á noite, na hora em que ficou pronta, ainda toda amassada. Orgulho da Mamãe!

Detalhe dos botões coloridos, ficou charmosa, hein!

Uma olhada de pertinho revela pontinhos tortos... mas os filhos são assim, mesmo com defeitinhos, a gente sempre acha que eles são perfeitos!

Hoje de manhã, a cortina, bonitona, enfeitando o apartamento. I'm a very proud mamma!

Diferença entre Muffins e Cupcakes

Imagem: DeviantArt

A Alessandra levantou essa questão nos comentários, e eu fiquei intrigada. Como eu nunca havia pensado na diferença entre muffins e cupcakes???
Fui perguntar ao Dr. Google, e achei sites fofinhos, como o La Sucrerie, um blog onde a Isabel Furtado mostra e vende os cupcakes mais lindos nas embalagens mais fofas! O blog From Our Home To Yours, que fala da deliciosa culinária americana, e o Curious Foodie, que é uma delícia de ler - apesar de algumas palavras se perderem pelo caminho, porque é em inglês - e tem imagens lindas!

A diferença, meus caros e minhas caras, é que o Muffin é o primo pobre do Cupcake. Ele é mais simplinho, geralmente feito de massa e frutas, enquanto o Cupcake lembra mais um mini-bolo, porque leva cobertura e enfeitinhos!

domingo, 11 de outubro de 2009

Caixa de Mamadi

Ela mandou mais uma... cheia de coisas lindas! Dessa vez, além de coisas pessoais que ficaram prá trás, mandou muitos presentinhos!!! Obrigada!!!

1 - Muitos chás!!! Acho que compraram no Paraguai, essa marca, Té Supremo, é a mesma que a menina do Chile me enviou! São bem fortes, deliciosos!
2 - Fôrmas de alumínio e forminhas de papel para muffins! Em breve aqui, post sobre essas delícias!
3 - Presente da Mana, uma espécie de toy-art, uma girafinha daquelas da nossa infância, que você aperta embaixo e ela se retorce toda! Um amor! Ah, Flavia mandou também umas cestinhas lindas, esqueci de fotografar, mas já estão guardando temperos na cozinha!
4 - Pijaminha delicioso (já usei noite passada!), gloss e sabonete da Natura, porque a mamis sabe bem a filha que tem!
5 - REVISTAS!!!!
6 - Um joguinho de xícaras muito fofo, porém, no momento, sem uso.
7 - Tem dedo de Marinita nessa vaca porta-pano... achei lindíssima, tá na cozinha já!
8 - Papéis prá decoupage, prá fazer quadrinhos.
9 - Porta caneta presente da Marinita... amei!
10 - Decorações de Natal... isso fica prá um post em dezembro, OK?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ACW

Mais uma loja virtual testada. E aprovada! Eu li muito sobre a All Cosmetic Wholesale antes de me arriscar a comprar. Eu namorava os produtos do site, sempre montava listinhas de compras, pesquisava produtos, mas nunca havia de fato feito uma compra.
Aí chegou o amigo secreto do fórum 2beauty... que oportunidade espetacular de gastar uns trocos e testar mais um site, não é mesmo? E vamos passar o serviço:
De todos os sites que eu comprei até hoje, só a StrawberryNet e esse ACW embalaram com dignidade meus produtos. Eyeko, Brigette's, Cherry Culture, Face Front e EDM socaram tudo em envelope bolha e despacharam. OK, tudo chegou inteiro nas minhas mãos, mas é outra coisa receber uma caixinha, ao invés de um envelope amassado, né.
A encomenda demorou exatos 15 dias corridos prá chegar aqui, no interior do MT. Sem taxas, muito obrigada, Receita, por não me sacanear dessa vez!

Na verdade, eu tenho tentado não comprar mais maquiagens, porque eu não preciso de nada, se eu pensar bem. Adoro os produtos que eu tenho, e preciso usar todos, ver os fundos de cada embalagem de blush antes de pensar em comprar mais coisas. Mas esse amigo secreto é uma coisa linda, então prá cada presente que eu compro prá minha amiga, eu compro um prá mim e todo o ideal anti-consumismo vai pros quiabos!
Dessa vez eu fui bem racional e só comprei prá mim um filtro solar da Clinique, porque meu rosto tá ficando com mais e mais manchas de acne, o sol aqui é bem forte e eu não tenho usado protetor facial... agora, com um produto mais phyno, não tem desculpa. Pena que o cheiro desse filtro seja super forte! Me lembrou o cheirinho do auto bronzeador da Nivea. Mas a embalagem amarela é linda!

Eu não devia fotografar os produtos que a amiga vai receber, vai que ela lê o blog... mas não resisti, porque achei tudo muito lindo, tenho certeza que ela vai amar! Uma sombra lustre da MAC, que é uma cor champagne bem cintilante, chamada Retrospeck, um esmalte coral leeeeeendo da OPI chamado Nicole Alert! e um lápis da Urban Decay, um verde musgo bem diferente, cor Maui Wowie. Tudo luxo e glamour!
E voltando ao site... eu disse que eu pesquisei muito sobre ele antes de comprar porque algumas meninas já tiveram probleminhas com ele, de encomendas que demoram demais ou nunca chegam, de produtos trocados, dúvidas sobre a autenticidade, essas coisas. Eu me arrisquei no frete mais barato, que não tem garantia nenhuma, mas deu certo. Um detalhe importante que eu já li em vários lugares é evitar comprar produtos fora da caixa, que venham com a observação u/b (unboxed). Alguns batons da MAC que vieram sem caixa estavam sem o adesivinho embaixo, com o detalhamento do produto, por exemplo. Aí levanta-se a dúvida: é original??? Quem comprou disse que sim, são produtos de qualidade e originais. Eu, que não conheço bem a marca, comprei com a caixinha prá não correr o risco de dar presente falso prá amiga secreta.
Gostei do site, achei rápido e cuidadoso no envio (o esmalte veio dentro de um saquinho zip), e todos os produtos vieram certinho.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hora do Lanche!

Não tem Drive-Thru do palhacinho na sua cidade? O Bobs te despreza?
Não precisa choraaaar!
Faça o seu próprio lanchão caseiro!
Hamburguer Sadia na chapa quente...
Queijo derretendo no presunto, hamburguer suculento! Alface fresco, maionese aditivada no alho, um copo de Sprite bem geladinho! Dá uma prensada no pão, e...

... XABLABLAU!

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sopa de Milho

Eu não sou muito fã de sopas com legumes ou pedacinhos boiando. Como, porque não tenho frescura prá comer nada, mas prefiro os cremes e os caldos bem encorpados. Essa sopa de milho segue a mesma idéia da sopa de mandioca que eu já falei aqui no blog, e fica igualmente deliciosa e calórica! Tudo que uma boa sopa quente e amiga deve ser nas noites de chuva!

Primeiro passo: ralar o milho! Não tem segredo, é só ter disposição prá passar a faca bem rente ao sabugo, vendo todos os grãozinhos amarelinhos de milho caírem, soltos e contentes! Difícil é tirar uma foto dessas sozinha!
Essa sopa rendeu uma panela de pressão cheia até a borda, eu usei 5 espigas de milho!


Essa sopa leva carne, e você pode escolher qualquer carne picada em pedaços pequenos que quiser. Eu opetei pela boa e versátil carne moída, mas se você tiver bifinhos que sobraram do almoço, uma carninha de panela esquecida na geladeira, vale qualquer uma.
Fiz a caminha de refogados prá carne: usei alho, cebola e cenoura. Frita tudo, e depois adiciona a carne, deixa esse refogadinho reservado.
Aquele milho que você ralou também recebe uma caminha quente. Preparei uma panela com alho, cebola e tomate, refoguei tudo e depois adicionei o milho. Adiciona água, pro milho cozinhar e ficar bem macio. Nesse refogadinho de milho, o tempero é bem importante. Eu temperei com sal, uma colher de molho de tomate, pimenta do reino, molho de pimenta e um tiquinho de shoyu.
Depois de cozinhar bem e ficar macio, deixa esse milho dar uma esfriada, e põe no liquidificador!
O meu liqui tem filtro, então o líquido já saiu sem as pelezinhas do milho. Se o seu não tiver, coe tudo depois, OK? Essas pelezinhas são bem chatas na hora de tomar a sopa!
Depois de bater tudo beeeeem batidinho no liquidificador, coloca esse caldo de milho na panela da carne (eu já preparo a carne na panela de pressão, que é grande prá segurar a sopa toda!), e mistura bem, deixando ferver!
Na cumbuca, com queijo ralado e molho de pimenta por cima, ficou dos deuses!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Presente!


Na saída do trabalho, fui visitar minha amiga da floricultura e comprei essa flor, no vaso de cerâmica pintado por ela. Alegrou meu dia, enfeitou minha casa!

domingo, 4 de outubro de 2009

I Love Tea!

Com as complicações dos Correios no envio de objetos, acabei me viciando em trocas de chás, que são pacotinhos fáceis de serem "camuflados" nos envelopes. E descobri que chás são umas coisas muito lindas! Adoro quando chegam envelopes do mundo todo aqui, cheios de pacotinhos coloridos e cheirosos! Já recebi alguns repetidos, mas tenho vários chazinhos diferentes, já posso considerar o começo de uma coleção...

Meu cunhado viajou a trabalho prá Índia, e acabei pedindo prá ele me trazer uns tchais de presente... em outros tempos eu teria um pedido um kajal, com certeza! Hahahaha! Eu deixei todos os chazinhos num vidro tipo aquário, e é uma delícia mexer nos pacotes, um cheiro delicioso de especiarias sai do aquário! Mas eu, francamente, não sei o que fazer com tantos chás! Não tenho coragem de beber (e nesse calor mato-grossense, nem pensar em beber nada quente!) Eu pensei em fazer chá gelado, mas é preciso uns 4 pacotinhos do mesmo sabor prá valer a pena. Minha mamadi me deu a idéia de pegar os pacotinhos mais bonitos e montar quadrinhos de cozinha... adorei a idéia!
Tem dias que eu tiro todos do vidro e fico namorando as embalagens... já tenho as minhas preferidas! Os que eu eu mais tenho curiosidade de beber, os que eu acho mais lindos... os mais feinhos...

Tenho muita vontade de provar os Twinings de Pera e Guava, e também o de Laranja, Manga e Canela. Os espanhóis "Respira Bien" e "Duerme Bien" são um convite, e os mais cheirosos são o Billy Tea, que é tradicional na Austrália, mas eu não sei do que é composto, e o Rooibos, que eu também não sei o que é, mas cheira deliciosamente!

Esses dois são meus queridinhos, as embalagens mais fofas! AMO essa amiga tomando chá na varanda, lendo um livro, sentada de ladinho na namoradeira, vestindo um moletom... ai, deu até vontade de tomar um chá!

sábado, 3 de outubro de 2009

Conforte-me com Maçãs

Esse livro me trouxe uma sensação de conforto mesmo. A autora é tão honesta, e a linguagem é tão gostosa, que a impressão que dá é que ela vai te contando a vida dela na cozinha, enquanto faz o almoço e você fica ali, sentada, ouvindo tudo e vendo a refeição sendo preparada. Ruth Reichl é uma crítica gastronômica, e nesse livro ela conta como tudo começou, como era a vida dela no começo da carreira, o casamento, as transformações que vieram no decorrer da profissão, o envolvimento com a gastronomia, e tudo é uma delícia de ler.
Ela fala de momentos bons e ruins com muita simplicidade, e relata histórias ótimas! Durante o livro ela intercala algumas receitas que acontecem nos capítulos, mas eu achei tudo muito complicado, sou mais da "cozinha do sítio", nada que envolva preparos complicados.
Recomendo muitíssimo a leitura, garanto momentos de conforto e emoção. Minha próxima leitura? A Parte Mais Tenra, da mesma autora!

Aviso

Amiguinhas, não sumi não, ta?
Minha internet tá um coo, acho que tem larápio roubando minha conexão...
O filho de Veveta nasceu, eu já comprei os presentes do amigo secreto 2beauty, minha saudade continua giganta, o feriado tá próximo e a lasanha tá no forno!

Beijo!!!!!!!